Quarta, 1 de Outubro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2014-10-01 14:54:43

Baixa no PS


Pedro Costa demite-se das funções públicas


 


O líder da bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa demitiu-se das funções e já não participou na sessão ordinária que teve lugar ontem à noite.

Na carta que enviou ao presidente da Assembleia, Pedro Costa deixou perceber que abandona o cargo por razões políticas ao utilizar expressões como "quando uns falham, outros saem" e "na política tem de haver respeito entre pares".

O professor Pedro Costa faz parte do PS na Graciosa muito antes dos atuais protagonistas. Chegou a ser cabeça de lista pelo PS à Assembleia Municipal, onde liderou a bancada socialista nos últimos anos, com empenho, ao ponto de envolver-se em acalorados e curiosos debates com o irmão, João Bruto da Costa, líder da bancada social democrata.

Com esta demissão, Pedro Costa deixa também o assento noutros órgãos públicos dos quais fazia parte, nomeadamente na Comissão Permanente da Assembleia Municipal, no Conselho Consultivo da Unidade de Saúde e no Conselho de Ilha.

João Santos tomou posse como deputado na Assembleia Municipal, onde José Ávila assumiu as funções de líder da bancada socialista. Para o Conselho de Ilha avança Tiago Avelar, enquanto na Comissão Permanente da Assembleia Municipal e no Conselho Consultivo da Unidade de Saúde, Pedro Costa será substituído por Manuel José Ramos e por Paulo José Vasconcelos, respectivamente.

O Graciosa Online sabe ainda que Pedro Costa não tenciona recandidatar-se à presidência da Associação Graciosense de Promoção de Eventos, posição que ocupa há 10 anos e onde trabalhou na organização de várias provas nacionais e internacionais de fotografia subaquática, bienais de turismo subaquático e ralis.




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-30 22:46:03

Outubro de cultura


Agenda do Museu da Graciosa


 


No Museu da Graciosa vai estar patente ao público, de 6 a 31 de Outubro, a exposição de escultura "Aquário de pedra" de José Serra.

Com o mar a correr nas veias, José Serra tem-se dedicado à imagem subaquática e realizou vários documentários ligados ao ambiente marinho. Nos tempos livres também se dedica à pintura, sempre com o tema do mar. Este ano realizou um sonho de longa data, esculpir fauna marinha em pedras vulcânicas, originarias de vários concelhos e ilhas dos Açores.

Outra exposição em destaque no Museu da Graciosa, de 15 a 31 de Outubro, é a mostra fotográfica "Aproximações" de Jorge de Barros. Para o fotógrafo Jorge de Barros,  "Aproximações" é o "registo de um cruzar de múltiplas vivências  que tenho criado ao longo da minha acção entre o Continente  e as ilhas açorianas".


 


Entretanto, até 14 de outuro ainda poderá ver a exposição "A calçada Portuguesa no Mundo". Numa viagem à volta do mundo, Ernesto Matos registou fotograficamente a presença da calçada portuguesa nos mais variados locais: Açores, Madeira, Macau, Hong Kong, Rio de Janeiro, e tantos outros.

A Agenda Cultural do Museu da Graciosa destaca também o Concerto didáctico pela banda da Filarmónica Recreio dos Artistas de Santa Cruz da Graciosa, sob a direcção da Maestrina Vânia Bettencourt e, no âmbito da Temporada Artística 2014, um Concerto com o trio de clarinete, violoncelo e piano com  Oleg Gunko, André Gunko e Grygory Grytsyuk. Este concerto terá lugar a 11 de Outubro, no Centro Cultural, pelas 21 horas.

Finalmente, no dia 31 de Outubro, o Museu realizará uma visita orientada, seguida de animação musical, tendo como destinatários os participantes no Workshop "Geoparques em regiões vulcânicas", além das visitas semanais orientadas tendo como destinatários os participantes no programa "Turísmo Sénior" do INATEL.

Este Verão, o Museu da Graciosa recebeu uma colecção de 59 bonecas de vários tamanhos com roupas representativas de vários países. A colecção pertenceu à D. Marylou Melo, residente no Caminho da Igreja, freguesia do Guadalupe, Ilha Graciosa, a quem esta instituição agradece de forma reconhecida esta doação.

A peça do mês de Outubro é um fonógrafo, aparelho datado de 1891 que servia para gravar e reproduzir sons.




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-30 19:47:03

O primeiro fotosub


Um novo olhar para 2004


 


Há 10 anos a ilha Graciosa recebeu o primeiro grande evento na área do turismo de mergulho.

Com o objectivo de transformar a Graciosa na "capital" açoriana do mergulho e da fotografia submarina, a Associação Graciosense de Promoção de Eventos, em 2004, dava os primeiros passos com a organização do XIII Campeonato Nacional de Fotografia Subaquática.

Sagrou-se campeão nacional o fotografo Rui Guerra que este ano voltou à Graciosa, na qualidade de seleccionador nacional, aquando do 1º Campeonato Europeu. O ex-Atleta de Alta Competição é Vice-Campeão do Mundo de Fotografia Subaquática, Campeão do Mundo na categoria Ambiente com Mergulhador e Hexa-Campeão Nacional.

Na altura a RTP Açores emitia o programa "Mar à Vista", do jornalista José Serra, que dedicou uma edição a este evento.

O documentário voltou a ser exibido no passado domingo.

 


Este video também está disponivel no MEO Kanal 709702.










por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-30 14:23:20

Useiro e vezeiro em trapalhadas


Vereadores do PSD acusam o PS de agir às pressas


 


Na sequencia da ultima reunião da Câmara Municipal e da discussão em torno do regulamento do concurso de ideias para as festas do Senhor Santo Cristo e do processo de implementação da zona industrial e, não ficando convencidos com os esclarecimentos dos membros do PS, reagem agora os vereadores do PSD, João Cunha e António Reis, na seguinte nota de imprensa:



NOTA DE IMPRENSA

Sobre a "nota de imprensa" dos membros do Partido Socialista da Câmara Municipal, os vereadores do PSD esclarecem o seguinte:

- Os vereadores do PSD, e o seu partido, sempre defenderam e pugnaram pela execução de uma Zona Industrial na Ilha Graciosa. O atraso dessa necessária infraestrutura deve-se à preguiça do PS que já a havia prometido executar no mandato anterior. Agora com as pressas enredam-se nas trapalhadas que fazem e querem que os vereadores do PSD também votem favoravelmente.

- Nunca o faremos e nunca nos cansaremos de dizer que já há "compromissos públicos" para uma queijaria e para um carpintaria, conforme se pode verificar pela ata da reunião extraordinária de 21 de Janeiro de 2014. Esses lotes ficaram comprometidos sem concurso público conforme determina a lei. Essa é mais uma trapalhada em que o PS é useiro e vezeiro.

- É legitimo que os empresários queiram investir naquela zona e o PSD tudo fará para que isso aconteça rapidamente, mas com incompetências e trapalhadas destas a demora será mais do que a necessária.

- Relativamente ao concurso de ideias para a iluminação devemos informar que no ponto 6 da proposta inicial, da autoria dos Socialistas, dizia-se que "o júri é soberano e das decisões por si tomadas não há recurso". No ponto 9 dizia-se que "os trabalhos apresentados serão propriedade do Município..." e ainda nesse mesmo ponto, mais à frente, dizia-se que "a estes trabalhos será dado o uso que o Município entender conveniente".

- Perante isto cabe perguntar se isto não cheira a totalitarismo, e até a apropriamento indevido dos trabalhos dos outros?

- Com esta proposta fica bem demonstrada a arrogância da presidência e da vereação socialistas da nossa Câmara. Também ficam a nu as suas verdadeiras "qualidades" e o seu "espírito democrático".

- Perante isto a nossa posição só poderia ser a de fazer propostas de alteração para melhorar o documento, e a verdade é que essas propostas foram todas aprovadas por unanimidade.

- Se assim foi, e foi mesmo, não se percebe que os socialistas digam que usamos termos ofensivos e insultuosos. Para se dizer tais coisas é preciso não se ser verdadeiro dado que na reunião praticamente nada contestaram nem usaram o tal "contraditório", para agora numa "nota de imprensa" virem atacar os vereadores do PSD.

- Os socialistas sabem que não nos intimidam porque, ao contrário deles, somos verdadeiros e transparentes, e é isso que o povo da Graciosa espera de nós, tenham lá, portanto, muita "paciência" os senhores do PS.

- Na reunião do passado dia 27 perguntamos de quem era a paternidade daquela proposta e recebemos a resposta da Senhora Vice-Presidente Conceição Cordeiro de que era dela própria, mas que também tinha recebido colaborações de outras pessoas.

- Ficou-se agora a saber que as colaborações foram copiadas de propostas e concursos "investigados" pelos socialistas. Foram então copiar um regulamento de concurso sabe-se lá onde. Mas a verdade e que esse regulamento foi alterado em muitos pontos pelos vereadores do PSD, tais eram as asneiras que a proposta inicial continha.  

- Vêm agora os socialistas dizer que outros fazem igual para justificar mais esta sua trapalhada?

- Permitam-nos então o seguinte conselho:

Para a próxima vez que tiverem que copiar, copiem alguém que saiba fazer bem feito, e não aqueles que não sabem fazer".

- É que ser cábula até na escolha de onde se vai copiar só revela a quem estamos entregues na ilha Graciosa.

- A Câmara Municipal é um órgão colegial, que no caso de Santa Cruz da Graciosa, é composto por 5 membros e deixem-nos dizer que dois deles (os do PSD) nunca subscreveríamos tão infantil quanto infame "nota de imprensa".

- Assim sendo mais um conselho deixamos:

Nunca tomem a parte pelo todo porque isso demonstra a vossa falta de humildade, a vossa arrogância e a falta de espírito democrático com que gerem a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.

-Finalizamos dizendo que tenham lá "paciência" mas continuaremos a apresentar propostas e a melhorar propostas e esperamos, muito sinceramente, que ninguém volte a "adoecer dos cotovelos" como parece deixar transparecer esta "nota de imprensa" socialista.

 
Santa Cruz da Graciosa, 30 de Setembro de 2014.

Os vereadores do PSD

João Manuel B. Cunha
António Manuel R. Reis



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-29 21:58:04

Concerto didático


FRA assinala Dia Mundial da Música


 


A Filarmónica Recreio dos Artistas, de Santa Cruz da Graciosa, assinala o Dia Mundial da Música, quarta-feira, 1 de outubro. 

Realiza-se um concerto didático na sede da sociedade, pelas 20h30, com o apoio do Museu da Graciosa.  

Aproveitando para assinalar o Dia Mundial da Música, este concerto serve também para encerrar a época de verão e marcar o início da nova época para a banda, bem como a captação de novos elementos para a escola de música.




 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-29 14:34:30

Direito ao contraditório


Câmara esclarece sobre a zona industrial


 


Na sequência da reunião da Câmara Municipal da semana anterior, onde o vereador do PSD, João Cunha, teceu duras criticas ao regulamento para o concurso de ideias sobre a iluminação das festas de Santo Cristo e sobre o processo com vista à construção da zona industrial, o executivo camarário emite hoje uma nota de impresa que a seguir publicamos:  



NOTA DE IMPRENSA

Depois das declarações públicas da oposição a propósito dos assuntos tratados na última reunião camarária e da impossibilidade de usarmos o contraditório, como devia ser normal em democracia, importa aos membros do Partido Socialista centrar a atenção no que é de facto importante e referir o seguinte:

1 - Esta Câmara Municipal está a terminar todo o processo do Parque Industrial, infraestrutura reivindicada pelos munícipes que pretendem investir e criar emprego;

2 - Esta é uma promessa que fizemos aos Graciosenses e que está prestes a tornar-se uma realidade;

3 - O Plano de Pormenor da Zona Industrial é uma peça importante por permitir desanexar uma faixa do território para uma utilização específica e que não estava prevista para aquela zona;

4 - O investimento previsto para aquela infraestrutura é de cerca de 800 mil euros e prevê a disponibilização de 21 lotes industriais, 3 lotes destinados a equipamentos coletivos, para além das respetivas vias e espaços verdes;

5 - É muito normal que os empresários que pretendem investir esperem com expetativa a entrada em funcionamento daquele importante equipamento e esta Câmara está e estará cá para ajudar todos os que, com o seu contributo, queiram contribuir para o desenvolvimento da nossa ilha.

É por isso que os membros do Partido Socialista, em maioria na Câmara Municipal, não compreendem este PSD, que passa a vida a exigir mais investimento, queira agora dar um passo atrás num processo que tem prejudicado todos os que querem investir na Graciosa. É também de notar que o PSD, com este voto contra, dá um sinal aos Graciosenses que não vê como urgente a construção do novo Matadouro ou de outras unidades que possam vir a criar emprego.

No que se refere ao regulamento para um concurso de ideias para envolver a comunidade na conceção de motivos para a iluminação do centro de Santa Cruz durante as Festas de Santo Cristo, os membros do Partido Socialista aceitam uma posição diferente por parte da oposição mas lamentam o tom ofensivo e insultuoso que o senhor vereador João Cunha utilizou para defender aquela que é a sua posição e abstemonos de responder da mesma forma por uma questão de educação.

Lembramos que as cláusulas que tanto indignaram a oposição são utilizadas em inúmeros concursos do género e não beliscam em nada os direitos de autor ou recurso da decisão. Aconselhamos o PSD a investigar concursos de igual teor feitos por municípios dos Açores, começando, naturalmente, pelos da sua cor política.

O Partido Socialista tem levado à Câmara Municipal propostas abertas a alterações apresentadas pela oposição, coisa que o PSD nunca foi capaz de fazer nos mandatos em que esteve em maioria. Esta nossa posição revela, ao contrário do que é dito pelo PSD, humildade e espírito democrático qualidades que aquele partido não está habituado.

O Partido Socialista vai continuar a trazer as suas propostas e a pedir contributos à oposição para melhorar a vida dos Graciosenses, que é a nossa prioridade. Se o PSD quiser vir por bem, cá estaremos. Caso contrário, paciência...

Paços do Concelho, 26 de setembro de 2014

A Câmara Municipal





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-28 22:57:24

Primárias PS


Graciosa escolheu António Costa


 


Realizaram-se neste domingo as eleições primárias no Partido Socialista. Militantes e simpatizantes do PS escolheram António Costa para candidato às legislativas nacionais do próximo ano.

Na secção de voto de Santa Cruz da Graciosa compareceram 85 militantes e simpatizantes do PS, tendo a esmagadora maioria votado no actual presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Os resultados foram os seguintes:

- António Costa - 75 votos (88,2%)
- António José Seguro - 8 votos (9,4%)
- Brancos - 2 votos (2,4%)
- Nulos - 0


 





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-28 22:27:21

Empate justo


Guadalupe e Rabo de Peixe não marcaram


 


Num jogo próprio de inicio de época, pouco de interesse aconteceu na primeira meia hora, à excepção do remate fraco de José Gabriel, aos 19 minutos, que não chegou para incomodar o guarda redes.

O Rabo de Peixe respondeu aos 32 minutos, mas ainda sem a determinação da época passada, Ganeira não conseguiu bater Celso.

Pouco depois, na área contrária, foi Eneo quem atirou à figura. Na sequência de um livre apontado por Miguel, Salema também não conseguiu enganar Imerson.

Emanuel, que entrou no início da segunda parte, com Valtinha, no Rabo de Peixe, quis tirar as medidas à baliza contrária. Primeiro de bola parada e depois num remate de longa distância.

A equipa visitante estava mais esclarecida nesta fase do jogo e, aos 67 minutos, José Eduardo obrigou Celso à defesa mais apertada da tarde.

No minuto seguinte e no último lance de perigo, foi Eneo que numa iniciativa individual ficou perto do golo disparando sobre a barra.

Hélio Duarte, da Horta, assinou uma boa arbitragem, num jogo com resultado adequado. Guadalupe e Rabo de Peixe estão ainda muito abaixo do que fizeram na época passada.


 

Este video está disponivel em HD no Meo Kanal 709702.









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-27 21:25:38

Nulo na Terceira


Marítimo e Barreiro empatam sem golos


 


O Marítimo não foi além do empate sem golos na deslocação ao reduto do Barreiro, na tarde deste sábado, em partida válida da ronda inaugural da Liga Meo Açores. 

No final da partida, Rui Cordeiro, técnico do Marítimo, lamentou as dificuldades do campo, acrescentando que a sua equipa criou mais oportunidades para alterar o resultado. 

A equipa de Santa Cruz volta a jogar fora de casa no próximo sábado, diante do Desportivo de Rabo de Peixe. 


 


 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-27 17:32:26

Jogo em directo


As incidências do Guadalupe - Rabo de Peixe
 
 
 



O Guadalupe recebe o Rabo de Peixe a partir das 17 horas. Acompanhe as incidências da partida da ronda inaugural da Liga MEO Açores.

ARBITRAGEM: Hélio Duarte (HORTA), Nuno Costa e José Valério 

GUADALUPE: Celso, Fábio Picanço, Salema, Jorge Picanço - CAP e Maurilio; Miguel, José Gabriel, Seninho e Canigia; Flávio Silva e Énea
Suplentes: 7 João Silva, 14 César Espinola, 13 Tomé.
Treinador: Tozé Nunes

RABO DE PEIXE: 29 Imerson, 20 Daniel, 5 Marcinho, 15 Milton, 25 Zé Manel, 11 João Flor - CAP, 4 Serra, 7 José Eduardo, 16 Balaia, 8 Lelé, 9 Ganeira
Suplentes: 3 Valtinha, 17 Tiago, 22 Rui, 23 Emanuel 
Treinador: Jaime Vieira 


19m - Remate de José Gabriel passa ao lado do poste direito.
32m - Cruzamento do lado direito e Ganeira surge na pequena área mas não conseguiu bater o guarda redes.
34m - Amarelo para Ganeira.
35m - Remate de Énea à figura.
37m - Livre de Miguel e Salena surge na cara do guarda redes.
41m - Amarelo para Seninho.
42m - Amarelo para Énea. 

Final da primeira parte disputada a meio campo até à passagem da meia hora e com maior movimentação atacante nos ultimos 15 minutos mas sem situações claras de perigo.  


Inicio da segunda parte com substituição dupla no Rabo de Peixe: Entram Emanuel e Valtinha para os lugares de Ganeira e Balaia. No Guadalupe João Silva estreou-se ao render Miguel.

48m - Livre de Emanuel dá primeiro sinal de perigo.
49m - Amarelo para João Flor.
53m - Remate de Emanuel passa sobre a barra. 
67m - Remate de José Eduardo para defesa de Celso
68m - Énea sobre o lado direito e ao fletir para a entrada da àrea dispara ligeiramente por cima da barra.
71m - Amarelo para Jorge Picanço.
72m - Amarelo para Emanuel.
73m - Amarelo para João Silva.
74m - amarelo para Milton.
76m - Rabo de peixe esgota as substituções com a entrada de Tiago para o lugar de Lelé.
79m - João Silva sai lesionado e entra Tomé para o seu lugar.

Apesar das poucas oportunidades terem sido mais flagrantes na segunda parte, o jogo terminou com o nulo inicial.


Reportagem Video domingo no Teledesporto






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-27 08:54:02

Via marítima


Menos passageiros no verão de 2014


 


O número dos passageiros que utilizaram os transportes marítimos para a Graciosa baixou nos primeiros três meses da operação de 2014.

De acordo com a informação já disponível na página do Serviço Regional de Estatística dos Açores, referente aos meses de maio, junho e julho deste ano, desembarcaram 1685 passageiros no Porto da Graciosa e embarcaram 1885 passageiros.

No período homólogo do ano anterior, ou seja de maio a julho de 2013, tinham embarcado 1765 passageiros e desembarcado 1967 passageiros.

De acordo com estes dados, o número de passageiros embarcados na Graciosa baixou 4,7% no período em análise, enquanto o número de passageiros desembarcados por via marítima também sofreu uma quebra de 4,2%.





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-09-26 15:31:41

Pontapé de saída


Liga Meo Açores vai começar

 

Tem início este sábado a 2ª edição do Campeonato dos Açores de futebol, designado Liga Meo Açores. Este ano a prova é organizada pela Associação de Futebol da Horta.

Entre as primeiras equipas a dar o pontapé de saída estão, precisamente, as duas equipas da ilha Graciosa, Guadalupe e Marítimo.

Os leões jogam em casa às 17 horas diante do Desportivo de Rabo de Peixe. Alguns jogadores ainda fizeram poucas sessões de trabalho aos comandos de Tozé Nunes, mas ambicionam somar os primeiros 3 pontos na ronda inaugural.

Também este sábado, às 16 horas, mas em Porto Judeu, o Marítimo mede forças com o Barreiro. A equipa de Santa Cruz também foi obrigada a contratar em cima da hora, já que Filipe Soares e Marco Meireles não ficaram no plantel. Estes jogadores já vinham de uma inscrição anterior no estrangeiro e, devido à realização tardia dos testes médicos, só poderiam ficar na Graciosa mediante vinculo profissional que acarretaria gastos e responsabilidades acrescidas ao clube.

O treinador graciosense, Rui Cordeiro, está também confiante num bom resultado na estreia da equipa fora de casa.

Devido à participação do Boavista na Taça de Portugal, o encontro com o estreante Vale Formoso foi adiado para o início de janeiro. Os restantes jogos da primeira jornada são no domingo, sendo que o Prainha recebe o Lusitânia às 10 horas. 


 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)



A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.


 



Acessos em setembro: 18.479 visitas
Acessos em agosto: 15.880 visitas
Tempo médio por visita: 11:10m

RECORDES
Mensal: dezembro 2012; 48.780 visitas
Diário: 28 novembro 2012; 4.508 visitas



GRACIOSA ONLINE VIDEOS








Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 | 965420190
luiscosta.rtp@gmail.com 


           NOME

 

 

 



SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

segundas, terças e quintas:
chegadas 11h00, partidas 11h25

quartas: 
chegadas 11h00/17h00, partidas 11h25/17h25

sextas:
chegadas 11h00/17h50, partidas 11h25/18h10

sábados e domingos
chegadas 12h00, partidas 12h25




 

 






SANTA CRUZ EM DIRETO
 



Animação de Satélite

Animação Satélite





OPINIÃO


 
             

ULTIMA

Qual a sua opinião sobre os nomes do Festival Ilha Branca 2014?

Razoável - 63 votos (28%)
Bom - 62 votos (27%)
Mau - 50 votos (22%)
Muito bom - 32 votos (14%)
Muito mau - 22 votos (10%)



 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita
Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES


Guadalupe 2014-2015
 


Final de Xadrez por equipas
 


Vindima 2014



Imagens subaquáticas 
  


Açores, 9 Ilhas da Europa: Graciosa
 


Europeu Foto Subaquática - resultados
 


Europeu Foto Subaquática - provas
 


Europeu Foto Subaquática - abertura
 


Marírimo prepara nova época
 


Produção de meloa
 


Obras da creche
 


Protestos reserva da biosfera
 


Loja museu de Guadalupe
 


Procissão do Senhor Santo Cristo
 



 

EM CARTAZ


 


 



MUSEU DA GRACIOSA: Agenda Cultural 


SETEMBRO
Peça do mês: Tinteiro

  

Exposição "Calçada portuguesa no  mundo"
Coleção do 2º semestre de 2014: peças em vidro
Exposição "Memórias da Graciosa-Freguesia de S. Mateus" 

 


CINEMA: Centro Cultural Ilha Graciosa


10 out   |  MÁ VIZINHANÇA   
 

17 out    |  GODZILLA        
 

24 out   |  MALÉFICA
 

31 out   | GRACE OF MÓNACO
 

Sessão: 21h30; Bilheteira: 20h30.





GRACIOSA LHE CHAMARAM...

 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in 
Corsário das Ilhas
 



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868 




A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in 
As Ilhas Desconhecidas




"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borgesin
Manhãs de Sábado 
 




Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868 



Quem te pôs nome tão 
lindo,
Que é tão próprio, 
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in 
Ilha Graciosa
 



Falar desta ilha é,
antes demais, 
falar do paraíso perdido
na minha infância, 
isto é, da alegria 
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in 
A Graciosa Ilha
 




Que risonho panorama,
Que subline inspiração! 
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso 



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia 
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu 
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador 



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 
 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelh
 




Aqui deixamos a 
Ilha Graciosa,
ao por do sol, 
que fica à espera 
daqueles que sabem 
apreciar a natureza 
em toda a sua força, 
por vezes quase 
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras
 



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto  










 
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031