Os Dias da Rádio

Blogue da Antena1

2014-04-24 07:37:15

Pedro Barroso No "Vozes da Lusofonia"!

Pedro Barroso No Vozes da Lusofonia!

Dia 27 às 09h Edgar canelas conversa com Pedro Barroso que acaba de lançar "Palavras ao Vento", Disco Antena1!

*****

PEDRO BARROSO | Palavras ao Vento

Que dizer-vos? Que este é um disco de um velho combatente.
Lutou pela Democracia e pela Liberdade; sempre contra a Ditadura, em tempos de negrume, analfabetismo, perfídia e acidez.
Cantou nos cantos livres e, ainda bem jovem, no velho Zip Zip encontrou fresta por onde abriu a porta das canções, dando conta do seu inconformismo contra a guerra colonial.
Arriscou opinião, e, andando em bando com o Zeca, o Adriano e tantos outros, pertenceu a uma geração de coragem que nos fez descobrir Abril como mês da liberdade, do sonho e da utopia.
É o cantor de um país, todo, percorrido para cá e para lá da sua fronteira. Primeiro, no sobressalto da emoção e descoberta; e depois em toda uma vida de labor e busca da estrada verdadeira.
Foi correndo o mundo. Tornou-se um autor consagrado, respeitado e isento.
A vida e a idade calejaram os actos, a experiencia, as obras e o temperamento. Em dezenas de trabalhos em disco e poesia, derivou a sua busca para a ternura interior, o culto da sensibilidade, a elegância, a importância dos momentos únicos no significado das vidas, a história de um velho Portugal adormecido.
Hoje quarenta e cinco anos depois - e tantos companheiros desaparecidos - não admira que, nele, uma velha e indelével chama ainda resista, fabricando em seu peito novas e indesejadas causas.
O desemprego e a fome; a iliteracia e o nepotismo; o abismo entre pobres e ricos; os abusos do poder e da banca; os insultos vindos do exterior classificando como lixo um país com mil anos de honradez e varonia.
Tudo aborda Pedro Barroso, mais forte e contundente que nunca, regressando à fome de justiça e encanto que sempre o determinaram a nunca desistir.
É um autor pletórico de força e inteligência o que aqui encontramos, num acto maior de maturidade e assomo politico.
Inquieto e inconformado, este eterno enfant terrible, misto de contador de histórias e de trovador sem idade, regressa com estas “Palavras ao vento”. Interveniente como não o víamos há muito tempo, mas nunca perdendo a sensibilidade humana de sempre, a dignidade, o poder de observação.
De facto, ao ouvirmos este disco, sentimos que esses quarenta e tal anos não passaram. O tempo apenas lhe dá mais autoridade e ensinamento.
Resta-nos ouvir o homem que nunca se vendeu, nem venderá, nesta feira de sabores ao gosto, quantas vezes, da efemeridade, das audiências, da cupidez e do mau gosto.
A Editora Ovação tem pois, uma vez mais, a honra de apresentar um produto que, mais que um disco, é um marco na opinião; uma pedrada no presente e no futuro; um acto de Liberdade maior. Esperado pelos seus indefectiveis. Esperado por todos nós.
Pedro Barroso atira-nos estas palavras ao vento.


Gravação - Estúdios Quinta da Voz, no Casal da Raposa, entre Junho e Dezembro de 2013,com o técnico e co-produtor Uriel Pereira e os músicos Susana Castro Santos - Cello, Manuel Rocha- violino, David Coelho- piano, Luis Petisca- guitarra portuguesa, Abel Moura- acordeão e Miguel Carreira- viola e acordeão.

As trompas foram tocadas pelo Ensemble Ribatejo
Pedro Barroso - letras, musicas, viola, piano, metalofone e adufe além de produções várias e direcção musical.

"Palavras ao Vento" foi editado dia 14 de Abril.


por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-04-23 06:30:38

Galandum Galundaina




A Antena 1 estreou no dia 23 de Abril o novo single dos Galandum Galundaina, "Nós tenemos muitos nabos!
Tem por base dois temas tradicionais que a banda arranjou para ter um som final muito ao estilo de Galandum.
É a canção que precede a saída de um disco novo editado este ano.



*****
GALANDUM GALUNDAINA
A excelência da modernidade enraizada

"Porque os seduzia o encontro com a identidade da terra natal que sabiam que lhes corria nas veias como essência primeira de vida, um dia decidiram aventurar-se pelas sendas e pelos trilhos da música tradicional da Terra de Miranda. E por esses caminhos se forma rendendo, em tons maiores de sedução e encantamento, aos sortilégios de uma herança cultural que sendo raiz de passado eles queriam que fosse sobretudo horizonte de futuro.

Queriam recolher, investigar e divulgar esse património vital do seu coração cultural e, emergindo do coração do Planalto Mirandês em meados dos anos 90 do século passado, o grupo Galandum Galundaina tornou-se uma referência seminal na vertente de reelaboração e actualização dos repertórios da tradição oral da música mirandesa - apre(e)ndidos por imersão por força da vivência no seio dessas mesmas comunidades e, anos mais tarde, abordados com o saber enriquecedor de quem realizou estudos superiores em conservatórios e universidades, nacionais ou estrangeiras -, com uma dimensão hoje muito legítima e merecidamente reconhecida a nível regional, nacional e internacional.

Para melhor concretizarem todo este laborioso trabalho de recuperação e de actualização renovadora e inovadora das sonoridades da música tradicional mirandesa - os temas utilizados, baseiam-se no repertório tradicional dando uma roupagem nas harmonizações vocais e rítmicas de densidades sonoras relevantes que ninguém fica indiferente -, os elementos do grupo socorreram-se de uma tão grande como invulgar variedade de ferramentas sonoras – instrumentos musicais - para o efeito construídos ou preparados/modificados pelo próprio grupo, conferindo-lhes uma característica sonora incomparável e original.

Reconhecidos e premiados, com três registos fonográficos e um videográfico que foram destacados pela crítica da especialidade e aclamados pelo público que faz de cada concerto um verdadeiro festim de intensa celebração cultural e de amplamente partilhado convívio, Galandum Galundaina assumiu sempre, ao longo dos vinte anos da sua existência, uma cumplicidade activa e dinâmica para a implementação, programação e apoio técnico de vários festivais e eventos a nível nacional.

Neste percurso, volvidos todos estes anos, as sendas e os trilhos que eles percorreram para a (re)descoberta da música tradicional mirandesa converteram-se num caminho original e inspirador para as novas gerações de músicos e instrumentistas, dentro e fora da terra de Miranda. Muito mais do que embaixador musical e cultural da Terra de Miranda, Galandum Galundaina é, aqui e agora, a expressão da excelência daquilo que de melhor se faz, no quadro da estética folk, em termos de reproposta das raízes musicais da identidade mirandesa."

Mário Correia


por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-04-22 08:39:13

"Histórias Clandestinas"





 Desenho de José Dias Coelho


"Histórias Clandestinas"
é uma série de programas com homens e mulheres que decidiram viver na clandestinidade para fazer atividade política contra a ditadura.

Alguns estiveram anos completamente afastados e sem contacto com a família, em permanente alerta para escapar à vigilância da Pide e à prisão.
Viviam em casas com famílias de fachada, faziam trabalho político em fábricas, em tipografias clandestinas, sempre com pseudónimos e falsas identidades.
Muitas vezes passavam dificuldades económicas severas.
Para além dos sacrifícios pessoais, a clandestinidade atingia toda a família: pais que não sabiam dos filhos, crianças que foram afastadas dos pais, por vezes durante anos.
Quarenta anos depois do 25 de Abril, Ana Aranha convida algumas destas pessoas a voltar ao tempo em que tinham que ser quase invisíveis.

Com Ana Aranha.

Aos sábados às 09:07 (repete às 23:07).


*****

Oiça os testemunhos de Raimundo Narciso e Maria Machado na emissão de 26 de Abril.






 


por : Antena 1

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
Bem-vindo ao Blogue da Antena 1!
Oiça aqui reportagens e entrevistas alargadas, os formatos e as emissões especiais e leia as noticias sobre os concertos, os espectáculos e os nossos artistas...
Acompanhe os Dias da Rádio!

TV & RÁDIO:
Ouvir Emissão
Programação Antena 1
Programas On-Demand
Podcasts
Especiais
Reportagens
EXCLUSIVOS:
Passatempos
Discos
Filmes
Concertos
Apoios
"OS DIAS DA RÁDIO":
Abr. 24
Pedro Barroso No "Vozes da Lusofonia"!
Abr. 23
Galandum Galundaina
Abr. 22
"Histórias Clandestinas"
Abr. 17
Chick Corea no CCB!
Abr. 16
Carlos A. Moniz no "Vozes da Lusofonia"
COMUNIDADE:
YouTube
Twitter

Partilhe e recomende este sítio: Partilhe esta Página
© 2009