Os Dias da Rádio

Blogue da Antena1

2014-07-24 09:49:42

Esta semana no "Esplendor de Portugal"...

Esta semana no Esplendor de Portugal...


Vídeo de projeção da emissão desta semana:
  24 de Julho

 

DESTAQUES DE EMISSÃO - 24 de Julho
:

- A Guiné Equatorial já é membro de pleno direito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

- De acordo com Relatório da Emigração, só em 2012, saíram de Portugal mais de 95 mil pessoas

- Pedro Santana Lopes admite uma possível candidatura à Presidência da Republica.

- Os Ministros dos Negócios Estrangeiros da comunidade pedem, pela primeira vez, à União Europeia, sanções económicas à Rússia.

- As Nações Unidas vão investigar possíveis violações dos Direitos Humanos na Faixa de Gaza.

- Em Setembro, a Escócia vai referendar a independência do Reino Unido. Jean Claude Juncker , próximo presidente da União Europeia, já disse que não quer a Escócia fora da União, caso ganhe o sim.


*****

Veja AQUI outros vídeos destaque do "Esplendor de Portugal" referentes a emissões anteriores.
Oiça o programa em streaming no RTP PLay.

*****

Como é Portugal visto a partir de fora? De que forma nos vê e entende o estrangeiro?
"O Esplendor de Portugal", uma conversa com personalidades das diversas comunidades de estrangeiros residentes em Portugal, moderada por Rui Pêgo.
Ronaldo Bonacchi, Virginia Lopez e Jair Rattner são os convidados residentes.
Um olhar particular sobre Portugal e os portugueses; as dificuldades, ou facilidades, na adaptação ao modo de vida luso: comparações, equívocos, qualidades, defeitos.
E a atualidade. Um programa que capta outras visões da nossa realidade, refletindo culturas diferentes; e projeta, pela inclusão que proporciona, uma sociedade mais próxima da composição atual.
As expectativas, as críticas e os encantamentos de quem tem o privilégio de observar de fora um povo e as suas tradições... Todos eles têm uma opinião sobre "o Esplendor de Portugal".



por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(3)
2014-07-24 08:54:56

Com~Tradição na Antena1!

Com~Tradição na Antena1!

"Com~Tradição" vai estar no dia 28 de julho na Tarde da Antena!

*****

Com~Tradição é um grupo de Fado e de canção original portuguesa, residente em Bruxelas. Tendo iniciado a sua actividade no ano de 2011, o grupo actua mensalmente na Casa de Fado "Chez Luis". O facto de estar situado no eixo do centro da Europa, permite ao grupo desenvolver um trabalho de divulgação desta vertente da Cultura Portuguesa pela Belgica, Holanda, Alemanha e França.
Com~Tradição esteve em residência artística na Região de Ardèche - Sul de França em Agosto de 2012. Em 2011 e 2012 actuou na animação de Noites de Fado, entre outros, em Bruxelas, Gent,
Hasselt e Bruges.
Em Novembro de 2013 gravou 4 vídeos no centro cultural "Zinema" em Anderlecht- Bruxelas com a direcção artística de Vincent Pierard.
Com~Tradição encontra-se a produzir um disco com composições e interpretações originais de fados tradicionais inspirados nas experiências profissionais dos músicos (jazz, clássica, world/folk,...) . O álbum estará concluído em Junho de 2014.
Para o lançamento do disco o grupo está a organizar uma "tournée" em Portugal durante o mês de Julho.
Com~Tradição apresenta-se em trio com Vozes, Viola e Contrabaixo/Violino.

Os músicos:
Nicole Cangueiro: Voz
Rui Salgado : Voz e Viola
Sebastien Taminiau: Contrabaixo e Violino




por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-07-16 07:21:08

76ª Volta a Portugal!

76ª Volta a Portugal!

De 30 julho a 10 agosto acompanhe todas as etapas da 76ª Volta a Portugal numa cobertura total do grupo RTP: RTP 1 Televisão Oficial e Antena 1 Rádio Oficial!

Reportagem:Pedro Ribeiro e Horácio Antunes
Técnico: Jaime Antunes

*****

Depois de assinaladas as Bodas de Diamante, em 2013, a Volta a Portugal Liberty Seguros continua a renovar-se. Este ano, com realização entre 30 de julho e 10 de agosto, dá continuidade a uma tradição que, ano após ano, faz parte do imaginário popular associando o fenómeno desportivo da Volta, ao calor e às festas populares do verão. O mapa da prova tem assinalado 1613,4 Km de competição entre Fafe e Lisboa com diversos tipos de terreno para diferentes especialistas, ainda que os trepadores, como sempre, tenham vantagem na prova que, à semelhança das grandes corridas internacionais, consagra a montanha como cenário de excelência para as grandes emoções da competição.

O Percurso Competitivo
A "Sala de Visitas" do Minho abre, este ano, a competição. O Prólogo em sistema de contrarrelógio individual, mais longo que o habitual com 6,8 Km será realizado em Fafe onde, após a cronometragem rigorosa dos centésimos de segundo, será atribuída a primeira liderança.
Após a primeira definição de valores na "Grande Partida", a caravana iniciará a primeira etapa em linha em Lousada de onde seguirá, em direção à Maia. Entre a vila de Lousada e a "Cidade do Lidador", que há muito não recebe a Volta serão percorridos 183,5 Km considerados de média dificuldade.
Depois das exigências iniciais, e já no terceiro dia de corrida contando com o Prólogo, o pelotão sairá de Gondomar rumo a Braga numa tirada de 171,8 Km. Pelo caminho, a passagem pelo Bom Jesus e pelo Sameiro são razões suficientes para haver mexidas no pelotão.
Na terceira etapa, a caravana (palavra que encerra em si o conceito de todos quantos acompanham a Volta a Portugal Liberty Seguros, inclusive os próprios corredores) parte do coração de Viana do Castelo. Até à estreia de Montalegre e da Serra do Larouco, em Trás-os-Montes, serão percorridos 180 Km com cinco contagens para o Prémio de Montanha, a última das quais, de 1ª categoria, coincidindo com a meta a 1525 metros de altitude. Trata-se do segundo ponto mais alto de Portugal continental.
O primeiro domingo da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros está reservado para a sempre espetacular subida à mítica Sr.ª da Graça, em Mondim de Basto. Os longos e duros 192,5 Km da etapa vão arrancar da estreante Boticas, vila rural envolvida pelo xisto e granito da agreste Serra do Barroso.
Alvarenga, ponto de partida da quinta etapa, é mais um local de estreia nesta Volta. Prevê-se outro dia agitado para o pelotão porque o trajeto de 161,3 Km continua a inclinar sobretudo quando, em Stº. Tirso, for necessário trepar ao Monte Córdoba onde está instalado o Santuário de N. Srª. da Assunção, subida que costuma ajudar a selecionar os candidatos à vitória final.
Depois de quatro dias consecutivos a subir, a etapa que antecede a jornada de descanso é considerada de transição e será uma oportunidade para os sprinters terminarem na frente. Entre Oliveira do Bairro e Viseu existe uma única montanha, de 2ª categoria, no Caramulo. Esta será a etapa em linha mais curta deste ano com apenas 155 Km. Terminada a primeira fase da competição na "Cidade de Viriato", o espírito de festa toma conta de Viseu que, por estes dias, já estará engalanada com as festas de S. Mateus.
Cumprida a jornada de repouso, a 6 de agosto, o pelotão com energias redobradas ataca, desde logo, a etapa rainha, com a imponente Serra da Estrela. A 7ª etapa que partirá de Belmonte, com a Serra à vista, servirá de rampa para os 172,5 Km que a caravana terá pela frente. As dificuldades surgem logo após a passagem pela Covilhã com a subida às Penhas da Saúde. Depois os corredores vão descer até Manteigas para aí pedalarem novamente, Serra acima, para as Penhas Douradas. Nesta etapa "carrocel" estará ainda para acontecer a subida final que será feita pela vertente Seia-Sabugueiro até à Torre, o ponto mais alto da Estrela.
Ao nono dia de competição, a caravana da Volta a Portugal apresenta-se à região da Beira Interior. A jornada mais longa desta edição vai começar na vila serrana de Sabugal para terminar, ao fim de 194 Km, em Castelo Branco. A emblemática Avenida Nuno Álvares servirá de palco às grandes emoções do dia. Aí se fará uma primeira passagem na meta e para concluir a jornada de competição faltarão apenas 17 Km para o fim.
Na penúltima etapa, e muito provavelmente para encontrar o vencedor final da Volta, os corredores terão de fazer novamente o exercício do contrarrelógio. Apesar de ser um “crono” individual em nada será igual ao da "Grande Partida" tendo em conta a extensão e a dureza dos dias de prova que já ficaram para trás. Com 28,9 Km o percurso da luta contra o relógio ligará a estreante vila de Oleiros ao centro da Sertã.
Para definitivamente se encontrar o vencedor da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros e totalizar os 1613,4 Km de percurso faltará realizar-se apenas a décima e derradeira etapa a 10 de agosto. Serão os últimos 167,1 Km que vão começar na pequena aldeia de Burinhosa, concelho de Alcobaça, que também se estreia nas "andanças" da Volta. O pelotão vai rolar em direção ao centro da capital portuguesa passando por Torres Vedras junto à estátua de Joaquim Agostinho num gesto de homenagem ao grande campeão falecido há 30 anos. Depois, de braços abertos, Lisboa receberá a "Grande Final" da Volta com a enorme onda colorida a inundar as principais artérias do centro da capital. A meta estará instalada na Avenida da Liberdade e a coroação dos vencedores da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros vai acontecer junto ao Marquês de Pombal.

Palavra de Diretor
"Julgamos ter uma Volta equilibrada com todos os ingredientes para quase duas semanas de intensa luta pela vitória", afirma Joaquim Gomes, diretor de prova da 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros que chama a atenção para a sequência de quatro dias sempre a subir na primeira fase da prova. "A chegada a Braga, Montalegre, à Sr.ª da Graça e depois a chegada à Assunção, em Sto. Tirso, são efetivamente quatro dias com quatro chegadas muito difíceis. Sublinho também as várias estreias de 2014, assim como os regressos de Gondomar e especialmente de Braga que estava há mais de 40 anos afastada dos grandes palcos da Volta a Portugal. De forma inédita iremos ter nesta etapa intermédia um circuito com passagens no Bom Jesus e no Sameiro que vão provocar as primeiras grandes diferenças.
Quanto à estreia da aldeia da Burinhosa, concelho de Alcobaça, no mapa da corrida, Joaquim Gomes refere o carácter "sui generis" da competição que torna possível esse acontecimento. "Só uma prova como a Volta a Portugal pode efetivamente levar um evento de referência a locais como este que não são conhecidos do grande público. A Burinhosa será um palco de prestígio que conduzirá a caravana até Lisboa."



Equipas Participantes na 76ª Volta a Portugal Liberty Seguros:

Efapel/Glassdrive - Portugal
Rádio Popular - Portugal
LA Alumínios /Antarte - Portugal
Louletano/Dunas Douradas - Portugal
OFM /Quinta da Lixa - Portugal
Banco Bic/Carmim - Portugal
Seleção Portuguesa - Portugal
Caja Rural - Seguros RGA - Espanha
Skydive Dubai - Dubai
4-72 Colombia - Colombia
Team Ecuador - Ecuador
Team Stuttgard - Alemanha
Team Ukyo - Japão
Christina Watches - Kuma - Dinamarca
Team Stölting - Alemanha
LOKOSPHINX - Rússia
Burgos-BH - Espanha

www.facebook.com/voltaaportugal
https://twitter.com/VoltaPortugal




por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Bem-vindo ao Blogue da Antena 1!
Oiça aqui reportagens e entrevistas alargadas, os formatos e as emissões especiais e leia as noticias sobre os concertos, os espectáculos e os nossos artistas...
Acompanhe os Dias da Rádio!

TV & RÁDIO:
Ouvir Emissão
Programação Antena 1
Programas On-Demand
Podcasts
Especiais
Reportagens
EXCLUSIVOS:
Passatempos
Discos
Filmes
Concertos
Apoios
"OS DIAS DA RÁDIO":
Jul. 24
Esta semana no "Esplendor de Portugal"...
Jul. 24
Com~Tradição na Antena1!
Jul. 17
76ª Volta a Portugal!
Jul. 23
Tom de Festa 2014
Jul. 10
Paulo de Carvalho no Coliseu do Porto!
COMUNIDADE:
YouTube
Twitter

Partilhe e recomende este sítio: Partilhe esta Página
© 2009