Grandes Adeptos

promocao

Miguel Guedes, Jaime Mourao-Ferreira e Telmo Correia

2012-05-03 17:16:42 Ouça aqui o programa

Apesar de Vítor Pereira os "Dragões" são campeões





PORTO JÁ É CAMPEÃO

  

Sem pretender retirar mérito à vitória dos "dragões" parece-me que o Porto teve a felicidade de ser campeão sem nunca ter sido a equipa que jogou melhor ao longo da época. Pelo contrário, assistimos, muitas vezes, a exibições muito pobres dos portistas que chegavam a envergonhar os seus adeptos. Ao contrário do que vimos ao Benfica, ao Braga e mesmo ao Sporting, que por vezes chegaram a empolgar. Fica a sensação de que o Porto, apesar do Vítor Pereira conseguiu ser campeão, o que é estranho ainda que não haja uma empatia dos adeptos em geral com o treinador.

Apesar de contrariedades inesperadas no início, o Porto teve a sorte de ser a equipa que teve mais penaltis a seu favor, beneficiou de algumas decisões críticas, ao contrário do seu rival mais directo, o Benfica. Estou a lembrar-me do momento crítico do campeonato que foi o golo do Maicon com assistência do juiz de linha Ricardo Santos, na Luz, e que acabou por ser decisivo para a vitória dos "dragões". Além disso, Hulk foi quase sempre determinante a jogar, a marcar e a puxar pela equipa. Por tudo isto, parabéns ao Porto que soube aproveitar as fraquezas dos adversários.

Quanto ao futuro de Vítor Pereira tudo pode acontecer. Para mim, está criado um dilema muito complicado que só Pinto da Costa e a sua estrutura podem resolver. Se por um lado, despedir um treinador campeão ainda que ele não convença nem seja arrebatador, em condições normais, não é fácil, por outro, no Porto há uma convicção fortíssima de que Pinto da Costa resolve. Se assim for é provável que Vítor Pereira continue. 

 

O TRISTE "CASO" U. LEIRIA

 

O "caso" U. Leiria deve encher-nos de vergonha, tristeza e fazer-nos pensar. Este é um dos casos mais negros, sinistros e estranhos do futebol português. É preocupante a imagem que o futebol português vai dar de si além-fronteiras, o que vai constituir um sério desprestígio do nosso futebol. Infelizmente, o caso não é virgem no Leiria e vem na sequência do conflito da Direcção da SAD com a anterior Câmara por causa do Estádio Municipal e de uma anterior rescisão de jogadores. Considero absolutamente lamentável e, eventualmente, o caso mais grave do futebol português, até hoje. As declarações culpando os jogadores que estão sem receber, fugas com malas etc...são episódios cujos relatos vamos ouvindo, que vão ser conhecidos lá fora e que envergonham o nosso futebol. Há que saber porque não houve uma fiscalização mais eficaz, e o que vão a Liga e a Federação fazer em relação a uma situação inaceitável, que não se pode repetir.

Quanto à pergunta se o Leiria vai jogar na Luz no próximo domingo e se  haverá quórum, faço votos para que a resposta seja sim. Apesar de o jogo já nada decidir, espero que sim, se possível com 11 jogadores de cada lado. Seria lamentável que não houvesse sequer equipa do Leiria.

  

GUARDIOLA DEIXA O BARÇA

O "adeus" de Pep Guardiola marca o fim de uma era que foi muito elogiada e que deu grandes resultados desportivos e financeiros. Confesso que não sou grande admirador do futebol de enrola do Barcelona, mas os resultados são indiscutíveis. Seja como for, a fazer fé nas palavras de Puyol, por um lado, esta saída é surpreendente, e por outro, é também uma vitória de José Mourinho que conseguiu roubar-lhe, com todo o mérito, a Liga de Espanha. Além disso,  Guardiola perdeu com uma equipa - Chelsea - que toda a gente dizia que não valia nada, que estava velha mas que pôs o Barça fora da final da Champions.       


A SEMANA:

 
MELHOR: As surpresas Bayern de Munique e Chelsea ao afastarem os favoritos espanhóis da Champions; o extraordinário número de portugueses no Estoril Open; a luta entre "Sportings" para o terceiro lugar do campeonato.

A Figura Semana é Telma Monteiro. A judoca do Benfica soma ao seu já tão vasto palmarés mais um título. Agora, como campeã europeia de Judo. Um exemplo e orgulho para todos os portugueses, com os Jogos Olímpicos de Londres à porta.

  

PIOR: O "caso" do União de Leiria; o fim da era Guardiola no Barcelona; por fim, a eliminação com dignidade do Sporting, na Liga Europa.



Tags : Porto,Sporting,Benfica
Miguel Guedes
Ver Perfil
Jaime Mourão-Ferreira
Ver perfil
Telmo Correia
Ver perfil

        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031