RTP com Lusa

O PS voltou à carga com a pretensão de fazer discutir a privatização dos Aeroportos de Portugal (ANA) na Comissão Parlamentar de Economia e Obras Públicas. A primeira tentativa fora chumbada pela obstrução de PSD e CDS, mas agora os socialistas avançam para um agendamento potestativo, que não depende do acordo com outras forças parlamentares. Além de regras que terão mudado “a meio do jogo”, o PS quer pôr em causa o facto de não ter havido uma avaliação independente da ANA.

    Um grupo de cristãos palestinianos apresentou uma queixa ao Supremo Tribunal israelita, alegando que a polícia tem vindo a tornar-lhes mais difícil, de ano para ano, o acesso aos lugares santos em que se celebra a Páscoa.

      RTP

      O escoamento da produção automóvel alemã tem sofrido os efeitos da crise europeia. Nos grandes debates de estratégia comercial, surge de forma recorrente a ideia de os fabricantes alemães poderem vender na China o que deixam de vender na Europa. Mas no horizonte vai surgindo a perspectiva inversa: a marca chinesa Qoros ameaça agora arrebatar à Volkswagen segmentos de mercado que ela tradicionalmente hegemonizava, nomeadamente a clientela para os Golf.

        A Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu esta manhã um alerta de mau tempo para Lisboa, Beja, Évora, Faro e Setúbal. Há previsão de vento muito forte, chuva intensa e granizo. Até à meia-noite, mantém-se o alerta azul, o que significa cuidados redobrados. As autoridades alertam para a possibilidade de cheias e, particularmente para quem vai regressar de um fim de semana prolongado, pede-se especial atenção ao piso escorregadio e à hipótese de formação de lençóis de água nas estradas.

        Paula Rebelo/Paulo Mao Gomes/Pedro Pena

        A portaria que determina o encerramento ou fusão de serviços de vários hospitalares está a provocar contestação em alguns concelhos do país. As maternidades são um dos pontos de maior polémica apesar do ministério da saúde já ter garantido que não vai fechar esses serviços. Mas autarcas e populações estão preocupados com outras valências que consideram vitais à assistência médica.

        Magda Rocha/Manuel Oliveira

        Rui Rio defende um Presidente da República apoiado por todos os partidos. O ex-presidente da Câmara do Porto deu uma entrevista ao Diário de Notícias e à TSF e disse estar muito preocupado com a credibilidade das instituições e o futuro do sistema político

        Mendes Oliveira/Rui Magalhães

        Um incidente num posto de controlo no leste da Ucrânia fez seis mortos as vítimas foram quatro ativistas pró-russos e dois agressores. Os separatistas dizem ter sido atacados por homens armados, que não conseguiram identificar, mas a televisão russa diz que eram paramilitares de um grupo de extrema direita e acusa Kiev de falta de vontade de os desarmar.

        Mais dezasseis corpos foram hoje retirados do navio que naufragou na Coreia do Sul. Sobe assim para 56 o número de mortes confirmadas, mas há ainda 246 desaparecidos. Os primeiros corpos foram retirados de uma cabina de passageiros pouco antes da meia-noite. Todos tinham colete de salvamento.. O capitão do navio foi detido ontem e suspeito de negligência por ter abandonado pessoas que estavam em situação de perigo indiscutível.

        Os quatro jornalistas que estiveram sequestrados na Síria tiveram honras de recepção presidencial no regresso a França. Os quatro repórteres, dois redatores e dois fotógrafos, voaram desde a Turquia num avião da Força Aérea Francesa. Foram encontrados, no sábado, por soldados turcos junto à fronteira com a Síria. Depois de 10 meses de cativeiro, os jornalistas receberam as boas vindas a Paris do próprio presidente François Hollande.

        Morreu o estilista António Augustus, aos 64 anos vítima de cancro. . O costureiro e estilista, que estava internado há algum tempo, começou a carreira nos anos 70, primeiro em Luanda e depois do 25 de Abril em Lisboa. Augustus criava peças de vestuário de alta-costura.

        Marcos Celso

        O Benfica está perto de conquistar pela 33ª vez na sua história, o título nacional da 1ª Liga, se vencer o Olhanense, último da tabela, na partida da 28. jornada, num estádio lotado. A festa está preparada para este dia de Páscoa.

          Pedro Araújo Pina

          O Sporting venceu esta noite o Belenenses por 1-0, em encontro da 28.ª jornada disputado no Estádio do Restelo, e assegurou o segundo lugar no campeonato, bem como a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões. Leonardo Jardim, técnico dos "leões", lembra que ninguém acreditava que a equipa de Alvalade tivesse uma boa prestação esta época, e considera que o Sporting superou todas as expectativas.

            Antena 1 c/ LUSA

            O Moreirense assegurou este sábado o regresso à I Liga, um ano depois de ter descido de divisão, ao vencer o Braga B por 1-0 e ao beneficiar das derrotas do Desportivo das Aves frente ao Chaves e do Portimonense frente à União da Madeira. Esta é a quinta vez que a formação de Moreira de Cónegos disputa o principal escalão do futebol português.

              Em Destaque

              • Rosário Lira (Antena 1) e Bruno Proença (Diário Económico) entrevistam João Salgueiro, economista, antigo presidente da Associação Portuguesa de Bancos e fundador da SEDES.

              • O historiador e fundador do MDP/CDE acusa a ala direita do PS de não ter deixado António Guterres criar uma democracia de base e admite estar desiludido com os políticos, para além de considerar “terríveis” os “jovens turcos formados nas jotas”.

              • Especialistas convidados pelo Governo para ajudar a delinear a reforma das pensões desconhecem o relatório final que a ministra das Finanças e o primeiro-ministro dizem ter sido entregue.

              • O Governo tinha congelado todas as promoções no sector público, mas o ministro da Defesa revelou agora que vai ser aberta uma nova exceção para as Forças Armadas.

              • O Governo está a equacionar uma nova taxa ou imposto sobre produtos nocivos para a saúde, mas não foram divulgados mais pormenores, nem se sabe quais os produtos que podem ser taxados.

              • Durante esta semana, a rádio pública realiza cinco debates sobre o que mudou em Portugal três anos depois do início do programa de assistência financeira.

              Pub

              Noticiário Antena 1

              Informação

              • Receita do folar é passada de geração em geração

                Receita do folar é passada de geração em geração

              • Canonização de dois Papas fornece tema a vídeo

                Canonização de dois Papas fornece tema a vídeo

              • Banquete em palacete abandonado na Lapa

                Banquete em palacete abandonado na Lapa

              • Praia da Ponta da Piedade considera a mais bonita do mundo

                Praia da Ponta da Piedade considera a mais bonita do mundo

               

               

              + Lidas e + Comentadas

              • + Lidas
              • + Comentadas

              Noticiários

              • Jornal da Tarde (2ª parte)

                Jornal da Tarde (2ª parte)

                Data exibição: 2014-04-20

                Duração: 00:07:22

              • Jornal da Tarde (1ª parte)

                Jornal da Tarde (1ª parte)

                Data exibição: 2014-04-20

                Duração: 00:50:49

              • 24 Horas (1ª parte)

                24 Horas (1ª parte)

                Data exibição: 2014-04-19

                Duração: 01:00:36

              • Telejornal (2ª parte)

                Telejornal (2ª parte)

                Data exibição: 2014-04-19

                Duração: 00:04:03

               

               

              A Frase

              Eu sei que prefiro ter tido o 25 de Abril e o PREC que se seguiu a não ter tido nada. Passados 40 anos, o País está muito melhor. Continua a existir muita injustiça mas esse é um mal do mundo. É evidente que Portugal é mais rico, mais culto, mais alegre, mais solidário, mais aberto ao mundo do que há 40 anos. Vivemos hoje um novo PREC (Processo de Reestruturação Económica Contínua), deixando outra vez muitas vítimas pelo caminho. O que é preciso evitar é que o PREC seja novamente a favor de uns contra os outros. A nobreza da política é a defesa do bem comum. No espírito de Abril é preciso utopia. Quem se livrou de uma ditadura política, não pode aceitar uma ditadura financeira. O PREC pode ser necessário, mas não vai durar para sempre. Portugal somos nós.

              Paulo Baldaia Diário de Notícias

              A RTP nas redes Sociais

              •  
                Facebook
              •   Twitter
                 seguidores
              •   Youtube
                 seguidores

              A imagem

              Mundo

              Regresso a casa

              Etienne Laurent, EPA

              Os quatro jornalistas franceses que estiveram raptados durante 10 meses na Síria já regressaram a casa. Os dois repórteres e os dois fotógrafos voaram num avião da Força Aérea Francesa. Depois de 10 meses de cativeiro, os jornalistas chegaram a Paris e foram recebidos pelo Presidente francês que lhes deu as boas vindas.

              Cinemax

              Votação

              Vídeo e Áudio

              • Notícias
              • Programas
              • Diretos
              •  
              • Todos
              • Vídeos
              • Áudios