Molduras

As artes plásticas na Antena 2 com Teresa Pizarro

Teresa Pizarro

2012-04-11 10:54:49

X + Y = XYZ | Rui Mourão

Por António Gonçalves

X   Y = XYZ   Rui Mourão

Rui Mourão, nasceu em Lisboa em 1977. Vive e trabalha em Lisboa.

Estudou fotografia e arte contemporânea na Universitat Autonoma de Barcelona e interpretação / cinema no Centre d'Estudis Cinematogràfics de Catalunya (Barcelona). Estudou artes visuais na Maumaus - Escola de Artes Visuais (Lisboa) e na Konsthögskolan i Malmö / Malmö Art Academy (Malmö, Suécia). 

Foi seleccionado para a mostra nacional Jovens Criadores, secção de vídeo (2006 e 2007), para a Anteciparte - "Uma selecção da mais jovem expressão artística nacional" (2009) e para o FUSO - Anual de Vídeo Arte Internacional de Lisboa (2010) onde recebeu o Prémio do Público no Museu Berardo.


1983-1987 - Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Suécia 
2006 - Doutoramento em Belas Artes/Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Rui Mourão apresenta nos pisos do espaço do Laboratório das Artes em Guimarães, três obras em suporte vídeo, numa ocupação cuidada do espaço. Cada plano de projecção é composto por duas imagens que decorrem em paralelo, contendo situações distintas. Somos surpreendidos pela convivência da combinação, que como o título da exposição assim o demonstra, estamos perante um X e um Y. Cada elemento contém a narrativa das acções nele decorrentes, exemplo do vídeo Quase , com imagens dos jardins da Fundação Gulbenkian, num plano de tranquilidade, confrontado com a agitação dos protestos sociais captados nas escadas da Assembleia da República. Uma composição visual do espaço público, povoado com opostas posses ajustadas a um convívio do mesmo plano, geradoras de inquietação resultante da tentativa de as complementar.

No Looking for some small marks, estamos perante acções que se desenrolam num parque de estacionamento de bicicletas, com indivíduos que vão andando a procurar a sua bicicleta, onde cada uma das imagens nos revela essa deambulação pelo gigantesco parque e pelo sem numero de bicicletas ali aparcadas. A procura da individualidade no espaço colectivo, encontrar o objecto pessoal, que estará munido da particularidade daquele que o possui.

O terceiro vídeo Ex-namorados, um plano mais íntimo numa narrativa mais pessoal, com uma descrição e visualização do espaço físico da casa onde mantiveram uma relação. Uma exposição do sentimento e da intimidade, uma apropriação do espaço pela imagem e pela memória, auxiliando a aproximação do observador.

Os dois elementos X e Y são geradores de um resultado, pela soma como assim o denuncia Rui Mourão no título, que tem como resultado o XYZ. Não tanto uma soma mas uma incorporação de um terceiro elemento o Z que será sempre resultado da existência de X e Y. A combinação no mesmo plano de duas imagens abre a presença de uma nova, que se desenvolve na experiência de cada um que se disponibiliza para ver cada um destes vídeos. 

Rui Mourão | X + Y = XYZ
Laboratório das Artes
Edifício do café Milenário | Largo do Toural | 4800 Guimarães
4ª a sábado das 16:00h às 19:00h


Até 26.05.2012


por: Teresa Pizarro
Tags: António Gonçalves

Pesquisa
Áudios do Programa
Exposições em Revista
"São Paulo 2000-2003" parte II, de Miguel Saavedra, patente na Casa da Fotografia até 5 de outubro. Horário: quinta e sextas-feira das 17h30 às 20H00, Sábado das 16H00 às 19H00 (outros dias e horários por marcação: +351 960 412 567).
"Do pequeno espaço entre as coisas " de Pedro Calpez. Nesta mostra-se pode ver-se rabalhos recentes em pintura. Patente na Galeria novaOgiva, em Óbidos, até 31 de janeiro.
O CAMB - Centro de Arte Manuel de Brito apresenta, até 7 de outubro, Manuel Baptista ( Obras das Coleções Manuel de Brito e do Artista ).
A Galeria Fernando Santos, no Porto, apresenta a partir do próximo dia 21 de setembro e até 26 de outubro, "Suite Alentejana' - pinturas recentes de Rui Sanches.
E lá fora...
"We Belong to Other People When We're Outside" é o título da mais recente exposição de Pedro Barateiro na Kettle's Yard House em Castle Street - Cambridge.
A artista Paula Roush participa na exposição coletiva Connecting Worlds patente na UBM HQ, 9th Floor, Ludgate House em Londres, até 14 de março de 2014. Visitas sujeitas a marcação.
O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro apresenta, até 24 de novembro, "PULSAR" do fotógrafo Marcos Bonisson.
A 9ª Bienal do Mercosul a decorrer em Porto Alegre, Brasil, até 10 de novembro, sob o tema " Se o clima for favorável" conta com a participação de mais de 150 artistas de diferentes nacionalidades.
Sugestões
Maria de Fátima Lambert
- Clique aqui para ver todos os seus artigos
- Perfil
António Gonçalves
- Clique aqui para ver todos os seus artigos
- Perfil
Victor Pinto da Fonseca
- Clique aqui para ver todos os seus artigos
- Perfil
Rui Gonçalves Cepeda
clique aqui para ver todos os seus artigos
Perfil

Outras propostas
artecapital.net
Veja o site
Calendário
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 
Feed/rss
Perfil
Molduras é um programa de rádio sobre artes   plásticas  - a actualidade expositiva, a entrevista aos artistas, curadores e programadores.

Aqui, neste sítio, pode ouvir na íntegra as entrevistas, conhecer algumas das obras expostas, deixar o seu comentário, a sua sugestão.


Todos as imagens presentes neste site/blogue têm Direitos Reservados.
Não podem ser usadas para fins comerciais ou qualquer outro fim sem consentimento da autora.