RTP com Lusa

O Governo prevê que o défice das contas públicas de 2014 atinja os 4,8 por cento do Produto Interno Bruto ao abrigo do novo sistema europeu de contas (SEC2010), acima dos quatro por cento previstos no anterior enquadramento (SEC1995), de acordo com o INE. Nos primeiros seis meses do ano, todavia, a derrapagem atingiu os 6,5 por cento. O Ministério de Maria Luís Albuquerque estima, por outro lado, que o rácio da dívida pública sobre o PIB atinja este ano os 127,8 por cento, abaixo dos 130,9 previstos no segundo orçamento retificativo.

    Depois da saída de Alberto Martins, os socialistas têm de encontrar um novo líder de bancada.

      Pedro Filipe Soares vai candidatar-se à liderança do Bloco de Esquerda na próxima Convenção do partido.

        Sandra Henriques

        O comissário português indigitado, Carlos Moedas, garante que esteve muitas vezes em desacordo com a ‘troika’ e que concorda com muitos dos pontos referidos pelo Parlamento Europeu quanto à atuação em Portugal da Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional (FMI).

          Sandra Salvado, RTP

          Depois dos confrontos violentos do fim de semana, os manifestantes pró-democracia acamparam pela noite dentro em frente à sede do governo de Hong Kong, embora de forma pacífica. O chefe do executivo de Hong Kong pediu o fim imediato das manifestações.

          Lusa

          A taxa de desemprego em Portugal ficou nos 14 por cento em agosto, o mesmo valor registado em julho, ao passo que em termos homólogos cedeu 2,1 pontos percentuais, a segunda maior queda da União Europeia, divulgou esta terça-feira o Eurostat.

            Marta Pacheco

            A Comissão de Reforma do IRS propõe que os avós passem também a contar para o cálculo deste imposto. A proposta final, que chega esta terça-feira às mãos do Governo, prevê que os ascendentes a cargo sejam incluídos no chamado quociente familiar.

              Filipa Dias Mendes/ Hermano Soares/ Paula Meira

              Portugal ocupa a 27ª posição de uma tabela de sustentabilidade ambiental elaborada pela organização World Wildlife Fund. Estes dados alertam para a pressão que tem sido exercida sobre os recursos naturais do planeta. Se a população mundial vivesse como os portugueses, seriam necessários pelo menos dois planetas e meio.

                Catarina Martins considera que as eleições primárias do passado domingo não trouxeram novidade sobre a política dos socialistas. A coordenadora do Bloco de Esquerda diz acreditar que o PS vai continuar a alinhar no "consenso europeu" da austeridade.

                  Patrícia Cerdeira

                  A época mais crítica em matéria de incêndios termina esta terça-feira e 2014 foi o segundo melhor ano da década em termos de área ardida. Só em 2008 ardeu menos área. Porém, a poupança não é significativa.

                  O ministro da Saúde, Paulo Macedo, admite que, no futuro, as Instituições Particulares de Solidariedade Social possam colaborar na prestação de cuidados primários. É uma das medidas que a tutela está a equacionar para que todos os utentes tenham médico de família.

                  Madalena Salema

                  Os jovens que querem entrar no mercado de trabalho não têm a noção das caraterísticas que os empregadores valorizam na hora de contratar. Um estudo inédito revela que os candidatos a um posto de trabalho nem sequer se apercebem da importância de saber trabalhar em equipa.

                    Esgota-se esta terça-feira, à meia-noite, o prazo para que os professores concorram à Bolsa de Contratação das Escolas. Depois dos erros admitidos pelo ministro Nuno Crato, o Governo decidiu reabrir o concurso. Quem já tinha concorrido pode agora fazer as retificações que entender.

                    Noé Monteiro/ Hélder Moreira

                    O laboratório europeu de partículas, CERN, está a comemorar 60 anos. Portugal é um dos 21 membros daquela organização. Também por isso, nas últimas três décadas subiu de quatro para 86 o número de doutorados portugueses em física nuclear e pesquisa de partículas.

                      Em Destaque

                      • O secretário-geral da UGT acredita que o socialista António Costa vai apostar no diálogo social e vai levar avante a proposta que já fez para que o salário mínimo seja de 522 euros.

                      • Depois dos confrontos violentos do fim de semana, os manifestantes pró-democracia continuam a protestar em frente à sede do governo de Hong Kong.

                      • António Costa venceu as primárias do PS. Conheça aqui os números do escrutínio distrito a distrito.

                      • Rosário Lira (Antena1) e António Costa (Diário Económico) entrevistam o presidente da Confederação Empresarial de Portugal.

                      • A 25 de abril deste ano, num Telejornal especial, o capitão de mar e guerra Fernando Caldeira dos Santos, imediato à data da Revolução dos Cravos, disse ter desobedecido a uma alegada ordem do comandante Seixas Louçã, abstendo-se de abrir fogo sobre o Terreiro do Paço a partir da fragata "Gago Coutinho". Francisco Louçã, filho do comandante do navio, desmonta esta versão.

                      • Há cada vez mais vespas asiáticas e menos abelhas. «Viver sob um ninho de vespas» grande reportagem de Célia de Sousa com pós-produção áudio de Pedro Algarvio.

                      Pub

                      Noticiário Antena 1

                      Informação

                      • Pescadores atiram peixe ao mar em protesto

                        Pescadores atiram peixe ao mar em protesto

                      • Associação Pais Prematuros já dá apoio no Funchal

                        Associação Pais Prematuros já dá apoio no Funchal

                      • Militantes do PS chegaram a vias de facto em Braga

                        Militantes do PS chegaram a vias de facto em Braga

                       

                       

                      + Lidas e + Comentadas

                      • + Lidas
                      • + Comentadas

                      Noticiários

                      • 24 Horas (1ª parte)

                        24 Horas (1ª parte)

                        Data exibição: 2014-09-29

                        Duração: 01:00:10

                      • Telejornal (2ª parte)

                        Telejornal (2ª parte)

                        Data exibição: 2014-09-29

                        Duração: 00:03:28

                      • Telejornal (1ª parte)

                        Telejornal (1ª parte)

                        Data exibição: 2014-09-29

                        Duração: 00:50:54

                      • Jornal da Tarde (2ª parte)

                        Jornal da Tarde (2ª parte)

                        Data exibição: 2014-09-29

                        Duração: 00:11:33

                       

                       

                      A Frase

                      O que deve fazer a esquerda à esquerda do PS? O seu dever: continuar a defender uma política para as pessoas sem receio de afrontar os poderes ilegítimos da finança, dos mercados e de Bruxelas e demonstrar, a cada momento, a justeza e a justiça das suas propostas - como o fez com a ideia da renegociação da dívida. Se o acordo com o PS de Costa é possível e benéfico, só o futuro o dirá.

                      José Vítor Malheiros, Público

                      A RTP nas redes Sociais

                      •  
                        Facebook
                      •   Twitter
                         seguidores
                      •   Youtube
                         seguidores

                      A imagem

                      Política

                      Costismo

                      Foto: Miguel A. Lopes, Lusa

                      António Costa impôs uma pesada derrota a António José Seguro nas primárias socialistas. No discurso de vitória ficou patente a ambição do autarca que deverá assumir a breve trecho a liderança do maior partido da oposição: "Este é o primeiro dia de uma nova maioria de governo. É o primeiro dos últimos dias deste Governo".

                      Cinemax

                      • DVD Memória QUEM TEM MEDO DE VIRGINIA WOOLF? (1966)

                        Tempos houve em que a fotografia a preto e branco era uma categoria específica dos Oscars de Hollywood: "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?", segundo a peça de Edward Albee, foi o derradeiro título a arrebatar essa distinção..

                      Votação

                      Vídeo e Áudio

                      • Notícias
                      • Programas
                      • Diretos
                      •  
                      • Todos
                      • Vídeos
                      • Áudios