Molduras

As artes plásticas na Antena 2 com Teresa Pizarro

Teresa Pizarro

2011-05-05 13:10:14

ADELINO LYON DE CASTRO

O FARDO DAS IMAGENS (1945-1953)

ADELINO LYON DE CASTRO
Direitos ReservadosSem Título, 1945-1953 Prova fotográfica actual Piezoelectric em papel Fine Art Epson, a partir de negativo original 6x6cm, em gelatina sal de prata MNAC-Museu do Chiado, inv. 3174 Doação Tito Lyon de Castro em 2009

Em 2009, o Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado recebeu a generosa e importante doação, por parte de Tito Lyon de Castro, do espólio fotográfico de Adelino Lyon de Castro. Muito embora tenha sido uma figura de destaque do meio editorial e das letras, tendo fundado com o seu irmão, Francisco Lyon de Castro, as Publicações Europa-América (1945), a sua actividade como fotógrafo é praticamente desconhecida. Foi, sobretudo, um fotógrafo amador, muito embora tenha realizado algumas reportagens, sem dúvida, a mais relevante sobre os Jogos Olímpicos de Helsínquia em 1952. Apesar da sua breve actividade fotográfica, que podemos estabelecer entre meados da década de 1940 e 1953, ano da sua morte, Lyon de Castro produziu um conjunto de imagens cuja temática se apresenta coesa e consistente com as suas ideias políticas de oposição ao Estado Novo, assim como ao ideário de um socialismo humanista.

O MNAC- Museu do Chiado apresenta, assim, um conjunto inédito de 70 imagens que nos dão a conhecer a face não oficial, e reprimida, da sociedade portuguesa durante o Estado Novo. Nas imagens de Adelino Lyon de Castro é privilegiado o olhar sobre as mais duras condições de vida dos trabalhadores ou dos excluídos da sociedade, sob a inspiração do ideário do "romantismo revolucionário"(Henri Lefebvre) tão influente para alguns neo-realistas, O fotógrafo legou-nos um extraordinário e inesperado diário visual do labor, da pobreza e da exclusão enquanto estados de degradação social, e do papel que a fotografia pode ter enquanto meio de denúncia e ensinamento sobre a realidade.
Oportunidade também para reflectir sobre os contornos sempre híbridos e insuficientes de representação da realidade através, da leitura e apresentação comparada com as imagens de Lyon de Castro, dos retratos de mendigos do século XIX de Carlos Relvas, dos inventários visuais populares do Estado Novo, de imagens da imprensa panfletária da época e ainda de algumas obras de pintura modernista da colecção MNAC-Museu do Chiado.

Emília Tavares
, comissária

por: Teresa Pizarro
Tags: MNAC-Museu do Chiado

Pesquisa
Áudios do Programa
Exposições em Revista
"São Paulo 2000-2003" parte II, de Miguel Saavedra, patente na Casa da Fotografia até 5 de outubro. Horário: quinta e sextas-feira das 17h30 às 20H00, Sábado das 16H00 às 19H00 (outros dias e horários por marcação: +351 960 412 567).
"Do pequeno espaço entre as coisas " de Pedro Calpez. Nesta mostra-se pode ver-se rabalhos recentes em pintura. Patente na Galeria novaOgiva, em Óbidos, até 31 de janeiro.
O CAMB - Centro de Arte Manuel de Brito apresenta, até 7 de outubro, Manuel Baptista ( Obras das Coleções Manuel de Brito e do Artista ).
A Galeria Fernando Santos, no Porto, apresenta a partir do próximo dia 21 de setembro e até 26 de outubro, "Suite Alentejana' - pinturas recentes de Rui Sanches.
E lá fora...
"We Belong to Other People When We're Outside" é o título da mais recente exposição de Pedro Barateiro na Kettle's Yard House em Castle Street - Cambridge.
A artista Paula Roush participa na exposição coletiva Connecting Worlds patente na UBM HQ, 9th Floor, Ludgate House em Londres, até 14 de março de 2014. Visitas sujeitas a marcação.
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro apresenta, até 24 de novembro, "PULSAR" do fotógrafo Marcos Bonisson.
A 9ª Bienal do Mercosul a decorrer em Porto Alegre, Brasil, até 10 de novembro, sob o tema " Se o clima for favorável" conta com a participação de mais de 150 artistas de diferentes nacionalidades.
Sugestões
Maria de Fátima Lambert
- Clique aqui para ver todos os seus artigos
- Perfil
António Gonçalves
- Clique aqui para ver todos os seus artigos
- Perfil
Victor Pinto da Fonseca
- Clique aqui para ver todos os seus artigos
- Perfil
Rui Gonçalves Cepeda
clique aqui para ver todos os seus artigos
Perfil

Outras propostas
artecapital.net
Veja o site
Calendário
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30 
Feed/rss
Perfil
Molduras é um programa de rádio sobre artes   plásticas  - a actualidade expositiva, a entrevista aos artistas, curadores e programadores.

Aqui, neste sítio, pode ouvir na íntegra as entrevistas, conhecer algumas das obras expostas, deixar o seu comentário, a sua sugestão.


Todos as imagens presentes neste site/blogue têm Direitos Reservados.
Não podem ser usadas para fins comerciais ou qualquer outro fim sem consentimento da autora.