Marina de Castro

Tal como o Fundo Monetário Internacional (FMI), a Comissão Europeia afirma que o Governo português deve programar o pós-troika com mais consolidação orçamental e redução da despesa pública. O relatório sobre a 11ª avaliação, divulgado esta quinta-feira já com a 12ª e última avaliação a decorrer, refere que a recuperação económica apresenta fragilidades, por exemplo na dívida pública e privada do país.

    Um comunicado da Procuradoria-Geral da República adianta que o vice-primeiro-ministro foi ouvido enquanto testemunha.

      Paulo Alexandre Amaral, RTP

      A confrontação entre as autoridades ucranianas em Kiev e os separatistas pró-russos concentra-se em Slaviansk, no leste da Ucrânia, com os combates desta quinta-feira a cifrarem-se para já no balanço de pelo menos cinco mortos do lado dos rebeldes armados que tomam contra da cidade. Os números são do Governo interino de Arseny Iatseniuk.

      Daniel Catalão/ Nuno Mendes

      Há uma nova ameaça na Internet que está a aproveitar a imagem dos CTT. A armadilha chega por email. Quem cair, arrisca-se a ver roubados os dados pessoais bancários.

      RTP

      Há novas regras impostas pelos credores de Portugal que, na prática, vão impedir que uma verdadeira soberania económica regresse ao país. Ao contrário do que o Governo tem propalado, Portugal vai continuar a ser alvo de uma “vigilância reforçada” pelo menos até 2038, com visitas semestrais de missões técnicas. Este cenário, que faz a manchete da edição desta quinta-feira do Diário de Notícias, terá início já a partir de junho.

      Ana Laura

      A Linha Saúde 24 vai ter a partir de sexta-feira um novo serviço dedicado a idosos com mais de 75 anos. O “Saúde 24 Sénior” vai dar particular atenção aos idosos que vivem isolados, através do número de telefone 808 24 24 24.

        RTP com Lusa

        Pedido pela Associação 25 de Abril e realizado pela Eurosondagem, um estudo de opinião sobre "o "25 de Abril em Portugal" mostra que a maioria dos inquiridos considera que os valores conotados com a Revolução, nomeadamente a Liberdade, a Democracia, a Paz e a Justiça Social, são pouco ou nada respeitados pelo poder.

        Os viúvos com pensões acima dos dois mil euros ainda não receberam os retroativos dos cortes feitos desde o início do ano. A Associação de Reformados, Pensionistas e Aposentados exige agora que o valor seja pago com juros. Em causa está o facto de os cortes das pensões de viuvez não poderem ser acumulados com a Contribuição Extraordinária de Solidariedade.

          Antena1

          Morreu João Porto, antigo diretor geral da Metro do Porto e responsável pelo arranque do projeto na cidade. Era professor da Faculdade de Engenharia da universidade do Porto. Foi fundador do CDS e antigo ministro da Habitação e Obras Públicas do governo da Aliança Democrática entre 1980 e 1981.

            Paula Martinho da Silva/Marcelo Sá Carvalho

            São esperados em Roma 800 mil peregrinos para assistir às canonizações dos Papas João XXIII e João Paulo II. Os dois Papas serão proclamados santos no próximo domingo.

              Mário Rui Cardoso/ João Martins/ Nuno Castro

              Começa esta quinta-feira o IndieLisboa. O festival de cinema independente apresenta este ano 230 filmes distribuídos por cinco salas da capital.

              Os militares defendem que o país não precisa de uma nova revolução. Na véspera do 25 de Abril, estiveram reunidos em Lisboa e falaram da falta de reconhecimento de direitos por parte dos governos, quando são enviados para outros países para monitorizar actos eleitorais. Lima Coelho, da Associação profissional de Sargentos, diz que o país precisa é de terminar a revolução que começou há 40 anos.

              Sandy Gageiro

              Como resposta a um desafio do Teatro São Luiz para uma criação sobre os 40 anos do 25 de abril, a Cornucópia adaptou um clássico para nos fazer pensar na democracia. “Íon”, a partir de Eurípedes, sobe ao palco da sala lisboeta esta noite e até 4 de maio.

                Em Destaque

                • O capitão de Abril Vítor Crespo considera que, se houvesse um plebiscito sobre o assunto, os militares de abril falariam na Assembleia da República nesta altura em que passam 40 anos da data.

                • Pela primeira vez, a filha de Marcelo Caetano e Otelo Saraiva de Carvalho estiveram juntos num debate. Foi durante a conferência "A Ditadura Portuguesa".

                • O programa de ajustamento português vai ser avaliado por uma entidade independente. A troika anunciou aos parceiros sociais que, dentro de seis meses, os resultados serão divulgados. Uma revelação que apanhou de surpresa o primeiro-ministro.

                • Três antigos chefes de Estado portugueses apelam a mais igualdade para haver mais liberdade em Portugal. No encerramento da conferência "A Ditadura Portuguesa", Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio não pouparam críticas à forma como o país está a ser governado.

                • É uma tradição antiga que se repete todos os anos - os lavradores da Moita vão ao Santuário de Nossa Senhora d'Aires, em Viana do Alentejo, e todos querem benzer os animais.

                • Há uma nova editora no mercado do livro digital. É exclusiva para quem começa a dar os primeiros passos na escrita. É uma aposta do grupo Porto Editora para lançar novos autores portugueses.

                Pub

                Noticiário Antena 1

                Informação

                • Assaltadas caixas multibanco em Sintra e Loures

                  Assaltadas caixas multibanco em Sintra e Loures

                • Festa do Alvarinho conhece a edição 20

                  Festa do Alvarinho conhece a edição 20

                • Quinta do Pisão é o melhor destino turístico sustentável

                  Quinta do Pisão é o melhor destino turístico sustentável

                 

                 

                + Lidas e + Comentadas

                • + Lidas
                • + Comentadas

                Noticiários

                • Jornal da Tarde (2ª parte)

                  Jornal da Tarde (2ª parte)

                  Data exibição: 2014-04-24

                  Duração: 00:12:16

                • Jornal da Tarde (1ª parte)

                  Jornal da Tarde (1ª parte)

                  Data exibição: 2014-04-24

                  Duração: 00:47:58

                • 24 Horas (1ª parte)

                  24 Horas (1ª parte)

                  Data exibição: 2014-04-23

                  Duração: 00:59:56

                • Telejornal (2ª parte)

                  Telejornal (2ª parte)

                  Data exibição: 2014-04-23

                  Duração: 00:13:13

                 

                 

                A Frase

                Nos próximos 40 anos, a democracia enfrenta, em Portugal e na Europa, o maior de todos os desafios - o da sua própria existência. E, no limite, a garantia de liberdade, de independência e da soberania dos povos. É que não basta afirmar a democracia como o regime em que o povo detém a soberania dos poderes legislativo e executivo. Uma forma de governo em que os cidadãos exercem, diretamente ou através de representantes eleitos livremente, o poder e a responsabilidade cívica. É necessário ir mais além do que o mero conceito teórico e assumir a democracia como um conjunto de princípios e práticas que institucionalizam a liberdade, respeitem a vontade da maioria e protejam os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.

                Fausto Coutinho, Diário Económico

                A RTP nas redes Sociais

                •  
                  Facebook
                •   Twitter
                   seguidores
                •   Youtube
                   seguidores

                A imagem

                Cultura

                Milonga

                Jochen Luebke, EPA

                Era coisa de homens. Frequentadores de lupanares, dizia-se. Marinheiros de má rês. É o tango, talvez a mais bela das danças. Aqui por um par da companhia Sidi Larbi Cherkaoui, nos ensaios para um festival de dança em Wolfsburg, Alemanha.

                Cinemax

                • Drama O Céu Existe Mesmo Inspirado no livro homónimo, líder de vendas do New York Times, "O Céu Existe Mesmo" conta a história verídica do pastor de uma pequena cidade que terá de encontrar a coragem e convicção para partilhar com o mundo a extraordinária história do seu filho.

                Votação

                Vídeo e Áudio

                • Notícias
                • Programas
                • Diretos
                •  
                • Todos
                • Vídeos
                • Áudios