Sábado, 1 de Novembro de 2014
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2014-10-31 20:44:10

Alerta do secretário do mar


Fiscalização apertada e "mão pesada" nas pescas 


 

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje que "vai haver fiscalização mais apertada para travar a pesca ilegal" nos Açores, frisando que "serão aplicadas sanções mais severas para transgressores recorrentes".

Fausto Brito e Abreu falava na sequência da denúncia feita pelos pescadores da Graciosa relativamente a duas embarcações locais, por pesca de palangre dentro das três milhas.

O Secretário Regional assegurou que a Inspeção Regional das Pescas tem acesso aos dados do MONICAP ('caixas azuis'), um sistema semelhante às 'caixas negras' dos aviões que permite a monitorização, a partir de terra, da posição e velocidade dos barcos, salientando que "as embarcações que estão a pescar ilegalmente ao largo da Graciosa já foram identificadas".

No seguimento das identificações, "no verão passado a Inspeção Regional das Pescas, em conjunto com a Polícia Marítima, deslocou meios da Terceira para a Graciosa tendo sido detetadas situações de infração".

"As embarcações infratoras poderão ver as suas licenças de pesca suspensas na sequência destes autos", frisou.

Fausto Brito e Abreu sublinhou que a Inspeção Regional das Pescas "é um dos serviços que dispomos para garantir que a atividade da pesca se desenvolva de uma forma saudável, respeitando os ecossistemas marinhos e criando rendimentos para a comunidade piscatória", acrescentando que é nesse sentido que serão implementadas medidas "que defendam quem respeita e cumpre, garantindo a sustentabilidade da atividade".

A instalação de 'caixas azuis' nas embarcações que tenham licenciamento para o uso da arte de palangre de fundo, instrumentos também importantes para a segurança dos pescadores, será uma dessas medidas.

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia garantiu ainda que "estão previstas outras ações concertadas entre forças de autoridade, na ilha Graciosa assim como em toda Região", acrescentando que "estão a ser feitos esforços para, em colaboração com a Polícia Marítima, se proceder a missões de fiscalização no mar".

"Nos últimos tempos temos recebido denúncias de várias fontes, onde se incluem armadores e pescadores, que indiciam práticas incorretas na exploração dos recursos. Bem sabemos que vivemos num período difícil, de pouca abundância e fracas pescarias, mas esse não pode ser argumento para a prática de ilícitos", afirmou Fausto Brito e Abreu.



Fonte: GACS





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-31 20:36:23

Atenção às pescas na Graciosa


Deputados do PS reunem com diretor regional


 


José Ávila e Ricardo Ramalho, reuniram com o Diretor Regional das Pescas para tratar de assuntos relativos àquele sector na Graciosa, logo a seguir aos trabalhos parlamentares, na cidade da Horta.

Os Deputados transmitiram ao governante algumas preocupações levantadas pelos pescadores e as suas associações representativas, nomeadamente a fiscalização e o escoamento do pescado.

No que se refere à fiscalização, os parlamentares referiram que esta é insuficiente e, como tal, torna-se necessário reforçar os meios para a efetivar de uma forma permanente.

Relativamente à exportação dos produtos da pesca os deputados vão continuar a acompanhar esta questão muito importante para o sector na Graciosa e a desenvolver todos os esforços necessários para garantir a correspondente capacidade de resposta da SATA para o pescado e também para outros produtos tradicionais.


Fonte: PS Açores







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-31 19:50:51

Bodas de diamante


Graciosa FC comemora o 75º aniversário


 


O Graciosa Futebol Clube assinala este sábado, dia 01 de novembro, o 75º aniversário.

Conforme é tradição as comemorações incluem atividades desportivas e almoço convivio para atletas e ex atletas do clube.

Pelas 19 horas o padre Sérgio Mendonça celebrará uma missa na sede do clube, por intenção dos sócios, seguindo-se o jantar de aniversário.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-31 19:20:23

Jovens qualificados dos Açores


Ricardo Ramalho apresenta proposta para estudo


 PS Açores - Parlamento aprova por unanimidade proposta do PS para estudo sobre juventude Açoriana


O Grupo Parlamentar do Partido Socialista reconhece o enorme potencial da juventude Açoriana e vê a contínua aposta na qualificação dos jovens Açorianos como um fator determinante para o crescimento económico da nossa Região. Esta foi uma das razões que levou o PS a propor a realização de um estudo analítico sobre jovens açorianos qualificados", adiantou Ricardo Ramalho.

Ricardo Ramalho considerou que "urge consolidar, num único documento, a desenvolver pelo Observatório de Juventude dos Açores, toda a informação devidamente atualizada respeitante aos jovens Açorianos em formação, dentro e fora da Região".

O deputado socialista frisou que "existem centenas de jovens açorianos a frequentar diversos ciclos de ensino, muitos deles fora da sua ilha de residência, fora da Região ou mesmo fora do País; além do ensino regular e do ensino profissional, muitos frequentam especializações como pós-graduações, mestrados, doutoramentos, pós-doutoramentos e outros ainda encontram-se ligados a unidades de investigação".

O parlamentar destacou que este estudo "disponibilizará à Região informações cruciais sobre o percurso académico e profissional destes jovens, bem como as suas perspetivas de regresso à Região e de que forma podem contribuir para o desenvolvimento dos Açores".

Por outro lado, Ricardo Ramalho considerou o estudo como uma "ferramenta de interesse para os próprios estudantes", que dessa forma poderão "perspetivar o desenvolvimento do mercado de trabalho no qual, futuramente, se irão ver inseridos".

Ricardo Ramalho salientou também que este estudo agora proposto pelo PS, que recebeu contributos de todos os partidos e que acabou por ser aprovado por unanimidade, "representará uma importante ferramenta no desenvolvimento do tecido empresarial Açoriano, como instrumento de planeamento da sua atividade, uma vez que saberão de antemão qual a oferta laboral disponível, jovem e qualificada, disponível no mercado de trabalho".

"A irreverência e inconformismo dos jovens Açorianos, aliados à sua capacidade de inovação, é algo que jamais poderá ser desaproveitado, particularmente na geração mais qualificada de sempre", finalizou Ricardo Ramalho.

Neste debate, a deputada Marta Couto salientou a capacidade e a responsabilidade que todos os partidos demonstraram em elevar os interesses da juventude Açoriana acima dos interesses partidários, participando com sugestões de relevância que enriqueceram ainda mais o projeto de resolução e manifestando-se favoráveis a esta iniciativa do Partido Socialista dos Açores.  


 




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-31 19:11:23

Nomeações e castigos


Presidente do Guadalupe suspenso por 15 dias


 


O presidente da direção do Sporting Clube de Guadalupe está suspenso por 15 dias, na sequencia dos protestos à arbitragem do encontro entre os leões e o Barreiro na ultima jornada da Liga Meo Açores. 

O conselho de disciplina da Associação de Futebol da Horta deliberou também punir José Rodrigo Espinola com multa de 51 euros.

O central Matheus Botelho, do Sporting de Guadalupe, vai tambem falhar o derbi para cumprir um jogo de suspensão.

Entretanto, os protestos de Nuno Ponte (Bolinhas), do Vale Formoso, que defrontou o Marítimo na jornada anterior, valeram 3 jogos de suspensão. 

O Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol da Horta nomeou o árbitro Nuno Silveira para dirigir o derbi graciosense deste domingo entre o Guadalupe e Marítimo. Foram também nomeados os auxiliares Marco Silva e Pedro Silva para uma arbitragem que contará com observador na bancada. 








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-31 19:02:01

Análise do Plano regional


José Ávila na reunião com a Federação das Pescas


 


O Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores recebeu a Federação das Pescas dos Açores, no âmbito das reuniões que está a promover com os parceiros sociais sobre o Plano de Investimentos para 2015. À saída da reunião, o Deputado José Ávila, porta-voz dos socialistas para a área das Pescas referiu que "registámos com grande interesse as preocupações apresentadas pela Federação das Pescas. Para nós é inquestionável que o sector das Pescas e os assuntos do Mar continuarão a ser um pilar muito importante da nossa atividade económica e isso está evidente quer no Plano de Investimentos para 2015".

O Deputado Socialista explicou ainda que "temos visto algumas notícias que referem a redução das verbas do Plano nestas áreas mas é fundamental esclarecer que o apoio e investimento à atividade piscatória continua a ter a mesma importância, no entanto o encerramento de duas grandes obras como os portos de Rabo de Peixe e da Povoação fazem com que se verifique essa redução. Se esses investimentos estão terminados, obviamente que deixam de estar referidos no Plano".

"O Plano para 2015 prevê um reforço na construção e requalificação de entrepostos frigoríficos e lotas e a aquisição de centrais de gelo para diversos portos. Depois de terminado este ciclo de grande investimento em obras marítimas de apoio a esta fileira - que representa 20% das exportações, emprega cerca de 5% da população e representa 3,6% do PIB - o Plano orienta as políticas das pescas para a valorização do pescado, ou seja, o caminho tem de ser não pescar mais, mas sim vender melhor e é essa a nossa prioridade, partilhada com a Federação das Pescas", defendeu José Ávila.


Fonte: PS Açores





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-30 21:37:10

Protesto em discurso direto


Armadores da Graciosa denunciam pesca ilegal


 


Dizem que são 80% dos armadores da Graciosa.

Na tarde de quinta-feira juntaram-se no Porto da Praia para denunciar duas embarcações locais por eventual pesca ilegal com palangre dentro das 3 milhas.

A falta de recursos humanos prejudica a fiscalização mas também os dados das caixas azuis que podiam ajudar não são conhecidos.

Estes armadores sentem também a falta de apoio da sua associação e pedem a intervenção da Direcção Regional das Pescas.

Não é a primeira vez que surgem protestos desta natureza no Porto da Praia. Já em novembro de 2013 os armadores tinham denunciado estas práticas em relação a embarcações de outras ilhas.

A RTP Açores tentou ouvir o presidente da associação de pescadores mas, desta vez, Lázaro Silva não quis falar sobre o assunto.


 

Este video está disponivel em HD no Meo kanal 709702.








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-30 21:23:13

Grace de Mónaco


Esta semana na Graciosa


 


O Centro Cultural da Ilha Graciosa passa esta sexta-feira o filme "Grace de Mónaco".

Grace Kelly é uma famosa atriz de cinema com uma promissora carreira quando se casa com o príncipe Rainer do Mónaco em 1956. Seis anos depois, numa altura em que o seu casamento atravessa sérias dificuldades, Alfred Hitchcock propõe-lhe o regresso a Hollywood, oferecendo-lhe o papel de Marnie no seu próximo filme.

Mas o Mónaco está a passar por uma crise politica com a ameaça de uma invasão francesa e a possível anexação a França. Grace é forçada a escolher entre a chama criativa que ainda existe dentro de si e o seu papel enquanto Princesa do Mónaco.


 










por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-30 19:23:10

Casos graves na saúde


Intervenção de João Costa na Assembleia


Na sequencia das publicações anteriores estes são dos videos das intervenções do deputado João Costa aquando da discusão sobre o estado da Saúde na Ilha Graciosa.


 


 







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-30 13:34:59

Avaliação com números


José Ávila dá positiva à Unidade de Saúde


 


O deputado José Ávila lembrou esta semana na Assembleia Regional que a Unidade de Saúde da Ilha Graciosa não está parada.

No âmbito da discussão sobre o Serviço Regional de Saúde, o parlamentar graciosense eleito pelo PS referiu que no ano 2013 o Centro de Saúde da Graciosa assegurou 8 mil consultas no serviço de atendimento permanente (urgências) e 7 mil consultas de medicina geral, incluindo serviço materno-infantil e planeamento familiar.

De acordo com os números apresentados no parlamento, em 2013 foram também realizadas na Graciosa 1462 consultas em 15 diferentes especialidades. Fizeram-se 1579 consultas de medicina dentária, 557 consultas de nutrição e 295 consultas de psicologia. No ano passado foram ainda deslocados 1762 utentes para os hospitais com 1691 acompanhantes e 14 técnicos.

Ainda em 2013 foram efectuadas no Centro de Saúde da Graciosa 78 mil análises clínicas, 5.700 raio x, 855 eletrocardiogramas e 19.700 tratamentos de fisioterapia.

José Ávila destacou também o importante papel das equipas multidisciplinares que prestam apoio às populações nos postos de enfermagem das freguesias e no tratamento de enfermagem ao domicílio que é prestado 6 dias por semana.

Respondendo ao deputado Artur Lima, do CDS-PP, o parlamentar da Graciosa referiu que o Centro de Saúde da Graciosa "está dotado de bons profissionais que lutam todos os dias para servir bem os graciosenses".  

Já em resposta ao deputado João Costa, do PSD, José Ávila reconheceu que é preciso fazer mais e melhor porque "algumas coisas não estão bem e existem falhas no sistema". No entanto, José Ávila recusa-se a contribuir para a falta de confiança que, segundo o PSD, os graciosenses sentem em relação à Unidade de Saúde da sua ilha. Neste sentido o deputado socialista lembrou que "antigamente" também existiam problemas.

Mesmo interrompido pelos apartes da bancada social democrata, José Ávila referiu ainda que estabilidade do quadro médico é o principal desafio que se coloca à Graciosa, sendo essa uma responsabilidade de todos.

José Ávila concluiu que não irá cair na fácil tentação de falar mal, optando por seguir o caminho mais difícil de encontrar soluções.


 




Eis uma questão a colocar aos leitores do "graciosa online":




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-30 11:55:15

O orçamento possível


Câmara aprova o orçamento para 2015 por maioria


 


A Câmara Municipal aprovou a proposta de plano e orçamento para 2015 com 3 votos a favor do PS e 2 votos contra do PSD.

O orçamento que agora segue para apreciação e eventual aprovação da Assembleia Municipal é de 5 milhões 444 mil e 974 euros, sendo que a despesa corrente se aproxima dos 2,8 milhões. Trata-se, na opinião do presidente do executivo, de um orçamento possivel. As maiores fatias deste orçamento destinam-se à construção do Parque Empresarial, 800 mil euros, e à remodelação da rede de àguas, 891 mil euros.

Nesta reunião extraordinária o PS aprovou também a proposta do presidente da Cãmara que mantém a participação variável no IRS no máximo. Foi ainda aprovada outra proposta de Manuel Avelar que aumenta para 9 meses o prazo para a remoção do posto da Galp de Santa Cruz. 



Sobre esta reunião o PSD emitiu a seguinta nota de imprensa:


Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa votaram contra o Orçamento e as grandes opções do plano para 2015, acusando a maioria socialista na autarquia "de impor ainda mais austeridade aos graciosenses e de não aprovar propostas concretas e com soluções claras".

"Numa altura de grandes dificuldades, era de extrema importância que a câmara, ao receber de receitas totais mais 350 mil euros que no ano anterior, aplicasse parte dessa verba na redução de impostos na Graciosa, desde logo através da devolução do IRS, conforme propôs o PSD", afirmam.

"Ao contrário do que diz a maioria socialista, no próximo ano haverá um aumento de receita corrente de 307 mil euros, resultante do aumento do IMI e das transferências do Estado. Os socialistas entenderam não beneficiar os graciosenses com esse acréscimo", criticam.

Segundo explicam os social-democratas, "O PSD propôs que parte desse aumento de receita fosse devolvida aos graciosenses através do IRS e do apoio à Natalidade. Mas a maioria recusou as nossas propostas", lamentam.

A crítica estende-se "ao enorme aumento de despesa verificado por parte do gabinete do presidente da câmara, sendo importante salientar que as despesas correntes dessa rubrica, aumentam de ano para ano. E que a atual proposta de orçamento já implica um valor de 1 milhão 188 mil euros"

Os vereadores do PSD na câmara municipal votaram também contra a proposta socialista de remoção do posto de combustível no centro de Santa Cruz, "pois limitaram-se a acrescentar 3 meses à nossa proposta para efetuar aquela operação, que irá coincidir com a época alta e com as festas da ilha. Faltou coragem ao elenco socialista na câmara, para aceitar uma boa proposta do PSD", dizem.

O PSD votou contra a proposta do partido socialista relativa ao IRS, esclarecendo que "nenhuma das razões apresentadas pelo presidente da câmara justifica que se mantenha no máximo a cobrança do IRS na ilha Graciosa. O senhor presidente refere que há diminuição das receitas provenientes do Estado, uma referência que é falsa, pois vai receber mais 133 mil euros de transferências", concluem.



Entretanto, a declaração de voto do PS foi a seguinte:

Aquando da aprovação do orçamento para 2014, os vereadores do PSD abstiveram-se e uma das justificações apresentadas, no decorrer da discussão, era que o PS tinha prometido construir o Parque Industrial e considerava também na altura o PSD uma obra fundamental para a Graciosa. Contudo verificamos que o PSD vota contra o orçamento para 2015, embora neste orçamento se encontre inscrito, uma verba de 800 000.00 euros para a construção do referido Parque Industrial, o que para o PSD era fundamental em 2014 já em 2015 não é.

Encontra-se inscrito nas Grandes Opções do Plano do ano de 2015 a verba de 891 658.00 euros para a remodelação da rede de abastecimento de águas no concelho de Santa Cruz, conclui-se que o PSD, ao votar contra, deve considerar que não é essencial o fornecimento de água com qualidade aos nossos munícipes.

Quanto ao aumento das despesas do Gabinete Assessoria e Coordenação da Presidência que o PSD refere, não podemos deixar de reagir pois o PSD não conta toda a verdade.

Desde que este Municipio, no ano de 2010, aprovou a nova estrutura orgânica da Câmara Municipal de acordo com o Decreto-Lei nº 305/2009, podemos verificar que deixou de existir Serviço Social, Cultura, Desporto e Tempos Livres, sendo que todos estes serviços e apoios prestados passaram a estar inscritos no orçamento no Gabinete Assessoria e Coordenação da Presidência. Se analisarmos, por exemplo, o orçamento do ano de 2008 (orçamento da responsabilidade do PSD), verificamos que se encontrava inscrito na Classificação Económica 0102-Câmara Municipal e 05-Serviço Social, Cultura, Desporto e Tempos Livres um total de 1 122 415.00 euros em despesa corrente.

Podemos assim concluir que o PSD não sabe fazer uma leitura correcta do orçamento ou não quer fazer e lança para a opinião pública afirmações falsas.





 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2014-10-30 00:02:04

"Falta de confiança na Saúde"


Afirma João Costa na Assembleia Regional


 


O PSD/Açores considerou hoje que os graciosenses "perderam a confiança no Serviço Regional de Saúde", com a ilha a ser notícia, "pelos piores motivos, quando se fala do acesso e da prestação de cuidados de saúde. E não há pior indicador para um serviço público do que a falta de confiança, como a que se verifica atualmente na Graciosa", disse o deputado João Bruto da Costa.

"Na Graciosa são cada vez mais as queixas, e é cada vez maior o sofrimento das pessoas. Construiu-se um novo centro de saúde para responder aos problemas e os serviços estão piores", disse o social-democrata, durante a sessão plenária desta quarta-feira.

João Bruto da Costa enunciou uma série de "casos concretos e de queixas graves", que culminaram com um caso "em que o desespero dos utentes levou a um pedido formal de investigação à Ordem dos Médicos. Esse foi um caso tornado público, envolvendo uma cidadã que é vítima do avolumar dos problemas referidos, mas há muitos mais", afirmou.

O parlamentar perguntou ao secretário regional, "se acha normal que tenham estado 150 graciosenses, ou seja 3,5% da população da ilha, a aguardar por uma colonoscopia. E que, numa semana, se tenha deslocado à Graciosa um especialista para fazer aquele exame das 8 da manhã às 2 da manhã do dia seguinte?".

E falou também "das deslocações de especialistas, atendendo a que não vai um psiquiatra à Graciosa desde julho de 2013; não há pneumologia desde Novembro de 2013; nem há consultas de ginecologia desde julho de 2013", exemplificou.

O deputado apelou ao governante para que se "deixe de desculpas. Meta mãos à obra, assuma as consequências do estado a que isto chegou, faça os inquéritos que tiver de fazer. Mas trate de resolver de uma vez por todas os graves problemas que se verificam no centro de saúde da Graciosa", concluiu João Bruto da Costa.




Fonte: PSD Açores





por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(1)



A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.


 



Acessos em outubro: 24.808 visitas
Acessos em setembro: 18.479 visitas
Tempo médio por visita: 06:56m

RECORDES
Mensal: dezembro 2012; 48.780 visitas
Diário: 28 novembro 2012; 4.508 visitas



GRACIOSA ONLINE VIDEOS








Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 | 965420190
luiscosta.rtp@gmail.com

 




SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

domingos e segundas: Q400
chegadas 10h55, partidas 11h20

terças: Q200
chegadas 11h15, partidas 11h35

quartas: Q200
chegadas 08h30/16h10, partidas 09h10/16h30

quintas: Q400
chegadas 16h30, partidas 16h55

sextas: Q400
chegadas 14h50, partidas 15h15

sábados: Q400
chegadas 12h00, partidas 12h25



TABELA DAS MARÉS (Angra): 01 nov

Baixa-mar: 01h59 (0.73m); 14h56 (0.64m)
Preia-mar: 08h18 (1.48m); 21h09 (1.43m)

 

 






SANTA CRUZ EM DIRETO
 



Animação de Satélite

Animação Satélite




OPINIÃO


 


 
             

ULTIMA

Ainda acredita numa solução para a falta de medicamentos na Graciosa?

Sim - 55 votos (29%)
Não - 137 votos (71%)



 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita
Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES


Protesto dos armadores
 


Exposição "Ilhas Desconhecidas"
 


Projecto Younicos
 


Marítimo 2 - 1 Vale Formoso
 


Doente em estado grave
 


Guadalupe 1 - 1 Prainha
 


Os burros da Graciosa
 


Maritimo 0 - 1 Lusitânia
 


PSD abandona reunião da Câmara
 


Guadalupe 3 - 3 Boavista
 


FRA assinala Dia Mundial da Música
 


Guadalupe 0 - 0 Rabo de Peixe
 


Final de Xadrez por equipas
 


Vindima 2014
 


Imagens subaquáticas 
  



 

EM CARTAZ


 


 



MUSEU DA GRACIOSA: Agenda Cultural 


OUTUBRO
Peça do mês: Fonografo

 

Exposição de escultura "Aquário de pedra"
Exposição de fotografia "Ilhas Desconhecidas"
Coleção do 2º semestre de 2014: peças em vidro


 


CINEMA: Centro Cultural Ilha Graciosa


31 out   | GRACE OF MÓNACO
 

Sessão: 21h30; Bilheteira: 20h30.





GRACIOSA LHE CHAMARAM...

 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in 
Corsário das Ilhas
 



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868 




A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in 
As Ilhas Desconhecidas




"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borgesin
Manhãs de Sábado 
 




Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868 



Quem te pôs nome tão 
lindo,
Que é tão próprio, 
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in 
Ilha Graciosa
 



Falar desta ilha é,
antes demais, 
falar do paraíso perdido
na minha infância, 
isto é, da alegria 
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in 
A Graciosa Ilha
 




Que risonho panorama,
Que subline inspiração! 
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso 



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia 
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu 
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador 



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 
 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelh
 




Aqui deixamos a 
Ilha Graciosa,
ao por do sol, 
que fica à espera 
daqueles que sabem 
apreciar a natureza 
em toda a sua força, 
por vezes quase 
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras
 



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto  










 
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30