Quarta, 17 de Setembro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2014-09-16 21:38:02

Lázaro Silva demite-se


Associação de Pescadores fica sem presidente 


 


O presidente da Associação de Pescadores Graciosenses anunciou hoje a sua demissão.

No comunicado que enviou às redacções não esclarece as razões que conduziram a este desfecho.



COMUNICADO

Eu, Lazaro Miguel Lima Pires da Silva, com o cartão de cidadão nº10629664 e contribuinte nº197919588 residente na Canada da Hortelã nº6, 9880-330 Santa Cruz da Graciosa, venho por este meio apresentar a minha demissão do cargo de Presidente da Associação de Pescadores Graciosenses.

A partir do dia 30 de Setembro do presente ano, deixarei as funções do cargo de Presidente desta Associação.

Cargo esse que desempenhei sempre com muita dedicação ao longo de um ano e sete meses defendendo sempre os interesses dos nossos pescadores e associados perante as identidades governamentais nacionais e internacionais.

No mandato da qual fui responsável fiz de tudo o que estava ao meu alcance para que a nossa Associação funciona se como tal.

Tentei cumprir todas as promessas propostas na minha candidatura á associação, só lamento não ter cumprido com a promessa da Peixaria, mas com certeza alguém o fará.

Criamos varias iniciativas das quais fomos bem-sucedidos.

Gostaria de agradecer a todos os pescadores que confiaram em mim durante este período que fui responsável pela associação, assim como a todas as identidades governamentais locais e aos órgãos da federação das pescas que colaboraram connosco, bem como o governo Regional e toda a População Local, pelo seu reconhecimento

Agradeço ainda a todos os nossos funcionários pelo seu excelente trabalho e colaboração enquanto eu fui responsável.

O meu muito obrigado a todos

Lázaro Miguel Lima Pires da Silva







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-16 00:44:09

O aquário da ilha


Imagens subaquáticas ao largo da Graciosa 


 


Imagens subaquáticas, por José Serra, durante o 1º Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática. 





 

Este video está disponivel em HD no Meo Kanal 709702.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-15 20:30:27

Graciosa sobe no turismo


Mês de julho ficou acima da média regional


 


Na Graciosa, no mês de julho de 2014, os estabelecimentos hoteleiros registaram 1.331 dormidas, que representam um aumento homólogo de 4%, enquanto no total da região foram registadas 160,6 mil dormidas, representando um decréscimo homólogo de 4,8%.

De janeiro a julho de 2014, nos estabelecimentos hoteleiros da Região Autónoma dos Açores (hotéis, hotéis-apartamentos, apartamentos turísticos, pousadas e pensões) registaram-se 574,8 mil dormidas, valor inferior em 0,6% ao registado em igual período de 2013.

Mas, na Graciosa, de acordo com os dados revelados hoje pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores, verificaram-se 6.616 dormidas de janeiro a julho deste ano. Em termos de variações homólogas acumuladas, a Graciosa foi a ilha que apresentou o melhor resultado com aumento de 19,9 por cento.

Os proveitos totais nos estabelecimentos hoteleiros, de janeiro a julho de 2014, atingiram 24,1 milhões de euros, tendo os proveitos de aposento atingido, no mesmo período, 17,7 milhões de euros. Estes valores correspondem a variações homólogas positivas de 0,4% e de 0,8%, respetivamente.

Na Graciosa os proveitos totais, de janeiro a julho de 2014, foram de 273.990 euros e os proveitos de aposento 201.998 euros, valores que correspondem a variações homólogas de - 0,6% e de 14,8%, respetivamente.








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-14 16:25:06

Helicóptero avariado


Doente da Graciosa esperou 10 horas 


 


Uma avaria no helicóptero estacionado na Base Aérea das Lajes está a condicionar as evacuações médicas nos Açores. 

Esta noite uma doente graciosense esperou mais de 10 horas até ser transferida da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa para o Hospital da Ilha Terceira. 

A Unidade de Saúde pediu a evacuação às 19:30 de ontem, sábado, mas o helicóptero só chegou ao Aeródromo da Graciosa por volta das 7 horas deste domingo. 

Fonte do gabinete de relações públicas da Força Aérea confirmou à Antena 1 o atraso na operação devido a uma avaria num dos helicópteros estacionados na base dos Açores, enquanto o outro  está em trabalhos de manutenção. 

Segundo a mesma fonte, foi necessário reposicionar um helicóptero que se encontrava na ilha de Porto Santo, na Região Autónoma da Madeira. 

Recorde-se que os restantes aviões da Força Aérea não podem operar na Graciosa no período nocturno por falta de iluminação da pista.

A doente é uma senhora de 83 anos de idade que estava com insuficiência respiratória e já apresentava um quadro clínico estável ao inicio desta tarde. 


Noticia Antena 1 em: http://www.rtp.pt/play/p1249/e165619/joranl-das-13-00







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-13 15:40:22

O fim da crise


Moisés Cunha vai presidir ao Graciosa FC


 


À terceira foi de vez. 

Está debelada a crise directiva em que o Graciosa Futebol Clube havia mergulhado nas últimas semanas, cenário que, infelizmente, vai se repetindo nas nossas associações. 

Esta sexta-feira, na terceira reunião magna para o efeito do histórico clube graciosense que este ano comemora as "bodas de diamante", foram preenchidos os órgãos sociais. 

Moisés Quadros Cunha, antigo atleta e presidente do clube, vai liderar a nova direção, sendo Ilberto Silva presidente do Conselho Fiscal e Manuel Henrique Andrade reconduzido na presidência da Mesa da Assembleia-geral. 

Ao contrário das reuniões anteriores, nesta Assembleia-geral compareceram várias dezenas de sócios. 

Outro sinal de vitalidade é o facto de já estarem constituídos os escalões de formação. Pedro Gil vai continuar responsável pela secção desportiva do Graciosa Futebol Clube, tendo já garantido a formação das equipas de infantis e de juvenis. 

Brevemente será divulgada a lista completa dos novos membros eleitos para os órgãos sociais.


NOTA. Em relação ao post publicado quarta-feira, gostava de esclarecer os que em tudo vêem maldade, que em momento algum se pensou (ou afirmou) entregar a chave do clube à Santa Casa da Misericórdia. Aliás, essa informação não partiu do presidente da Assembleia, cuja actuação aproveito para agradecer ao contactar-me no sentido de clarificar a primeira redacção da noticia. Outros, à moda graciosense, preferem não contribuir para o esclarecimento e criticar nos cafés. Se utilizei essa possibilidade prevista nos Estatutos, que não é exclusiva do GFC, foi para despertar consciências, como se prova pelo número de sócios que foram à reunião. Por outro lado, se o título se limitasse a informar a hora e dia da reunião, mais da metade dos leitores nem tinham visitado o blogue. Os sócios são os primeiros responsáveis pelo grande movimento associativo que caracteriza a ilha Graciosa e que herdamos dos nossos antepassados. Quem não respeita o passado não está a construir um melhor futuro. 






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-12 19:52:52

Medida com dois pesos


PS aprova Voto de Protesto do PSD na Câmara  


 


O Partido Socialista que tem a maioria na Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa tem uma opinião diferente do Partido Socialista com maioria na Assembleia Regional.

Em causa está o "Voto de Protesto" apresentado pelo PSD sobre o cancelamento da viagem para a Graciosa da Atlanticoline do passado dia 8 de setembro. Enquanto o PS Açores chumbou a voto apresentado na Assembleia Regional, por cá, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade o texto apresentado na reunião desta quinta-feira pelo vereador João Cunha, que se transcreve:

"Voto de Protesto

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, reunida em 11 de Setembro, apreciou uma vez mais os serviços de transportes marítimos que a empresa Atlânticoline presta nos Açores, e consequentemente também na Ilha Graciosa.

Tem sido por de mais evidente que aquela empresa, ao longo dos anos, não tem brindado com o melhor serviço possível esta parcela da nossa Região Autónoma.

Os horários são desajustados aos interesses dos Graciosenses e daqueles que nos visitam. Algumas vezes opera-se a altas horas da madrugada, outras vezes em que havia interesse em que o barco zarpasse mais tarde, ou fizesse uma escala mais prolongada na Ilha, acaba por sair cedo de mais. Um exemplo disso é o horário de saída do navio por ocasião das festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.

As rotas que vigoram não tem o mínimo cuidado em atender aqueles que querem sair da Graciosa e que se dirigem às ilhas de São Jorge, Pico ou Faial, ou mesmo vir daquelas Ilhas, já que na maioria das vezes têm de fazer escala na Ilha Terceira obrigando, com isso, a queimar muitas horas de viagem e até a mais uma pernoita.

Agora, por parte daquela empresa, que é altamente subsidiada com os dinheiros de todos nós, está na moda cancelar viagens de e para a Graciosa o que, como é obvio, prejudica imenso a economia desta nossa ilha.

No passado dia 8 mais uma vez foi cancelada uma viagem, o que causou preocupação e engulhos diversos a quem pretendia viajar, agravando-se ainda mais a situação para aqueles que consigo levavam as suas viaturas.

Na verdade nada fazia prever aquele cancelamento já que na opinião abalizada de pessoas com conhecimento profundo das condições de operacionalidade do Porto Comercial da Graciosa, essas condições eram, no mínimo idênticas às da véspera, e na véspera aquele barco operou, na Praia da Graciosa, com toda a tranquilidade.

Em nossa opinião, a razão forte para o cancelamento de mais uma viagem do navio da Atlânticoline só pode ser a má vontade daquela empresa em servir conveniente e condignamente a Ilha Graciosa e todos aqueles que a pretendem visitar.

Dado que situações desta natureza não são toleráveis, a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, na sua reunião de 11 de Setembro, aprova um Voto de Protesto pela deficiente e penalizadora forma como a empresa Atlânticoline serve a Graciosa e, ao mesmo tempo, solicita a quem tutela a matéria dos transportes marítimos na nossa Região Autónoma para que interceda junto daquela empresa de forma a que situações destas não voltem a acontecer".



Outras questões

Na reunião ordinária desta semana o vereador do PSD, João Cunha, questionou o executivo sobre as falhas de som que prejudicaram a imagem da Graciosa durante a cerimónia de abertura do Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática. A vice presidente, Conceição Cordeiro, reconheceu e assumiu as falhas como responsabilidade da autarquia. Acrescentou, entretanto, que a cerimónia de encerramento decorreu com normalidade.

João Cunha insistiu quanto ao estado degradado do edifício do Centro Cultural, designadamente, ao nível de pinturas, caixilharias, ferragens e dos problemas existentes na zona dos camarins. O outro vereador do PSD, António Reis, alertou também para a possibilidade de ser instalado um sistema de ar condicionado.

O presidente da autarquia, Manuel Avelar, informou que estes problemas estão a ser tratados e que brevemente serão feitas obras de recuperação, incluindo a abertura de uma porta na zona dos camarins que servirá também de saída de emergência.

O pedido de apoio do Moto Club Ilha Graciosa para deslocação de uma equipa TT à ilha do Faial constituía o único ponto da ordem de trabalhos da reunião, tendo o executivo aprovado um subsidio no valor de 100 euros.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-09-12 14:13:53

Acusada de parcialidade


Presidente da Assembleia cortou o som ao deputado João Costa


 


Ana Luís, Presidente da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, cortou o microfone ao deputado PSD, João Bruto da Costa, eleito pela maioria dos graciosenses.

Esta atitude pouco habitual aconteceu ontem, quinta-feira, durante a discussão ao Protesto apresentado pelo deputado da Graciosa sobre o cancelamento da viagem da Atlanticoline do passado dia 8.

Antes de cortar o som ao deputado social democrata, a Presidente do parlamento açoriano já tinha feito vários apelos aos deputados João Costa e José Ávila que se envolveram num acesso debate com troca de argumentações.

Na sequência do episódio, Paulo Estêvão acusou Ana Luís de parcialidade. O deputado do PPM condenou a "condução arbitrária dos trabalhos" em benefício do Partido Socialista.

Ana Luís esclareceu que os deputados não podem protestar quando estão em causa declarações de voto, o que não era o caso. A presidente da Assembleia terá mesmo pedido desculpa ao deputado João Costa.



 

Este video também está disponivel no Meo kanal 709702









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-12 13:30:52

Feliz com música


Inscrições abertas na FRA


 


A Filarmónica Recreio dos Artistas, de Santa Cruz da Graciosa, está a aceitar inscrições para as aulas de sensibilização musical e para sua Escola de Música durante o mês de setembro.

Nas aulas de sensibilização musical podem inscrever-se bebés a partir dos 6 meses, até aos 6 anos idade, enquanto para a Escola de Música serão aceites os alunos com idade igual ou superior a 6 anos.

Os instrumentos disponíveis são: clarinete, saxofone alto, saxofone tenor, trompete, trompa de harmonia, trombone de vara, bombardino e tuba.

As inscrições decorrem até ao fim de setembro, na sede da Filarmónica Recreio dos Artistas, todos os dias úteis, das 14 às 17 horas.  






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-11 18:51:11

Protesto contra a Atlanticoline


Cancelamento do dia 8 chega ao parlamento

 
 


O deputado da Graciosa, João Costa, apresentou hoje na Assembleia Regional um voto de protesto do PSD Açores, devido ao cancelamento da viagem do navio da Atlanticoline no passado dia 8.

Segundo o social democrata, os passageiros e o próprio piloto de barra terão comprovado que as condições de mar naquela tarde não eram impeditivas à realização da viagem para a Graciosa, tendo o navio efectuado o restante itinerário programado. 

O protesto não foi aprovado, tendo recebido os votos contra da bancada do Partido Socialista.
   


 


Em resposta aos deputados do PS, João Costa insistiu:


 



Apenas razões técnicas

Entretanto, o deputado socialista Lizuarte Machado - Comandante da Marinha Mercante e especialista em transportes marítimos - esclareceu que o cancelamento da partida do navio Santorini constitui uma "questão técnica e não política", adiantando que "cabe ao comandante do navio decidir se estão ou não reunidas as condições de segurança para poder operar".

Lizuarte Machado explicou que "um navio como o Santorini faz uma grande resistência lateral ao vento" e lembrou que a previsão dos ventos para o passado dia 8 de setembro era de "vento de norte, que corre perpendicular ao porto, entre 22 e 25 nós".

Na opinião de Lizuarte Machado, o "comandante do Santorini decidiu cancelar a viagem e decidiu bem" porque a prioridade deve ser sempre a "segurança do navio, da tripulação e dos passageiros que estão a bordo". "Não há nenhum reparo a fazer ao procedimento do comandante do navio, que apenas cancelou a viagem no próprio dia de manhã e não na véspera, como alguém afirmou", frisou.

Também o deputado socialista graciosense, José Ávila, abordou o voto de protesto pelo cancelamento da viagem do navio Santorini entre a Terceira e o porto da Graciosa.

"O deputado do PSD João Bruto da Costa tem sempre a mania de se considerar a única pessoa que defende a Graciosa, inclusivamente dentro do seu próprio partido; ele julga ser o único que tem o privilégio de defender a sua terra", denunciou José Ávila.

José Ávila lembrou que "é falso que Bruto da Costa seja o único defensor da Graciosa" e aconselhou o deputado do PSD a rever a sua postura, porque "se o senhor anda a pensar assim, está muito enganado e qualquer dia vai perceber que não é bem assim".

O deputado socialista frisou que "há outras pessoas que defendem a Graciosa, inclusivamente noutros partidos", reconhecendo que "todas elas defendem os Açores e também, neste caso, a Graciosa - da Direita à Esquerda e da Esquerda à Direita".

 "O senhor Bruto da Costa, no aspeto da defesa da Graciosa, não está nem nunca estará sozinho e os deputados socialistas da Graciosa têm toda a liberdade de defender a sua ilha", recordou José Ávila.

"O PSD veio à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores tentar criar um facto político, assente na impossibilidade técnica de partida de um navio. Esta estratégia falhou redondamente, já que o PSD ficou isolado na votação do seu voto de protesto, por ter ficado demonstrado que não havia qualquer motivo para discussão política do assunto", frisou José Ávila.  








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-09-11 15:00:01

Beleza submersa


Europeu revela o mar da Graciosa

 
 


A Graciosa recebeu na semana anterior, entre 3 e 8 de setembro, a 1ª edição do Campeonato Europeu de Fotografia Subaquática da CMAS (Confederação Mundial de Atividades Subaquáticas).

No evento participaram 15 dos melhores fotógrafos da actualidade e 15 modelos, distribuídos por 9 selecções: Alemanha, Eslovénia, Croácia, Turquia, Itália, França, Holanda, Espanha e Portugal.

Os cinco elementos do júri, de diferentes nacionalidades, deliberaram sobre as 10 melhores fotografias de cada uma das categorias: peixes, grande angular, grande angular com mergulhador, macro e macro com tema (filo cnidária). A classificação foi atribuída por categorias e a classificação geral pela soma das 5 categorias.

O turco Cenk Ceylanoglu sagrou-se campeão europeu da modalidade, tendo os concorrentes italianos ocupado os 2º e 3º lugares do pódio final.

Portugal foi representado pelos atletas Rui Bernardo - Fotógrafo / Sónia Bernardo - Modelo e Filomena Sá Pinto - Fotógrafa / Ana Gomes - Modelo, que conquistaram ambos o segundo lugar nas categorias de macro com tema (filo cnidária) e de grande angular, respectivamente..

São estas as fotografias votadas:

 

Este video também está disponivel no Meo kanal 709702









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-11 14:11:38

Mar agitado


IPMA emite alerta amarelo


 


O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:

 

Para o Grupo Central

Aviso AMARELO referente a:

AGITAÇÃO MARÍTIMA relativo a Altura Significativa das Ondas

No período entre as 12H00 de hoje, 11 de setembro, e as 03H00 de sexta-feira, 12 de setembro.

Ondas de noroeste de 5 a 7 metros, passando a norte.

VENTO relativo a Rajada Máxima

No período entre as 12H00 e as 22H00 de hoje, 11 de setembro.

Direção de noroeste.

 

O SRPCBA recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, em particular nas zonas mais vulneráveis, recomenda-se a observação e divulgação das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento.

Manter limpos os sistemas de drenagem e consolidar telhados, portas e janelas.

Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards e outras estruturas montadas ou suspensas.

Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas.

Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar.

Estar atento às informações e indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-10 19:31:02

Investimento real e virtual


Partidos debatem na Assembleia Regional


 


O PSD/Açores considerou hoje a Carta Regional das Obras Públicas (CROP) como "a maior negação do governo aos compromissos eleitorais e ao princípio invocado pelos seus presidente e vice-presidente, de que nesta legislatura cumpririam tudo o que prometeram, só prometendo o que podiam cumprir", disse o deputado Cláudio Lopes.

Também o deputado graciosense, João Costa, participou no debate que teve lugar na Assembleia Legislativa Regional para lembrar que ainda estão por cumprir os investimentos anunciados em 2012 pelo governo regional.

O parlamentar referiu-se à Marina da Barra e ao Matadouro da Graciosa, sendo que este ultimo projecto nem foi ainda inscrito na Carta Regional das Obras Publicas.


  



"Transformação é inegável"

"Nos últimos anos, os sucessivos governos do Partido Socialista transformaram a Graciosa para melhor, com investimentos para as pessoas: isso é inegável", frisou José Ávila.


 


O deputado socialista falava esta quarta-feira, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Conforme explicou José Ávila, a Graciosa foi dotada de "infraestruturas básicas, que há muito deviam ter sido construídas, nomeadamente durante os anos de governação social-democrata".

O deputado socialista graciosense enalteceu as iniciativas dos sucessivos Governos dos Açores do PS, que se "chegaram à frente em equipamentos que deviam ser feitos por privados ou até mesmo pelas autarquias", permitindo dar "um novo alento às pescas, à agricultura e ao turismo Graciosense, uma área relativamente irrelevante para a economia da ilha até há muito pouco tempo".

Em resposta às acusações do PSD de um alegado "incumprimento das promessas eleitorais" na Graciosa, José Ávila lembrou que "em 2004, o PS analisou os seus compromissos eleitorais e verificou que foram cumpridos a 100%, ficando só a faltar três questões que foram resolvidas um pouco mais tarde, no ano seguinte; em 2004-2008 conseguimos um nível de cumprimento na ordem dos 91%  e, em 2008-2012, andamos por volta dos 90%".

José Ávila aconselhou o PSD a "esperar por 2016 e então exigir ao Governo dos Açores a prestação de contas sobre os seus contratos eleitorais por todas as nossas ilhas".

O parlamentar socialista condenou que o PSD insista "fazer passar a ideia que Governo dos Açores não cumpre os seus compromissos eleitorais para com os Graciosenses", algo que classificou como "perfeitamente errado".

José Ávila estranhou também que, o "PSD venha à Assembleia Regional pedir mais investimento público ao Governo dos Açores, depois de se ter oposto veementemente à construção do Museu da Graciosa, estrutura moderna e importante". "Se fosse pelo PSD, esta estrutura não tinha sido construída", lamentou o deputado socialista.

José Ávila referiu ainda outros investimentos, como o caso da Praça Fontes Pereira de Melo, em que o PSD procurou nitidamente "empatar o investimento público na Graciosa", à semelhança do que vem acontecendo noutras situações, vindo agora "aqui, a este plenário, exigir mais investimento público aos nossos governantes".

Relativamente aos investimentos na Graciosa, José Ávila adiantou que está prevista a construção da estrada Lima-Porto Afonso", uma "estrutura rodoviária que nos faz falta e que estará concluída até ao fim desta legislatura, à semelhança do matadouro e da marina da barra".

"Nós sabemos que nem tudo está feito e nem tudo foi bem feito mas, em bom rigor, a prestação deste Governo só poderá ser feita em 2016: não é razoável que a oposição venha pedir para cumprir em dois anos aquilo que foi programado para quatro anos", frisou José Ávila.


 







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)



A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.


 



Acessos em setembro: 8.101 visitas
Acessos em agosto: 15.880 visitas
Tempo médio por visita: 6:24m

RECORDES
Mensal: dezembro 2012; 48.780 visitas
Diário: 28 novembro 2012; 4.508 visitas



GRACIOSA ONLINE VIDEOS








Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 | 965420190
luiscosta.rtp@gmail.com 


           NOME

 

 

 



SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

segundas, terças e quintas:
chegadas 11h00, partidas 11h25

quartas: 
chegadas 11h00/17h00, partidas 11h25/17h25

sextas:
chegadas 11h00/17h50, partidas 11h25/18h10

sábados e domingos
chegadas 12h00, partidas 12h25

TRANSPORTE MARÍTIMO - FERRIES


DATA                CHEGADA        PARTIDA

15-09    (P. Vitoria) 11:15       11:45  (Velas)
17-09         (Velas) 13:30       14:00  (P. Vitória)
18-09    (P. Vitoria) 18:00       18:30  (Velas)
22-09         (Velas) 13:30       14:00  (P. Vitória)




 

 






SANTA CRUZ EM DIRETO
 



Animação de Satélite

Animação Satélite





OPINIÃO


 
             

ULTIMA

Qual a sua opinião sobre os nomes do Festival Ilha Branca 2014?

Razoável - 63 votos (28%)
Bom - 62 votos (27%)
Mau - 50 votos (22%)
Muito bom - 32 votos (14%)
Muito mau - 22 votos (10%)



 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita
Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES


Açores, 9 Ilhas da Europa: Graciosa
 


Europeu Foto Subaquática - resultados
 


Europeu Foto Subaquática - provas
 


Europeu Foto Subaquática - abertura
 


Marírimo prepara nova época
 


Produção de meloa
 


Obras da creche
 


Protestos reserva da biosfera
 


Loja museu de Guadalupe
 


Procissão do Senhor Santo Cristo
 


Feira Taurina - reportagem
 


Meloa e Festival Ilha Branca
  


Molho à pescador nas festas
 


Inicio das festas de Santo Cristo
 


 

EM CARTAZ


 
 



MUSEU DA GRACIOSA: Agenda Cultural 


SETEMBRO
Peça do mês: Tinteiro

  

Exposição "Calçada portuguesa no  mundo"
Coleção do 2º semestre de 2014: peças em vidro
Exposição "Memórias da Graciosa-Freguesia de S. Mateus" 

 



GRACIOSA LHE CHAMARAM...

 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in 
Corsário das Ilhas
 



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868 




A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in 
As Ilhas Desconhecidas




"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borgesin
Manhãs de Sábado 
 




Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868 



Quem te pôs nome tão 
lindo,
Que é tão próprio, 
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in 
Ilha Graciosa
 



Falar desta ilha é,
antes demais, 
falar do paraíso perdido
na minha infância, 
isto é, da alegria 
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in 
A Graciosa Ilha
 




Que risonho panorama,
Que subline inspiração! 
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso 



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia 
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu 
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador 



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 
 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelh
 




Aqui deixamos a 
Ilha Graciosa,
ao por do sol, 
que fica à espera 
daqueles que sabem 
apreciar a natureza 
em toda a sua força, 
por vezes quase 
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras
 



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto  










 
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930