Domingo, 21 de Dezembro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2014-12-20 17:10:11

Apuramento de campeões


Guadalupe está na Terceira


 


A equipa do Sporting de Guadalupe discute este fim de semana o apuramento do campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, no escalão de juniores "B". 

Este sábado, no Campo Municipal de Angra, o Guadalupe venceu o Desportivo Velense, por três bolas a uma, em jogo da 2ª jornada. 

Para efeitos de desempate, os graciosenses também venceram em pontapés da marca de grande penalidade, por 4-3. 


 


Entretanto, no primeiro jogo do torneio realizado esta sexta-feira, o campeão graciosense perdeu com o Angrense, também por três bolas a uma. O golo da formação leonina foi apontado por João Silva na transformação de uma grande penalidade.

O Sporting de Guadalupe venceu na marcação das grandes penalidades que servem para efeitos de desempate, por 5-4.


 


Domingo o Angrense joga com o Desportivo Velense no ultimo jogo do apuramento.








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-19 19:41:17

Presépios tradicionais


Exposição na Casa Tradicional de Guadalupe


 


A Loja-Museu João Tomaz Bettencourt tem patente uma exposição com três presépios e estará aberta nos dias de Natal e de Ano Novo a partir das 15 horas e todos os dias úteis às horas normais de expediente.

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa convida os graciosenses a visitarem a exposição. 



Video de 2011:

 












por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-18 14:48:41

Jornada online


Marítimo recebe o líder


 


Esta semana a Liga Meo Açores volta a jogar-se ao domingo na Graciosa.

O Marítimo recebe o Sporting Ideal, líder do campeonato, às 15 horas. O árbitro micaelense Vasco Almeida será assistido neste encontro pelos graciosenses José Valério e Pedro Silva.

Já o Sporting de Guadalupe vai à ilha montanha defrontar o Prainha, às 13 horas, no arranque da 13ª jornada. Hélio Duarte será o juiz do encontro.

A partida entre o Flamengos e o Boavista será também no domingo mas foi antecipada para as 13h30.


 







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-12-17 20:22:51

Telemedicina convencionada


Nova solução para consultas de especialidade


 


O novo regime de consultas de especialidade convencionadas pretende dar resposta a uma necessidade das ilhas sem hospital a partir de janeiro de 2015.

No caso da Graciosa, onde o Secretário Regional da Saúde fez hoje o anúncio, a deslocação de especialistas tem sido deficitária em várias áreas.

As convenções, já publicadas em Jornal Oficial, serão concretizadas por consultas presenciais ou através da telemedicina.

Este novo modelo que introduz a novidade de passar a pagar a telemedicina por convenção, foi explicado à Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa que acaba de ser nomeada.

Luís Cabral também garantiu à saída desse encontro que, a partir de janeiro, o tempo de espera para uma consulta de clínica geral irá diminuir. Os graciosenses chegam a esperar 2 meses para mostrar análises ao seu médico de família.



Inauguração do Posto Farmacêutico


 


O Secretário Regional da Saúde esteve ainda presente na inauguração oficial do novo Posto Farmacêutico da Graciosa, agradecendo a disponibilidade da Santa Casa da Misericórdia de Angra em resolver este problema aos graciosenses.

O governante lembrou que o posto é temporário mas também garantiu que a nova farmácia só abrirá se tiver condições. Afirmou ainda que vai ser preparada legislação para os postos de farmácia, com intenção de evitar os entraves legais nas situações futuras que possam ocorrer noutras ilhas.



Reconhecimento ao Dr. Vasco


No final das suas declarações à comunicação social, Luís Cabral foi convidado a comentar a proposta da Assembleia Municipal para ser atribuído o nome do "Dr. Vasco Rodrigues" ao arruamento do novo Centro de Saúde. Não sendo uma decisão da sua secretaria, o governante destacou o papel desempenhado no desenvolvimento da saúde na Graciosa pelo falecido médico, mostrando receptividade para reconhecer e respeitar a recomendação da Assembleia Municipal, por iniciativa do PSD e aprovada por unanimidade a 13 de dezembro de 2012.  

Recorde-se que a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, quando este assunto é colocado, tem informado que aguarda o parecer das entidades regionais competentes.


 

Este video está disponivel em HD no Meo kanal 709702.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-17 14:52:30

Vírus adaptado ao coelho


Não há perigo para a saúde pública


 


A nova variante da febre hemorrágica viral, que atingiu o coelho na ilha Graciosa, não representa perigo para a saúde pública, explica o diretor dos serviços de veterinária dos Açores, Hernâni Martins.

A febre, de acordo com o mesmo responsável, também não afeta cães, vacas ou outros animais.

A doença já existia nos Açores - embora a variante agora detetada seja nova - e não é de crer que, por causa dela, os coelhos sejam extintos na Graciosa.


 







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-17 14:46:39

Conselho nomeado


Unidade de Saúde tem nova administração


 


O Secretário Regional da Saúde nomeou o novo Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, que continua a ser presidido pela médica Carla Alexandra Bettencourt Medeiros, que assume também o cargo de Diretora Clínica.

Carla Medeiros concluiu a licenciatura em Medicina em 2003 na Universidade do Porto, fez o Internato Geral no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e exerceu a atividade de Assistente de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde de Ponta Delgada.

A partir de 2010, desempenhou as funções de Assistente de Medicina Geral e Familiar na Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, assegurando também a Saúde Materno e a Saúde Infantil de toda a ilha, bem como o rastreio do Cancro do Colo do Útero e o Planeamento Familiar.

Gina Maria da Silva Dutra Ávila é também reconduzida no cargo de Vogal Executivo do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.

Gina Ávila foi professora na Escola Preparatória da Praia da Vitória e na Escola Preparatória da Graciosa, ocupou depois o lugar de Vogal Administrativo do Conselho de Administração do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa e, em 2011, passou a exercer as funções de Vogal Executivo do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.

O enfermeiro Paulo José da Cunha Vasconcelos é nomeado Vogal Executivo do Conselho de Administração e Diretor de Enfermagem.

Licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores, Paulo Vasconcelos trabalha desde essa altura na Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, na área de prestação de cuidados, sobretudo nos serviços de Internamento e Urgência, tendo também desempenhado funções de tutor de estudantes em Ensino Clínico de Cuidados Continuados de Enfermagem e Promoção da Qualidade de Vida.



Fonte: GaCS







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-16 17:20:29

Campeão de Natal


Graciosa lidera campeonato de infantis


 


A equipa do Graciosa FC voltou a isolar-se no comando do campenato, no escalão de juniores "D", com 16 pontos (não inclui pontuação extra prevista no regulamento de infantis).

Esta segunda-feira o Graciosa FC venceu o Sporting de Guadalupe, por treze bolas a quatro, em jogo que estava em atraso da 4ª jornada da prova, devido ao surto de sarna que atingiu os jovens atletas.

Continua em atraso a partida entre Guadalupe e Luzense referente à 5ª jornada. 

A 7ª jornada está agendada para o dia 7 de janeiro.


 








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-15 19:33:39

Gente até à porta


Graciosenses querem Posto Farmacêutico definitivo


 


Os graciosenses fizeram fila ao longo do dia no Posto Farmacêutico que abriu hoje no edifício do antigo Centro de Saúde.

As duas funcionárias atenderam muitos utentes, trocando várias receitas por sacos carregados de medicamentos. No entanto, de tanto esperar, algumas receitas estavam já fora de prazo.

Nos últimos dois anos os doentes da Graciosa tiveram de recorrer às farmácias de outras ilhas, ou a medicamentos emprestados do Centro de Saúde.

O Posto Farmacêutico da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo funciona a titulo provisório até abrir a segunda farmácia na ilha. Mas os graciosenses pretendem que seja definitivo.


 





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-15 11:20:29

Correção no trânsito


Estacionamento proibido na rua da Boa Vista


 


A Delegação da Ilha Graciosa da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, vêm por este meio informar que irá proceder à colocação de uma sinal de estacionamento proibido na Rua da Boa Vista, Estrada Regional n.º 3, sentido Guadalupe/Santa  Cruz, antes do cruzamento com a Rua do Marítimo e Rua Dr. Manuel Gregório Júnior.

O sinal será colocado conforme o exemplo da fotografia.




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-12-15 00:59:49

El Caniggia matador


Hat-trick na primeira vitória em casa


 


Vinte e sete dias após a recepção ao Sporting Ideal, o Guadalupe voltou a jogar em casa e com três caras novas na equipa titular. Além do lateral graciosense Isidro Lima, estrearam também os senegaleses Dieng e Zazá, que na época passada representou o Operário.

Mas foi do Flamengos o primeiro remate com intenção, por Tiago Soares, nos minutos iniciais.

O Guadalupe ainda adaptava os reforços quando Dieng serviu Bruno Anciães que encontrou Tiago Abreu no caminho da bola. Mas, na insistência, Caniggia teve espaço e tempo para inaugurar o marcador aos 12 minutos.

Depois do golo, a equipa da casa sentiu dificuldade para controlar o jogo e foi o Flamengos que criou perigo até ao intervalo. Primeiro num remate de Tiago Medeiros aos 33 minutos e, mesmo a fechar a primeira parte, por Ricardo Correia que, ao passar por Celso, ficou desenquadrado com a baliza. Ao intervalo o Guadalupe vencia mas o Flamengos deixava o aviso.

Porém, os lances de bola parada iam ser decisivos na etapa complementar. Logo no primeiro canto, o remate de Tiago Medeiros arrancou uma excelente defesa ao guardião da casa.

Celso voltou a estar em grande aos 59 minutos quando negou o golo a Bruno Camacho, tendo ainda Zé Humberto disparado ao poste.

Justificava-se já o empate quando o Guadalupe, num pontapé de canto, ampliou a vantagem por Caniggia, aos 60 minutos e contra a corrente do jogo.

A partir daqui o Flamengos baixou os braços e cometeu mais erros mas Bruno Anciães também falhou na cara de Ilídio Matos.

Aos 69 minutos mais um canto e mais um golo do marcador de serviço. Caniggia leva já 7 golos no campeonato.

Só aos 81 minutos Bruno Camacho voltou a incomodar Celso mas o remate saiu fraco. E já nos descontos o cruzamento de César Truk encontrou Flávio Silva atrasado.

Primeira vitória do Guadalupe em casa por números exagerados e com arbitragem do terceirense Deoclécio Ávila sem erros significativos.


 

Este video está disponivel em HD no Meo kanal 709702.






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-14 18:22:24

Bravos leões


Guadalupe é campeão de juvenis


 


O Sporting de Guadalupe sagrou-se campeão da Graciosa em juniores "B".

O Campo Municipal da Luz recebeu muito público na tarde deste domingo para assistir ao derbi da ultima jornada do campeonato, tendo o Guadalupe goleado o Graciosa FC por sete bolas a zero.

A equipa de Altino Ferreira foi a mais regular da prova, contando só por vitórias os 4 jogos realizados, com 23 golos marcados e apenas 2 golos sofridos.

O Sporting de Guadalupe, Desportivo Velense e Angrense vão disputar, na Terceira, o apuramento de campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. Recorde-se que o Guadalupe é a única equipa da Graciosa que já conquistou este título em juniores "B".     


 







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-14 18:05:07

Operação Senegal


Guadalupe estreou novos reforços


 


A equipa do Guadalupe foi dotada de novos jogadores na semana passada que, segundo o treinador, deverão ser os últimos reforços desta época.

No final do encontro com o Flamengos, Tozé Nunes referiu que o Guadalupe tinha qualidade mas precisava de ganhar confiança que os novos reforços ajudaram a transmitir na primeira vitória em casa.

Os dois jogadores com dupla nacionalidade são naturais do Senegal. O avançado Dieng (Ablaye Dieng), tem 29 anos e estava no Odemirense que ocupa o 4º lugar da 1ª divisão distrital da Associação de Futebol de Beja. 

Já o médio defensivo (de azul no foto) que joga também no lado direito, Zazá (Insa Sagna), representou o Operário na época passada, no Campeonato Nacional de Seniores. Completa 25 anos em janeiro.



Jornada verde


O Guadalupe foi a equipa da Graciosa que mais beneficiou dos resultados verificados na 12ª jornada da Liga Meo Açores.

Os leões recuperaram o 6º lugar da classificação, em função da farta goleada (7-0) sofrida pelo Boavista no Campo do Bom Jesus em Rabo de Peixe. Por outro lado, o Barreiro também perdeu em casa do líder.

Entretanto, o empate do Vale Formoso na recepção ao Prainha, com os dois golos da partida apontados nos derradeiros minutos (a equipa da casa empatou de grande penalidade), manteve o Marítimo sozinho no 4º lugar. 

 

 









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)



A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.


 



Acessos em dezembro: 13.914 visitas
Acessos em novembro: 24.157 visitas
Tempo médio por visita: 08:37m

RECORDES
Mensal: dezembro 2012; 48.780 visitas
Diário: 28 novembro 2012; 4.508 visitas



GRACIOSA ONLINE VIDEOS





NATAL 2014



AGRADEÇO e retribuo os
votos de BOAS FESTAS a:

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO
SERVIÇO DE AMBIENTE DA GRACIOSA
AZORINA, SA.
SERVIÇO DE DESPORTO DA GRACIOSA
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL
DEPUTADO VALDEMIRO VASCONCELOS
DEPUTADO JOÃO BRUTO DA COSTA
DEPUTADO RICARDO RAMALHO





Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 
luiscosta.rtp@gmail.com

 





SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

domingos e segundas: Q400
chegadas 10h55, partidas 11h20

terças: Q200
chegadas 11h15, partidas 11h35

quartas: Q200
chegadas 08h30/16h10, partidas 09h10/16h30

quintas: Q400
chegadas 16h30, partidas 16h55

sextas: Q400
chegadas 14h50, partidas 15h15

sábados: Q400
chegadas 12h00, partidas 12h25





 

 






SANTA CRUZ EM DIRETO
 



Animação de Satélite

Animação Satélite




OPINIÃO


 

             

ULTIMA

Se perdeu a confiança no Serviço de Saúde prestado na Graciosa, indique qual a principal razão?

A Administração da Unidade de Saúde que não protege as necessidades dos utentes.  123 Votos (61%

Os médicos que não tem cuidado e tratam mal os utentes. 45 Votos (22%)

Tenho confiança no Serviço de Saúde e as criticas são um exagero. 18 Votos (9%)

A tutela que impõem cortes sem olhar aos problemas. 17 Votos (8%)



 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita
Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES


Abertura do Posto de Farmácia



Guadalupe 3 - 0 Flamengos
 


Vírus mata coelhos bravos
 


Academia Musical sem autorização
 


XVII Audição Coral da Academia
 


Marítimo 1 - 1 Rabo de Peixe
 


Atraso nas obras da Adega
 


Marítimo 1 - 0 Barreiro
 


43 casos de sarna
 


Escola fecha por causa da sarna
 


Primeiros casos de sarna
 


Compradores abandonam Lota
 


Marítimo 1 - 0 Prainha
 


Estação ARM com mais equipamentos
 


Governo apoia projetos da Ass. de Pescadores
 




 

EM CARTAZ



 


 


 






MUSEU DA GRACIOSA: Agenda Cultural 


DEZEMBRO
Peça do mês: Candeia 
 

Concerto de Natal, dia 14
Exposição de escultura "Aquário de pedra"
Exposição "A Feiticeira Cotovia", de Natália Correia
Coleção do 2º semestre de 2014: peças em vidro


 


CINEMA: Centro Cultural Ilha Graciosa
 





Sessão: 21h30; Bilheteira: 20h30.





GRACIOSA LHE CHAMARAM...

 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in 
Corsário das Ilhas
 



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868 




A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in 
As Ilhas Desconhecidas




"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borgesin
Manhãs de Sábado 
 




Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868 



Quem te pôs nome tão 
lindo,
Que é tão próprio, 
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in 
Ilha Graciosa
 



Falar desta ilha é,
antes demais, 
falar do paraíso perdido
na minha infância, 
isto é, da alegria 
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in 
A Graciosa Ilha
 




Que risonho panorama,
Que subline inspiração! 
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso 



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia 
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu 
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador 



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 
 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelh
 




Aqui deixamos a 
Ilha Graciosa,
ao por do sol, 
que fica à espera 
daqueles que sabem 
apreciar a natureza 
em toda a sua força, 
por vezes quase 
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras
 



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto  










 
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031 
Graciosa Online
Domingo, 21 de Dezembro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2014-12-20 17:10:11

Apuramento de campeões


Guadalupe está na Terceira


 


A equipa do Sporting de Guadalupe discute este fim de semana o apuramento do campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, no escalão de juniores "B". 

Este sábado, no Campo Municipal de Angra, o Guadalupe venceu o Desportivo Velense, por três bolas a uma, em jogo da 2ª jornada. 

Para efeitos de desempate, os graciosenses também venceram em pontapés da marca de grande penalidade, por 4-3. 


 


Entretanto, no primeiro jogo do torneio realizado esta sexta-feira, o campeão graciosense perdeu com o Angrense, também por três bolas a uma. O golo da formação leonina foi apontado por João Silva na transformação de uma grande penalidade.

O Sporting de Guadalupe venceu na marcação das grandes penalidades que servem para efeitos de desempate, por 5-4.


 


Domingo o Angrense joga com o Desportivo Velense no ultimo jogo do apuramento.








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-19 19:41:17

Presépios tradicionais


Exposição na Casa Tradicional de Guadalupe


 


A Loja-Museu João Tomaz Bettencourt tem patente uma exposição com três presépios e estará aberta nos dias de Natal e de Ano Novo a partir das 15 horas e todos os dias úteis às horas normais de expediente.

A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa convida os graciosenses a visitarem a exposição. 



Video de 2011:

 












por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-18 14:48:41

Jornada online


Marítimo recebe o líder


 


Esta semana a Liga Meo Açores volta a jogar-se ao domingo na Graciosa.

O Marítimo recebe o Sporting Ideal, líder do campeonato, às 15 horas. O árbitro micaelense Vasco Almeida será assistido neste encontro pelos graciosenses José Valério e Pedro Silva.

Já o Sporting de Guadalupe vai à ilha montanha defrontar o Prainha, às 13 horas, no arranque da 13ª jornada. Hélio Duarte será o juiz do encontro.

A partida entre o Flamengos e o Boavista será também no domingo mas foi antecipada para as 13h30.


 







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-12-17 20:22:51

Telemedicina convencionada


Nova solução para consultas de especialidade


 


O novo regime de consultas de especialidade convencionadas pretende dar resposta a uma necessidade das ilhas sem hospital a partir de janeiro de 2015.

No caso da Graciosa, onde o Secretário Regional da Saúde fez hoje o anúncio, a deslocação de especialistas tem sido deficitária em várias áreas.

As convenções, já publicadas em Jornal Oficial, serão concretizadas por consultas presenciais ou através da telemedicina.

Este novo modelo que introduz a novidade de passar a pagar a telemedicina por convenção, foi explicado à Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa que acaba de ser nomeada.

Luís Cabral também garantiu à saída desse encontro que, a partir de janeiro, o tempo de espera para uma consulta de clínica geral irá diminuir. Os graciosenses chegam a esperar 2 meses para mostrar análises ao seu médico de família.



Inauguração do Posto Farmacêutico


 


O Secretário Regional da Saúde esteve ainda presente na inauguração oficial do novo Posto Farmacêutico da Graciosa, agradecendo a disponibilidade da Santa Casa da Misericórdia de Angra em resolver este problema aos graciosenses.

O governante lembrou que o posto é temporário mas também garantiu que a nova farmácia só abrirá se tiver condições. Afirmou ainda que vai ser preparada legislação para os postos de farmácia, com intenção de evitar os entraves legais nas situações futuras que possam ocorrer noutras ilhas.



Reconhecimento ao Dr. Vasco


No final das suas declarações à comunicação social, Luís Cabral foi convidado a comentar a proposta da Assembleia Municipal para ser atribuído o nome do "Dr. Vasco Rodrigues" ao arruamento do novo Centro de Saúde. Não sendo uma decisão da sua secretaria, o governante destacou o papel desempenhado no desenvolvimento da saúde na Graciosa pelo falecido médico, mostrando receptividade para reconhecer e respeitar a recomendação da Assembleia Municipal, por iniciativa do PSD e aprovada por unanimidade a 13 de dezembro de 2012.  

Recorde-se que a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, quando este assunto é colocado, tem informado que aguarda o parecer das entidades regionais competentes.


 

Este video está disponivel em HD no Meo kanal 709702.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-17 14:52:30

Vírus adaptado ao coelho


Não há perigo para a saúde pública


 


A nova variante da febre hemorrágica viral, que atingiu o coelho na ilha Graciosa, não representa perigo para a saúde pública, explica o diretor dos serviços de veterinária dos Açores, Hernâni Martins.

A febre, de acordo com o mesmo responsável, também não afeta cães, vacas ou outros animais.

A doença já existia nos Açores - embora a variante agora detetada seja nova - e não é de crer que, por causa dela, os coelhos sejam extintos na Graciosa.


 







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-17 14:46:39

Conselho nomeado


Unidade de Saúde tem nova administração


 


O Secretário Regional da Saúde nomeou o novo Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, que continua a ser presidido pela médica Carla Alexandra Bettencourt Medeiros, que assume também o cargo de Diretora Clínica.

Carla Medeiros concluiu a licenciatura em Medicina em 2003 na Universidade do Porto, fez o Internato Geral no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e exerceu a atividade de Assistente de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde de Ponta Delgada.

A partir de 2010, desempenhou as funções de Assistente de Medicina Geral e Familiar na Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, assegurando também a Saúde Materno e a Saúde Infantil de toda a ilha, bem como o rastreio do Cancro do Colo do Útero e o Planeamento Familiar.

Gina Maria da Silva Dutra Ávila é também reconduzida no cargo de Vogal Executivo do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.

Gina Ávila foi professora na Escola Preparatória da Praia da Vitória e na Escola Preparatória da Graciosa, ocupou depois o lugar de Vogal Administrativo do Conselho de Administração do Centro de Saúde de Santa Cruz da Graciosa e, em 2011, passou a exercer as funções de Vogal Executivo do Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa.

O enfermeiro Paulo José da Cunha Vasconcelos é nomeado Vogal Executivo do Conselho de Administração e Diretor de Enfermagem.

Licenciado em Enfermagem pela Universidade dos Açores, Paulo Vasconcelos trabalha desde essa altura na Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, na área de prestação de cuidados, sobretudo nos serviços de Internamento e Urgência, tendo também desempenhado funções de tutor de estudantes em Ensino Clínico de Cuidados Continuados de Enfermagem e Promoção da Qualidade de Vida.



Fonte: GaCS







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-16 17:20:29

Campeão de Natal


Graciosa lidera campeonato de infantis


 


A equipa do Graciosa FC voltou a isolar-se no comando do campenato, no escalão de juniores "D", com 16 pontos (não inclui pontuação extra prevista no regulamento de infantis).

Esta segunda-feira o Graciosa FC venceu o Sporting de Guadalupe, por treze bolas a quatro, em jogo que estava em atraso da 4ª jornada da prova, devido ao surto de sarna que atingiu os jovens atletas.

Continua em atraso a partida entre Guadalupe e Luzense referente à 5ª jornada. 

A 7ª jornada está agendada para o dia 7 de janeiro.


 








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-15 19:33:39

Gente até à porta


Graciosenses querem Posto Farmacêutico definitivo


 


Os graciosenses fizeram fila ao longo do dia no Posto Farmacêutico que abriu hoje no edifício do antigo Centro de Saúde.

As duas funcionárias atenderam muitos utentes, trocando várias receitas por sacos carregados de medicamentos. No entanto, de tanto esperar, algumas receitas estavam já fora de prazo.

Nos últimos dois anos os doentes da Graciosa tiveram de recorrer às farmácias de outras ilhas, ou a medicamentos emprestados do Centro de Saúde.

O Posto Farmacêutico da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo funciona a titulo provisório até abrir a segunda farmácia na ilha. Mas os graciosenses pretendem que seja definitivo.


 





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-15 11:20:29

Correção no trânsito


Estacionamento proibido na rua da Boa Vista


 


A Delegação da Ilha Graciosa da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, vêm por este meio informar que irá proceder à colocação de uma sinal de estacionamento proibido na Rua da Boa Vista, Estrada Regional n.º 3, sentido Guadalupe/Santa  Cruz, antes do cruzamento com a Rua do Marítimo e Rua Dr. Manuel Gregório Júnior.

O sinal será colocado conforme o exemplo da fotografia.




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)
2014-12-15 00:59:49

El Caniggia matador


Hat-trick na primeira vitória em casa


 


Vinte e sete dias após a recepção ao Sporting Ideal, o Guadalupe voltou a jogar em casa e com três caras novas na equipa titular. Além do lateral graciosense Isidro Lima, estrearam também os senegaleses Dieng e Zazá, que na época passada representou o Operário.

Mas foi do Flamengos o primeiro remate com intenção, por Tiago Soares, nos minutos iniciais.

O Guadalupe ainda adaptava os reforços quando Dieng serviu Bruno Anciães que encontrou Tiago Abreu no caminho da bola. Mas, na insistência, Caniggia teve espaço e tempo para inaugurar o marcador aos 12 minutos.

Depois do golo, a equipa da casa sentiu dificuldade para controlar o jogo e foi o Flamengos que criou perigo até ao intervalo. Primeiro num remate de Tiago Medeiros aos 33 minutos e, mesmo a fechar a primeira parte, por Ricardo Correia que, ao passar por Celso, ficou desenquadrado com a baliza. Ao intervalo o Guadalupe vencia mas o Flamengos deixava o aviso.

Porém, os lances de bola parada iam ser decisivos na etapa complementar. Logo no primeiro canto, o remate de Tiago Medeiros arrancou uma excelente defesa ao guardião da casa.

Celso voltou a estar em grande aos 59 minutos quando negou o golo a Bruno Camacho, tendo ainda Zé Humberto disparado ao poste.

Justificava-se já o empate quando o Guadalupe, num pontapé de canto, ampliou a vantagem por Caniggia, aos 60 minutos e contra a corrente do jogo.

A partir daqui o Flamengos baixou os braços e cometeu mais erros mas Bruno Anciães também falhou na cara de Ilídio Matos.

Aos 69 minutos mais um canto e mais um golo do marcador de serviço. Caniggia leva já 7 golos no campeonato.

Só aos 81 minutos Bruno Camacho voltou a incomodar Celso mas o remate saiu fraco. E já nos descontos o cruzamento de César Truk encontrou Flávio Silva atrasado.

Primeira vitória do Guadalupe em casa por números exagerados e com arbitragem do terceirense Deoclécio Ávila sem erros significativos.


 

Este video está disponivel em HD no Meo kanal 709702.






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-14 18:22:24

Bravos leões


Guadalupe é campeão de juvenis


 


O Sporting de Guadalupe sagrou-se campeão da Graciosa em juniores "B".

O Campo Municipal da Luz recebeu muito público na tarde deste domingo para assistir ao derbi da ultima jornada do campeonato, tendo o Guadalupe goleado o Graciosa FC por sete bolas a zero.

A equipa de Altino Ferreira foi a mais regular da prova, contando só por vitórias os 4 jogos realizados, com 23 golos marcados e apenas 2 golos sofridos.

O Sporting de Guadalupe, Desportivo Velense e Angrense vão disputar, na Terceira, o apuramento de campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo. Recorde-se que o Guadalupe é a única equipa da Graciosa que já conquistou este título em juniores "B".     


 







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-12-14 18:05:07

Operação Senegal


Guadalupe estreou novos reforços


 


A equipa do Guadalupe foi dotada de novos jogadores na semana passada que, segundo o treinador, deverão ser os últimos reforços desta época.

No final do encontro com o Flamengos, Tozé Nunes referiu que o Guadalupe tinha qualidade mas precisava de ganhar confiança que os novos reforços ajudaram a transmitir na primeira vitória em casa.

Os dois jogadores com dupla nacionalidade são naturais do Senegal. O avançado Dieng (Ablaye Dieng), tem 29 anos e estava no Odemirense que ocupa o 4º lugar da 1ª divisão distrital da Associação de Futebol de Beja. 

Já o médio defensivo (de azul no foto) que joga também no lado direito, Zazá (Insa Sagna), representou o Operário na época passada, no Campeonato Nacional de Seniores. Completa 25 anos em janeiro.



Jornada verde


O Guadalupe foi a equipa da Graciosa que mais beneficiou dos resultados verificados na 12ª jornada da Liga Meo Açores.

Os leões recuperaram o 6º lugar da classificação, em função da farta goleada (7-0) sofrida pelo Boavista no Campo do Bom Jesus em Rabo de Peixe. Por outro lado, o Barreiro também perdeu em casa do líder.

Entretanto, o empate do Vale Formoso na recepção ao Prainha, com os dois golos da partida apontados nos derradeiros minutos (a equipa da casa empatou de grande penalidade), manteve o Marítimo sozinho no 4º lugar. 

 

 









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)



A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.


 



Acessos em dezembro: 13.914 visitas
Acessos em novembro: 24.157 visitas
Tempo médio por visita: 08:37m

RECORDES
Mensal: dezembro 2012; 48.780 visitas
Diário: 28 novembro 2012; 4.508 visitas



GRACIOSA ONLINE VIDEOS





NATAL 2014



AGRADEÇO e retribuo os
votos de BOAS FESTAS a:

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO
SERVIÇO DE AMBIENTE DA GRACIOSA
AZORINA, SA.
SERVIÇO DE DESPORTO DA GRACIOSA
PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL
DEPUTADO VALDEMIRO VASCONCELOS
DEPUTADO JOÃO BRUTO DA COSTA
DEPUTADO RICARDO RAMALHO





Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 
luiscosta.rtp@gmail.com

 





SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

domingos e segundas: Q400
chegadas 10h55, partidas 11h20

terças: Q200
chegadas 11h15, partidas 11h35

quartas: Q200
chegadas 08h30/16h10, partidas 09h10/16h30

quintas: Q400
chegadas 16h30, partidas 16h55

sextas: Q400
chegadas 14h50, partidas 15h15

sábados: Q400
chegadas 12h00, partidas 12h25





 

 






SANTA CRUZ EM DIRETO
 



Animação de Satélite

Animação Satélite




OPINIÃO


 

             

ULTIMA

Se perdeu a confiança no Serviço de Saúde prestado na Graciosa, indique qual a principal razão?

A Administração da Unidade de Saúde que não protege as necessidades dos utentes.  123 Votos (61%

Os médicos que não tem cuidado e tratam mal os utentes. 45 Votos (22%)

Tenho confiança no Serviço de Saúde e as criticas são um exagero. 18 Votos (9%)

A tutela que impõem cortes sem olhar aos problemas. 17 Votos (8%)



 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita
Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES


Abertura do Posto de Farmácia



Guadalupe 3 - 0 Flamengos
 


Vírus mata coelhos bravos
 


Academia Musical sem autorização
 


XVII Audição Coral da Academia
 


Marítimo 1 - 1 Rabo de Peixe
 


Atraso nas obras da Adega
 


Marítimo 1 - 0 Barreiro
 


43 casos de sarna
 


Escola fecha por causa da sarna
 


Primeiros casos de sarna
 


Compradores abandonam Lota
 


Marítimo 1 - 0 Prainha
 


Estação ARM com mais equipamentos
 


Governo apoia projetos da Ass. de Pescadores
 




 

EM CARTAZ



 


 


 






MUSEU DA GRACIOSA: Agenda Cultural 


DEZEMBRO
Peça do mês: Candeia 
 

Concerto de Natal, dia 14
Exposição de escultura "Aquário de pedra"
Exposição "A Feiticeira Cotovia", de Natália Correia
Coleção do 2º semestre de 2014: peças em vidro


 


CINEMA: Centro Cultural Ilha Graciosa
 





Sessão: 21h30; Bilheteira: 20h30.





GRACIOSA LHE CHAMARAM...

 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in 
Corsário das Ilhas
 



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868 




A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in 
As Ilhas Desconhecidas




"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borgesin
Manhãs de Sábado 
 




Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868 



Quem te pôs nome tão 
lindo,
Que é tão próprio, 
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in 
Ilha Graciosa
 



Falar desta ilha é,
antes demais, 
falar do paraíso perdido
na minha infância, 
isto é, da alegria 
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in 
A Graciosa Ilha
 




Que risonho panorama,
Que subline inspiração! 
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso 



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia 
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu 
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador 



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 
 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelh
 




Aqui deixamos a 
Ilha Graciosa,
ao por do sol, 
que fica à espera 
daqueles que sabem 
apreciar a natureza 
em toda a sua força, 
por vezes quase 
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras
 



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto  










 
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031