Segunda, 24 de Novembro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2014-11-23 16:13:45

Consolidando...


Marítimo amplia vantagem no 4º lugar 


 


Se o encontro não teve mais golos não foi por falta de oportunidades. Logo aos 14 minutos Ruizinho deu trabalho ao guardião Jorge Lima. E cinco minutos depois respondeu Gervásio a construir do lado esquerdo mas João Santos atirou fraco e à figura de Kyle.

O jogo foi equilibrado na primeira parte. Aos 34 minutos o remate de Nicolau surpreendeu o guarda redes da casa

No último minuto do primeiro tempo e a cruzamento de Pedro Andrade, Luís Filipe caiu na área contrária. Pediu-se grande penalidade mas o árbitro João Cabral, de Ponta Delgada, que estava bem colocado, viu o lance de outra forma.

No primeiro minuto da segunda parte o golo esteve outra vez à vista num remate de João Santos, servido por Armando, que passou muito próximo do poste.

A equipa da casa quis afinar a pontaria aos postes e aos 52 minutos foi André Delfino quem disparou ao lado.

Pouco depois Ruizinho foi pisado por um adversário e colega de profissão mas o trio de arbitragem não viu para desespero de Jeremy Maiato.

Rui Marques entrou aos 56 minutos. O avançado graciosense que passou cinco épocas no Lusitânia está de regresso a casa e é um importante reforço.

A partir daqui o Prainha apareceu também no jogo e aos 69 minutos já dominava o meio campo. Só Nuno Ventura não aproveitou o escorregão de Mário Melo num relvado em mau estado.

No minuto seguinte Sdnei apareceu bem colocado mas cabeceou alto. Já só dava Prainha quando Nuno Ventura voltou a rematar com perigo.

Mas no futebol não há certezas nem se Gervásio dominou a bola com o braço. A verdade é que na sequência do lance e depois do remate de Rui Marques, Luís Filipe na recarga apontou o golo que é já o 5º do graciosense no campeonato. O Marítimo ficou a vencer aos 76 minutos.

O Prainha acusou o golo e até não fim não houve mais situações de perigo. A equipa do Pico passou a carregar a lanterna vermelha, enquanto o Marítimo vai consolidando o 4º lugar.


 

Este video está disponivel em HD no Meo kanal 709702.



Campeonato de juvenis

O Campo Municipal da Luz assistiu na tarde deste domingo ao regresso do escalão de juniores "B" após a interrupção na época passada por falta de equipas.

No encontro relativo à 2ª jornada do campeonato o Graciosa FC, que vai utilizar o relvado da Luz para os jogos em casa, bateu o SC Marítimo por cinco bolas a uma.


 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-22 19:04:12

Finalmente!


Guadalupe vence nas Furnas


 


O Sporting de Guadalupe obteve a primeira vitória na Liga Meo Açores, literalmente no fim da primeira volta da fase regular da prova, este sábado, na difícil deslocação ao campo das Furnas.

César Truk apontou o golo da vitória mesmo no final do jogo, aos 90 minutos.

A partida esteve interrompida largos minutos na primeira parte para assistência ao guardião da equipa da casa.

A equipa de Tozé Nunes deixou a última posição do campeonato e inicia a segunda volta em Rabo de Peixe.


 






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-22 14:06:37

Jogo em direto


Marítimo vs. Prainha, às 15 horas


 


O Marítimo recebe este sábado o Prainha em partida da ultima jornada da 1ª volta da fase regular da Liga Meo Açores. Siga aqui o mais importante da partida:


ARBITRAGEM: João Cabral (P. Delgada), Pedro Silva e Manuel Almeida.

MARITIMO: Jore Lima, Pedro Andrade, Pedro Borges, Pedro Silveira, Armando, Fabio Pomba, Mario Melo - CAP, André Delfino e Luis Filipe.
Suplentes: Tiago, Tome Rocha, Nuno Correia, Rui Jorge, Arruda, Nelson e Rui Marques.
Treinador: Rui Cordeiro

PRAINHA: Kile, Ivo Fraga, Luis Carlos, Moía, Rui Alberto, Orlando, Nicolau, Nuno Ventura, Ruizinho, Sidnei e Diogo Avila.
Suplentes: Miguel Leal, Zé Pedro, Frazão, Eduardo Cabral, Diogo Andrade.
Treinador: Jeremy Maiato


Está sol mas frio no Estádio Municipal. Destaque para o regresso á titularidade de Pedro Andrade no Maritimo e para o regresso do guarda redes Tiago. Rui Marques inicia a partida no banco.

14 remate de Ruizinho com boa defesa de JORGE Lima.

19 Gervásio constroi do lado esquerdo com JOAO SANTOS a atirar fraco e à figura. 

45min lance muito discutivel na área do Prainha por falta sobre LUIS FILIPE

INTERVALO: 0-0.

46min remate de JOÃO SANTOS junto ao poste

52min bom remate de ANDRE DELFINO a raspar o poste da baliza do Prainha

56min substituição no Maritimo sai PEDRO ANDRADE e entra RUI MARQUES

69min NuNO VENTURA aparece isolado perante JORGE LIMA mas o guardião a fazer uma grande defesa após deslize de MARIO MELO

73min substituição no Maritimo sai FABIO POMBA e entra NUNO CORREIA

76min GOLO Maritimo LUIS FILIPE

Boa jogada de GERVASIO com RUI MARQUES a rematar pra boa defesa do guarda redes mas na recarga LUIS FILIPE a encostar pra dentro da baliza adversaria

82min substituição no Prainha sai RUIZINHO e entra FRAZAO

84min substituição no Maritimo sai JOAO SANTOS e entra TOME ROCHA

86min amarelo para LUIS CARLOS

89min amarelo para TOME ROCHA

4min de desconto

92min amarelo para PEDRO BORGES

95min amarelo para GERVASIO

ACABOU...

MARITIMO 1 PRAINHA 0



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-22 13:59:16

Campeonato de infantis



Números expressivos nas vitórias do Marítimo e do Graciosa sobre o Guadalupe e Luzense, respetivamente, para a 3ª jornada do campeonato de futebol em juniores "D".


 








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-22 11:53:18

O dia seguinte


Algumas notas da Assembleia


 



ESCLARECIMENTO DO DEPUTADO JOÃO COSTA

"Na sequência da reunião da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa ocorrida na noite de 21 de Novembro de 2014, foi exigido que apresentasse por escrito as declarações de voto proferidas oralmente. Após discussão sobre essa exigência e tendo eu novamente solicitado a entrega da gravação audio da reunião, o que foi mais uma vez recusado, importa esclarecer que, apesar de invocado pelo Senhor Presidente da Mesa da Assembleia o Regimento da mesma, tal não corresponde ao que está expresso no referido diploma. Assim, apesar de ter sido solicitado à mesa que indicasse a norma que obrigava à entrega das declarações de voto por escrito, o que não obteve por parte da mesa qualquer resposta, a bem da verdade importa esclarecer que o artigo 28º do Regimento da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, estipula o seu n.º 1: "Cada Membro da Assembleia tem direito a fazer, no final de cada votação, uma declaração de voto, esclarecendo o sentido da sua votação." Já o n.º 2 do mesmo artigo diz: "As declarações de voto podem ser escritas ou orais, não podendo exceder, neste último caso 5 minutos." Já o n.º 3 do mesmo artigo diz: "As declarações de voto escritas são entregues na mesa até ao final da reunião."  Pelo exposto, não posso deixar de lamentar que a Mesa da Assembleia tenha insistido que eu deveria entregar, em oportunidade futura, por escrito, as declarações de voto que proferi oralmente, sem que nada obrigue a que o faça. Muito pelo contrário, é um direito que assiste aos membros da Assembleia fazer declarações de voto orais!  Cabe aos secretários da Mesa da Assembleia transcrever para a acta da reunião as declarações de voto proferidas oralmente o que, a bem da convivência democrática, espero que suceda na íntegra. Não podia, perante tais factos, deixar de prestar este esclarecimento sobre o decorrer dos trabalhos da Assembleia. E apesar deste ser um assunto de mero procedimento exigia a verdade que assim procedesse".

João Costa




VOTO APRESENTADO PELO DEPUTADO RICARDO RAMALHO

"Senhor Presidente da Assembleia
Senhora e Senhores Deputados
Senhor Presidente da Câmara
Senhora e Senhores Vereadores

O Grupo Desportivo da Mocidade Praiense, com sede na Rua Fontes Pereira de Melo, freguesia de São Mateus da Graciosa, foi constituído a 1 de novembro de 1939, por 21 sócios fundadores.

Manuel Maria Moniz, João Correia de Melo, Carlos Maria Moniz e Manuel de Sousa Vasconcelos foram alguns dos nomes que fundaram o clube com o objectivo de criar na freguesia uma coletividade virada para a prática desportiva.

Os seus estatutos foram aprovados por alvará do Governo Civil de Angra do Heroísmo a 12 abril de 1941 e segundo estes, o Grupo Desportivo da Mocidade Praiense tem por fim:

O desenvolvimento físico de todos os seus associados, por meio de exercícios e jogos desportivos;

O desenvolvimento intelectual, por meio de leitura, de representações dramáticas ou ainda de palestras de cultura geral de caráter desportivo.

O desenvolvimento moral de todos os seus associados e sociedade em geral, e ainda o desenvolvimento de laços de solidariedade com qualquer outra associação congénere.

Após a sua fundação, passaram 2 anos até o clube iniciar atividades desportivas. Ao longo do seu percurso foram várias as modalidades desenvolvidas, tais como voleibol, futebol, ténis de mesa e mais recentemente o futebol de salão.

Ao longo dos 75 anos de existência, com algumas interrupções de atividade desportiva, esta colectividade da freguesia de São Mateus conquistou vários títulos, todos nos escalões de formação contribuindo assim para a formação desportiva de centenas de jovens graciosenses.

Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, reunida 21 de dezembro de 2014, emita o seguinte voto de congratulação:

"A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa, congratula-se pela celebração dos 75 anos do Grupo Desportivo da Mocidade Praiense, sendo esta congratulação extensiva a todos os membros dos corpos sociais, atletas e sócios desta coletividade"

Do presente voto deve ser dado conhecimento à direção do Grupo Desportivo da Mocidade Praiense, Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, à Federação Portuguesa de Futebol e Junta de Freguesia de São Mateus".

Ricardo Ramalho






NOTA DO JORNALISTA

No calor do debate que ocorreu durante a sessão da AM, Manuel Avelar dirigiu várias indirectas aos jornalistas que assistiam aos trabalhos, designadamente, ao Repórter da RTP Açores, ao ponto de até insinuar que este recebia "luvas" da bancada do Partido Social Democrata.

Devo esclarecer apenas três coisas:

1ª A minha presença ou ausência nas reuniões que são publicas da AM depende exclusivamente das indicações que recebo das redacções da rádio ou da televisão ou, quando não me é pedida qualquer reportagem, da minha disponibilidade pessoal.

2ª Não obstante do dever de informar o departamento de informação sobre este infeliz incidente (eu nem vou considerar grave), admiti que se trataram de palavras irreflectidas no momento da discussão e aceitei o pedido de desculpas que o presidente da Câmara Municipal me dirigiu no intervalo da sessão. Pessoa que aliás já respeitava como antigo professor e tenho como amigo.

3ª O facto de, além das peças de rádio e de televisão (que estão sempre em primeiro lugar), manter também ativo e atualizado o "graciosa online", ao contrário do que acontece nas outras ilhas, pode confundir o meu trabalho com o de um simples bloguista, ou de um curioso que ainda nunca levou duas palmadas na cara. Mas, na realidade, estes 18 anos de experiencia valeram-me a obtenção do título profissional de modo a prestar um melhor serviço na minha ilha (lembram-se do que era a RTP na Graciosa há 20 anos?...) Pois é este serviço que tento exercer sem falhas e, acima de tudo, com seriedade, honestidade e insenção que agora foi questionada. Por isso, podem os graciosenses ficar descansados que se algum dia eu precisar de luvas, será apenas quando sentir frio.

Quanto às reportagens sobre o plano de investimentos para 2015, vão ser editadas e, oportunamente, emitidas na Antena 1 e RTP Açores. Depois disso o video será aqui publicado.  









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(2)
2014-11-21 20:16:16

Assembleia em directo


O que foi dito na aprovação do orçamento 


 


Realiza-se esta noite, a partir das 20h30, a Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa para análise e votação da Proposta de Plano e Orçamento da Câmara Municipal para 2015, documentos fundamentais para a gestão do Município no próximo ano. 

A proposta de orçamento votada contra pelos vereadores do PSD, e que agora segue para apreciação e eventual aprovação da Assembleia Municipal, é de 5 milhões 444 mil e 974 euros, sendo que a despesa corrente se aproxima dos 2,8 milhões. As maiores fatias deste orçamento destinam-se à construção do Parque Empresarial, 800 mil euros, e à remodelação da rede de àguas, 891 mil euros.

A PARTIR DAS 20h30 PODE SEGUIR AQUI AS PRINCIPAIS LINHAS DA DISCUSÃO.


A reunião começou às 20:34 com a tomada de posse do membro Joao Natal que irá substituir Líbia Silva na bancada socialista. Líbia Silva perdeu o mandato por estar ausente há mais de 1 ano. De seguida Joao Teixeira, presidente da AM, apresentou a correspondência recebida e foi aprovada a ata da reunião anterior.

 

PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA

RICARDO Ramalho, do PS, apresentou um voto de congratulação pelos 75 anos do Grupo Desportivo Mocidade Praiense que foi aprovado por unanimidade.

Luzia Cordeiro, do PS, apresentou igualmente um voto de congratulação pelos 75 anos do Graciosa Futebol Clube que foi também aprovado por unanimidade.

José Gabriel, do PSD, pediu explicações sobre a morte dos peixes e situação dos pauis. O presidente da Câmara referiu que aguarda os resultados das análises à água para tentar perceber o que aconteceu.

João Costa, do PSD, pediu esclarecimentos sobre a obra da Marina da barra que não está prevista no plano regional. Manuel Avelar respondeu diz que está 1 milhão de euros na proposta que, embora pouco, já é bom para começar. No entanto Joao Costa insistiu que a obra prevista para a barra é apenas a construção de um molhe de proteção. Manuel Avelar prosseguiu afirmando que mais importante do que a designação é fazer a obra, admitindo que a mudança de nome poderá ser a forma encontrada para garantir o apoio da União Europeia. João Costa pediu ainda para não ser estragada a baía da barra conforme, na sua opinião, aconteceu no Carapacho e na Praia.

José Avila, do PS, agradeceu o empenho de muitos anos de Líbia Silva. Depois reconheceu que a obra da Marina, sendo irreversível, está a avançar mais devagar do que esperava. O deputado socialista explicou que primeiro será construido o molhe e posteriormente a estrutura de Marina. Lamentou ainda que as marinas e estradas tenham sido consideradas prioridades negativas no próximo Quadro Comunitário de Apoio. Mas Joao Costa disse que as obras já não estão feitas (Marina e Parque de Campismo) por incompetência da Câmara socialista. Manuel Avelar continuou o debate afirmando que houve um ofício da câmara anterior do PSD a recusar o apoio para a obra do parque de campismo quando já estava o processo aprovado.

GEORGE Ortins perguntou sobre a sensibilidade da Câmara para a revisão ao PDM. Manuel Avelar diz que aguarda apenas publicação de nova legislação para iniciar a respetiva revisão em 2015.

Marco Nuno Costa pediu esclarecimentos sobre o derrame de águas e obras em estradas e caminhos agrícolas. Manuel Avelar diz que será encontrada uma solução provisória enquanto não for substituída a rede de águas no Caminho da Igreja, Guadalupe. Marco Nuno perguntou se estava aprovado um projecto a decorrer na zona da Esperança Velha, acrescentando que o novo acesso é mais estreito para a passagem das máquinas agricolas. Manuel Avelar garantiu que há projecto aprovado mas que a equipa técnica irá na próxima semana ao local para verificar se a obra está a decorrer de acordo com o previsto.

 

ORDEM DE TRABALHOS

PONTO 1: RELATÓRIO DE ATIVIDADES 

João Costa pretendeu demonstrar que o presidente da Câmara não esteve presente num colóquio na Madeira aproveitando para ir "passear" a Porto Santo. Manuel Avelar garantiu que não estava de férias na Madeira o que apenas aconteceu em Lisboa porque tinha ainda dias de férias para gozar relativas ao ano anterior. José Avila lamentou que a discussão estivesse a baixar de nível. Manuel Avelar acabou por referir que o deputado João Costa estava a ser "mesquinho" na forma como tratou o assunto. De seguida o presidente da Assembleia sentiu necessidade de intervir para elevar e dignificar o debate porque, caso contrário, vai para casa... João Costa ainda referiu que trouxe o tema à Assembleia apenas para alertar que a atividade política deve ser dgnificada. Manuel José Ramos destacou a importância dos colóquios da ATAM para os autarcas e para os técnicos municipais. 

 

PONTO 2: DERRAMA PARA 2015

Manuel Avelar apresentou a proposta que mantém isentas as empresas do pagamento do imposto. A proposta foi aprovada por unanimidade.

 

PONTO 3: TAXA DE IRS.

Manuel Avelar sustentou que a Câmara não pode prescindir da taxa de participação variável de 5%. Joao Costa disse que este ano a Câmara irá receber 90 mil euros de verbas do IRS que podiam ter ficado no bolso dos munícipes, mas Manuel Avelar considerou mais útil distribuir o dinheiro por todos através de ações sociais e investimentos. José Avila lembrou que se as receitas do IRS aumentaram de 60 para 90 mil euros foi por causa do aumento da carga fiscal imposto pelo Governo da Republica. A pedido de José Avila o presidente da Câmara disse que estão a trabalhar na autarquia 30 pessoas ao abrigo de programas de apoio ao emprego, nos quais a Câmara investiu 136 mil euros nos últimos 2 anos. José Avila esclareceu que é favorável à devolução do IRS mas logo que seja possível. João Costa concluiu afirmando que ainda estão por incluir na proposta de orçamento para 2015 mais de 100 mil euros das receitas de impostos para mostrar que a autarquia podia devolver o IRS aos munícipes. A proposta foi aprovada com 12 votos a favor do PS e 7 votos contra do PSD. Na declaração de voto Joao Costa referiu que a partir de hoje o PS na Graciosa não pode mais afirmar que é o Governo da Republica quem aumenta os impostos. José Avila, na declaração de voto do PS, leu que as verbas do IRS podem potenciar outros investimentos, verificando que o PSD tira na república mas quer dar na Graciosa.

 

PONTO 4: PLANO E ORÇAMENTO DE 2015

Manuel Avelar apresentou a proposta destacando os projectos da rede de águas e a construção do parque empresarial como prioridades de investimento para o próximo ano. João Costa lembrou que as receitas correntes vão aumentar 10% em virtude do aumento de impostos. José Avila e Luzia Cordeiro destacaram também a importância das duas grandes obras previstas. Manuel Avelar frisou que as verbas a transferir para as juntas de freguesia vão manter os valores dos anos anteriores, lembrando que o apoio vai além do dinheiro. A proposta de plano e orçamento foi aprovada com 12 votos a favor do PS e 7 votos contra do PSD. Na declaração de voto do PSD Joao Costa lamentou que o PS não tivesse aceite as propostas de alteração dos vereadores do PSD. Já Jose Avila destacou na declaração de voto do PS as medidas sociais, bem como as grandes obras previstas e anteriormente referidas, concluíndo tratar-se de um orçamento realista e equilibrado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-21 19:29:52

Vitória em casa


Santa Cruz vence por 3-0


 


O Santa Cruz SC venceu por 3-0, com os parciais de 25-22, 25-13 e 25-14, o primeiro jogo com a formação de Santa Maria a contar para o Campeonato Nacional de Voleibol, Divisão A2 de seniores femininos.


Este sábado às 9h30 realizou-se o segundo jogo com nova vitória das GRACIOSENSES por 3-0, com parciais de 25-11, 25-18 e 25-14.





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-21 13:02:26

Concerto a Santa Cecília


Domingo, na Matriz de Santa Cruz da Graciosa


 


A Filarmónica Recreio dos Artistas promove um concerto no próximo domingo, 23 de novembro, às 16 horas, na Igreja Matriz de Santa Cuz da Graciosa, para assinalar o Dia de Santa Cecília. 

A Igreja comemora o dia da padroeira dos músicos e da música sacra a 22 de novembro. Não existem muitas informações mas é provável que tenha sido martirizada entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio.

Escavações arqueológicas não deixam dúvidas sobre a sua existência, mas a sua história só foi registrada no século V, na narrativa Paixão de Santa Cecília. Santa Cecília é a santa da Igreja Católica que mais  basílicas tem em Roma e é uma das mais veneradas da Idade Média, além de ser a primeira santa encontrada com corpo incorrupto, no ano de 1599, mesmo depois de tantos séculos. 

 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-21 00:10:59

Troca de vulto


Rui Marques já é do Marítimo


 


Conforme o "graciosa online" avançou no passado dia 10, Rui Marques já é, agora oficialmente, jogador do Marítimo.

Após 5 anos a residir na cidade património mundial por motivos de formação profissional, o jovem graciosense encontrou trabalho na terra natal.

Assim, a saída de Rui Marques da ilha Terceira representa uma baixa de vulto para o Lusitânia, porquanto era revelante o papel que desempenhava na manobra da equipa mas, por outro lado, é um importante reforço para o clube graciosense que também disputa a segunda edição da Liga Meo Açores.

O avançado com formação nas escolas do Graciosa Futebol Clube chegou a receber contactos do Sporting de Guadalupe, mas a escolha acabou por recair na equipa de Santa Cruz onde irá reencontrar antigos colegas, nomeadamente, Pedro Borges, Pedro Andrade, Tomé Rocha, Jorge Lima e André Silva.

Rui Marques deverá estar disponível já este sábado para a recepção ao Prainha, se essa for a opção do treinador Rui Cordeiro.



PROCESSO ESPECIAL

Ainda na Liga Meo Açores, o Conselho de Disciplina da Associação de Futebol da Horta decidiu instaurar um processo especial ao Sport Clube Barreiro pela falta de comparencia no jogo da jornada anterior com o Prainha.

O Conselho de Disciplina aplicou também uma penalização de 2 jogos de suspensão aos jogadores Celso Pereira e Tiago Abreu, do Flamengos, expulsos no encontro com o Marítimo.

Foi ainda aplicada uma multa de 25,50 euros ao Sporting Ideal, com repreensão por escrito, por incumprimento do artigo nº 103 do Regulamento Disciplinar no encontro com o Guadalupe. O artigo em causa refere-se à ausência de "cartão licença ou vinheta de cada um dos jogadores inscritos na ficha técnica de jogo".








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-21 00:07:24

Regresso a conta gotas


Campeonato de Juvenis começa domingo na Luz


 


Não está a ser tarefa fácil reatar a competição de futebol no escalão de juniores "B" na Graciosa depois da interrupção na época passada.

O campeonato 2014/15 só vai arrancar no próximo domingo num formato mais reduzido, à pressa e a conta gotas. Isto porque das 3 equipas participantes apenas 2 estão prontas para entrar em campo.

A formação do Graciosa FC já tem a medicina desportiva concluída há um mês, enquanto o Marítimo e Guadalupe, cujo as equipas principais estão na Liga Meo Açores, atrasaram-se com a medicina desportiva dos escalões de formação, alegadamente, por factores alheios aos clubes.

Tendo em conta que o processo do Guadalupe ainda não está concluído, o campeonato vai começar domingo, às 15 horas, com o derbi entre Graciosa FC e Marítimo referente à 2ª jornada. A partida realiza-se no Campo Municipal da Luz que, de resto, será utilizado pelo Graciosa FC para os jogos em "casa".   

Entretanto, a Associação Futebol de Angra do Heroísmo solicitou aos clubes que acordem as datas para a realização dos jogos relativos à 1ª e 3ª jornadas do campeonato que ficam em atraso.

A prova é constituída por 6 jornadas devendo estar concluída antes do Natal, de modo a garantir a participação do campeão da Graciosa no apuramento do Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo.  


 


 

 

 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-21 00:06:34

Jornada Online


Marítimo e Guadalupe jogam sábado


 


As equipas da Graciosa voltaram a antecipar os jogos da 9ª jornada e ultima da 1ª fase da Liga Meo Açores, para este sábado, 22 de novembro.

O Marítimo recebe o Prainha no Estádio de Santa Cruz da Graciosa, às 15 horas, numa partida dirigida pelo árbitro João Cabral, assistido por Pedro Silva e Manuel Almeida.

Quanto ao Guadalupe joga nas Furnas com o Vale Formoso, a partir das 16 horas, encontro que será arbitrado por Duarte Travassos.

Em Angra do Heroísmo realiza-se também às 16 horas outro encontro antecipado da 9ª jornada entre o Lusitânia, já sem o graciosense Rui Marques, e o Flamengos.

No Domingo às 15 horas o Barreiro recebe o Rabo de Peixe e o Ideal defronta o Boavista.

Entretanto, a Associação de Futebol da Horta comunicou as alterações ao horário dos jogos da 10ª jornada. As equipas da Graciosa jogam no sábado, dia 29 de novembro, às 16 horas.

 

 

Por cá, cumpre-se também no sábado a 3ª jornada do campeonato de infantis.

 





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-11-20 19:41:14

Volei em casa


Santa Cruz recebe Santa Maria


 


Depois da estreia na Praia da Vitória, o Santa Cruz SC cumpre esta semana a primeira jornada em casa no Campenato de Voleibol da Divisão A2 em séniores femininos.

As graciosenses recebem a equipa do Clube Desportivo Escolar de Santa Maria. Sexta às 19 horas e sábado às 09h30.






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)



A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.


 



Acessos em novembro: 17.117 visitas
Acessos em outubro: 25.073  visitas
Tempo médio por visita: 08:12m

RECORDES
Mensal: dezembro 2012; 48.780 visitas
Diário: 28 novembro 2012; 4.508 visitas



GRACIOSA ONLINE VIDEOS








Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 
luiscosta.rtp@gmail.com

 




SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

domingos e segundas: Q400
chegadas 10h55, partidas 11h20

terças: Q200
chegadas 11h15, partidas 11h35

quartas: Q200
chegadas 08h30/16h10, partidas 09h10/16h30

quintas: Q400
chegadas 16h30, partidas 16h55

sextas: Q400
chegadas 14h50, partidas 15h15

sábados: Q400
chegadas 12h00, partidas 12h25



TABELA DAS MARÉS (Angra): 2ª feira 24 nov

Preia-mar: 02h09 e 14h31 
Baixa-mar: 08h23 e 20h35

 

 






SANTA CRUZ EM DIRETO
 



Animação de Satélite

Animação Satélite




OPINIÃO


 

             

ULTIMA

Como vai ficar o derbi de domingo?

Vitória do Guadalupe - 19 votos (26%)
Vitória do Marítimo - 43 votos (59%)
Empate - 11 votos (15%)



 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita

Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES


Estação ARM com mais equipamentos
 


Governo apoia projetos da Ass. de Pescadores
 


Guadalupe 1 - 3 Ideal
 


Marítimo 2 - 2 Boavista
 


Plano da Zona Industrial
 


75º aniversário Graciosa FC
 


Guadalupe 0 - 1 Marítimo
 


Protesto dos armadores
 


Exposição "Ilhas Desconhecidas"
 


Projecto Younicos
 


Marítimo 2 - 1 Vale Formoso
 


Doente em estado grave
 


Guadalupe 1 - 1 Prainha
 


Os burros da Graciosa
 


Maritimo 0 - 1 Lusitânia
 


PSD abandona reunião da Câmara
 


Guadalupe 3 - 3 Boavista
 


FRA assinala Dia Mundial da Música
 



 

EM CARTAZ


 


 



MUSEU DA GRACIOSA: Agenda Cultural 


NOVEMBRO
Peça do mês: Toalha de mesa

 

Exposição de escultura "Aquário de pedra"
Exposição de fotografia "Ilhas Desconhecidas"
Coleção do 2º semestre de 2014: peças em vidro


 


CINEMA: Centro Cultural Ilha Graciosa
 

28 nov | TRANSFORMERS - ERA DA EXTINÇÃO
 


Sessão: 21h30; Bilheteira: 20h30.





GRACIOSA LHE CHAMARAM...

 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in 
Corsário das Ilhas
 



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868 




A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in 
As Ilhas Desconhecidas




"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borgesin
Manhãs de Sábado 
 




Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868 



Quem te pôs nome tão 
lindo,
Que é tão próprio, 
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in 
Ilha Graciosa
 



Falar desta ilha é,
antes demais, 
falar do paraíso perdido
na minha infância, 
isto é, da alegria 
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in 
A Graciosa Ilha
 




Que risonho panorama,
Que subline inspiração! 
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso 



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia 
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu 
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador 



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 
 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelh
 




Aqui deixamos a 
Ilha Graciosa,
ao por do sol, 
que fica à espera 
daqueles que sabem 
apreciar a natureza 
em toda a sua força, 
por vezes quase 
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras
 



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto  










 
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30