Rita Ramos/Paulo Martins/Carlos Valente

A Ordem dos Advogados apresentou queixa crime contra todos os membros do governo que decidiram a reforma judiciária. A queixa é de atentado ao Estado de Direito. Uma queixa-crime apresentada esta segunda feira, dia em que começou mal a reorganização dos tribunais: salas de audiências em contentores, processos, em segredo de justiça que se espalham pelo chão, testemunhas e advogados perdidos no meio de obras. Em alguns tribunais foi este o cenário do primeiro dia da reforma da Justiça.

    Luís Filipe Fonseca/Fernando Nobre/Carlos Valente

    Outro dos problemas do primeiro dia da reforma da justiça foi o bloqueio do Sistema informático. O chamado CITIUS que permite a advogados, juízes e funcionários trabalharem nos vários processos não funcionou durante quase todo o dia: esteve bloqueado até as seis da tarde.

    Sandra Machado Soares

    O novo mapa judiciário que hoje entrou em vigor aumenta as distâncias entre os cidadãos e a Justiça. No distrito de Vila Real por exemplo, a RTP encontrou testemunhas de um julgamento que por causa da distância não conseguem chegar a tempo. Outras têm de ser ouvidas a correr para conseguirem transporte. Em algumas aldeias há ainda quem tenha de percorrer 100 quilómetros para chegar ao tribunal.

    Marco António Costa inaugurou esta Universidade de Verão do PSD em Castelo de Vide. Um discurso de apelo ao voto nas legislativas de 2015. O vice-presidente dos sociais-democratas diz que o partido tem o dever de pedir aos portugueses mais um mandato, depois de resolver os problemas que os outros criaram.

    Depois do chumbo do Tribunal Constitucional à Contribuição de Sustentabilidade, o governo abandona também duas das medidas que visavam o equilíbrio das contas da Segurança Social. A taxa máxima do IVA iria aumentar para 23,25 por cento e as contribuições dos trabalhadores para os cofres da previdência subiriam de 11 para 11,2 por cento. As medidas faziam parte das alterações ao sistema de pensões. Numa carta enviada esta segunda-feira à presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, os grupos parlamentares do PSD e CDS informam que, depois do chumbo do Tribunal Constitucional, não pretendem apresentar "qualquer proposta de alteração ou suscitar confirmação" do diploma das pensões. Estas duas medidas representavam uma receita adicional de 250 milhões de euros nas contas de 2015.

    O Goldman Sachs emprestou mais de 600 milhões de euros ao Banco Espírito Santo para financiar um investimento na Venezuela. O empréstimo aconteceu poucas semanas antes do resgate ao BES. O negócio provocou prejuízos ao banco norte-americano.

      Antena1

      O ministro Miguel Macedo confirma informações divulgadas recentemente pela imprensa nacional sobre a existência de cidadãos portugueses nas fileiras de organizações terroristas, mas invoca o segredo de Estado para evitar a divulgação de mais pormenores sobre o assunto.

        Graça Andrade Ramos, RTP

        As forças ucranianas receberam ordem para abandonarem o aeroporto de Lugansk e uma localidade próxima, após confrontos durante toda a noite com o que afirmam ser "artilheiros profissionais das forças armadas russas". A retirada foi feita "em boa ordem".

          Paulo Alexandre Amaral, RTP

          Uma semana depois da assinatura dos acordos que suspenderam o conflito israelo-palestiniano na Faixa de Gaza, as autoridades israelitas deslocaram a frente de batalha para as terras ocupadas da Cisjordânia.

            José Rodrigues dos Santos/Nuno Tavares

            Na região do Curdistão, em Erbil, a quarta maior cidade do Iraque está a equipa de enviados da RTP. Junto a fronteira com a Síria, José Rodrigues dos Santos e Nuno Tavares encontraram militares iraquianos que lutam com armamento ainda dos anos 80. A equipa de reportagem da RTP assistiu a um incidente de uma metralhadora que se partiu quando os peshmergas curdos disparavam contra forças do "Estado Islâmico".

              Fátima Silva/Osvaldo Simões

              Na Ucrânia os separatistas pró-Russia abriram uma nova frente de batalha. A ofensiva à cidade portuária de Mariupol coincide com vários desaires dos militares ucranianos- um aumento da violência no dia em que começam negociações para a paz para esta região.

              Paulo Solipa

              Cristiano Ronaldo trocou os campos de futebol pelas pistas de automóveis de alta competição. Andou num Mclaren conduzido por um piloto de Fórmula 1 - um teste de alta velocidade, que Cristiano passou sem enjoar.

              Em Destaque

              • Quase dois milhões de pessoas ficaram sem casa no Iraque, desde Janeiro de 2014 e fugiram em busca de auxílio e de refúgio. Mas a pressão sobre os locais que os receberam é tremenda.

              • António Costa ou António José Seguro: dentro de um mês o país saberá qual dos dois vai liderar o PS. O autarca da capital diz que o maior partido da oposição padece hoje de um "problema de afirmação".

              • Ao cabo de sete semanas de ofensiva israelita, supostamente concluídas com o acordo do Cairo, praticamente toda a população da Faixa de Gaza foi, de uma forma ou de outra, afetada.

              • Descrito pela Administração norte-americana como uma ameaça terrorista que vai "muito além" do que já foi visto, o Estado Islâmico apresenta-se como um adversário formidável. Mas pode ser vencido.

              • Inimigo da Al Qaeda, da Arábia Saudita, do Irão e dos países ocidentais, o líder do Estado Islâmico, Abu Bakr Al Bagdadi, é um homem com a cabeça a prémio.

              • O novo surto de ébola compreende-se à luz do que sabíamos dos anteriores, mas também traz consigo elementos inéditos.

              Pub

              Noticiário Antena 1

              Informação

              • Aumenta a procura e a oferta no turismo rural

                Aumenta a procura e a oferta no turismo rural

              • Flores de plástico enfeitam aldeia do Pereiro

                Flores de plástico enfeitam aldeia do Pereiro

              • BABOOM um projeto exclusivamente português

                BABOOM um projeto exclusivamente português

              • Donos de cães do barrocal algarvio querem reconhecimento da raça

                Donos de cães do barrocal algarvio querem reconhecimento da raça

               

               

              + Lidas e + Comentadas

              • + Lidas
              • + Comentadas

              Noticiários

              • 24 Horas (1ª parte)

                24 Horas (1ª parte)

                Data exibição: 2014-09-01

                Duração: 01:00:32

              • Telejornal (2ª parte)

                Telejornal (2ª parte)

                Data exibição: 2014-09-01

                Duração: 00:13:05

              • Telejornal (1ª parte)

                Telejornal (1ª parte)

                Data exibição: 2014-09-01

                Duração: 00:44:26

              • Jornal da Tarde (2ª parte)

                Jornal da Tarde (2ª parte)

                Data exibição: 2014-09-01

                Duração: 00:10:35

               

               

              A Frase

              A Grande Depressão foi inquestionavelmente grande. Mas está a deixar de ser a maior. Porque a que vivemos na zona euro está a durar mais do que a "original". Porque a saída está a tornar-se mais penosa. Porque, se 2014 fosse 1934, os paquidermes europeus de hoje seriam ainda mais lentos do que os congressistas americanos do século passado.

              Sérgio Figueiredo no DN

              A RTP nas redes Sociais

              •  
                Facebook
              •   Twitter
                 seguidores
              •   Youtube
                 seguidores

              A imagem

              Mundo

              O Beijo

              Youssef Boudlal/REUTERS

              A despedida de uma mãe ao seu filho, voluntário das forças curdas peshmerga, antes dele partir para a frente de batalha perto de Tuz Khurmatu, a nordeste de Tikrit

              Cinemax

              Votação

              Vídeo e Áudio

              • Notícias
              • Programas
              • Diretos
              •  
              • Todos
              • Vídeos
              • Áudios