Domingo, 1 de Março de 2015
Pesquisa na RTP Açores - Informação e Desporto

Graciosa Online

Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal. Nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. Este é um blogue com vídeos da ilha.

Luís Costa

2015-02-28 19:21:55

Serviço mínimo


Guadalupe empata sem golos


 


Depois das boas expetativas criadas na primeira meia hora, a equipa do Guadalupe arrancou para um empate sem golos e sem "chama", na recepção ao Vale Formoso, que contou para a ronda inaugural do grupo da despromoção da Liga Meo Açores.

Os leões continuam na liderança do grupo, mas perderam mais dois jogadores para o jogo da Ribeirinha - Bruno Anciães também não volta à Graciosa. Jorge Picanço e Salema viram duplo amarelo já ao cair do pano.



REPORTAGEM NO TELEDESPORTO


 




por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-02-28 15:37:01

Jogo online


Guadalupe vs. Vale Formoso, às 16 horas


 


Guadalupe e Vale Formoso reencontram-se neste sábado, às 16 horas, em jogo da 1ª jornada do Grupo da Despromoção da Liga Meo Açores. Siga os principais lances do jogo:


ARBITRAGEM: Dioclésio Ávila; Pedro Silva e Carlos Nascimento

GUADALUPE: Celso, Salema, JORGE Picanço - CAP, Abdoulaye, Maurilio, Seninho, João Silva, Zaza, Flávio Silva, Caniggia e Dieng.
Suplentes: Nuno, ISIDRO, CESAR Truk, Rui Costa, Cláudio Melo, Fabio Picanço e Tome Silva.
Treinador: Tozé Nunes


VALE FORMOSO: Rabiça, Vitor - CAP, Leandro, ZÉ Louro, Feixona, Mestre, Julio, Valério, Tercinho, Tozé e JORGE Cabral.
Suplentes: CESAR, Maradona, Besugo, Alexandre e Moniz.
Treinador: Pedro Costa

 

Começou o jogo..

8 min Dieng em boa posição para marcar permite o corte de Rabiça para canto.

18 jogada de insistência do Guadalupe culmina no remate de ZAZA ao lado do poste esquerdo do guardião visitante.

21 canto do Vale Formoso. Tercinho cabeceia ao ângulo superior direito da baliza de Celso.

23 Assistido por Dieng, Flávio Silva falha o GOLO por centímetros. O Guadalupe cresce no jogo.

26 livre de Feixona para defesa de Celso a negar o GOLO. O jogo promete.

32 amarelo para Mestre

37 amarelo para JORGE Picanço

INTERVALO: 0-0. As equipas empenharam-se em praticar bom futebol apesar do vento que prejudica as duas formações. O Guadalupe dispôs de mais situações para marcar, enquanto os visitantes criaram perigo nos lances de bola parada. Contudo, o último quarto de hora foi menos interessante do que a meia hora inicial.

 

Recomeçou o jogo.. O Guadalupe ataca agora para a baliza do lado do Clube. O vento continua a soprar na lateral do lado da bancada.

48 sai ZÉ Louro, entra Maradona.

51 remate de Júlio com perigo. Celso afasta.

53 entra Rui Costa (estreia), sai Flávio Silva

55 remate de Rui Costa junto ao poste.

63 amarelo para Salema

64 entra Cesar TRUK, sai Jao Silva.

68 amarelo para Abdoulaye 

70 entra Besugo, sai Jorge Cabral

72 Zazá atira ao lado

78 defesa de Celso evita o primeiro GOLO do encontro.

81 amarelo para CESAR Truk

83 entra ISIDRO, sai Zaza

86 Celso evita novamente o golo.

88 JORGE Picanço expulso com segundo amarelo

90 amarelo para Caniggia 

4 minutos de tempo extra

92 amarelo para Maradona 

93 Salema expulso com duplo amarelo

ACABOU 0-0 resultado justo porque o Vale Formoso equilibrou o jogo na segunda parte. O Guadalupe mantém a liderança do grupo mas perdeu mais dois jogadores para a viagem à Terceira..

 

 



por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-02-28 15:09:38

Tri-campeões


Infantis do Graciosa FC festejam campeonato


 


A equipa de juniores "D" do Graciosa Futebol Clube festejou este sábado a conquista do terceiro campeonato consecutivo, a três jornadas do fim da prova.

Os campeões graciosenses venceram o derby com o Marítimo por oito bolas a zero, enquanto o Luzense bateu o Guadalupe por oito bolas a duas.


 










por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-02-27 00:50:55

Oportunidade de emprego


Aeródromo da Graciosa vai ter segurança privada


 


A SATA - Gestão de Aeródromos, SA lançou um concurso público internacional para a aquisição de serviços de segurança da aviação civil nos aeródromos das ilhas do Pico, São Jorge, Graciosa e Corvo.

O valor base do procedimento é de 882 mil euros para um contrato com a duração de 36 meses.

O anuncio foi publicado no Diário da República, 2ª Série, no dia 17 de fevereiro de 2015, seguindo-se a respetiva publicação no Jornal Oficial da União Europeia e no Jornal Oficial da Região Autónoma dos Açores.

Este concurso visa a aquisição de serviços de segurança privada no âmbito aeroportuário para os postos de controlo de acessos de pessoas, de viaturas, de bagagens, de carga e correio e de artigos transportados, com vista à proteção de pessoas e bens, assim como à prevenção da prática de atos ilícitos contra a aviação civil.

As propostas dos eventuais interessados deverão ser enviadas até às 17h30 do dia 25 de março de 2015.

Até agora o serviço de segurança nos aeródromos era garantido apenas pelos agentes da Policia de Segurança Publica, no regime de prestação de gratificados/serviços remunerados.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-02-26 19:10:53

Senhor dos Passos


Paróquia de Santa Cruz organiza procissão


 


A Paróquia de Santa Cruz da Graciosa promove a tradicional procissão do Senhor dos Passos neste II Domingo da Quaresma, 01 de março.

A Imagem deverá sair da Igreja Matriz pelas 17 horas, ocorrendo o "encontro" no Largo Vasco da Gama, conforme é habitual.

Na procissão de passos participam o Coro da Matriz e a Filarmónica Recreio dos Artistas.

Desde modo, a Eucaristia Dominical na Matriz será após o recolher da procissão, sendo às 11 horas na Ermida do Senhor Bom Jesus e às 12 horas em Santo António da Vitória.

Na Igreja Católica a procissão de passos remonta à Idade Média e faz memória ao trajeto percorrido por Jesus Cristo desde sua condenação à morte no pretório, até o seu sepultamento, após ter sido crucificado no Calvário.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-02-26 14:07:46

XVI Romaria da Graciosa


Nos dias 23 e 24 de março


 


O Rancho de Romeiros da Graciosa volta à estrada nos dias 23 e 24 de março. 

A XVI Romaria Quaresmal tem início na Ermida de Santo António da Folga.

As reuniões de preparação começam já no próximo fim de semana.








por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-02-26 12:50:30

Assumido em Conselho do Governo


Governo lança concurso do matadouro até dezembro


 


O governo regional vai avançar com o concurso público para a construção do novo matadouro da Graciosa no segundo semestre de 2015.

"Para completar a Rede Regional de Abate, o Governo dos Açores lançará durante o segundo semestre do corrente ano o concurso público da empreitada de construção do Matadouro da Graciosa" - lê-se no comunicado do Conselho do Governo reunido ontem em Angra do Heroísmo.

A construção do novo matadouro foi uma proposta do Conselho de Ilha da Graciosa, feita há vários anos, quando o executivo se preparava para ampliar a unidade existente no Charco da Cruz.

Assim, o Matadouro da Graciosa vai ser construído no futuro parque empresarial, na Estrada Velha do Quitadouro, cujo Plano de Pormenor foi recentemente aprovado. 

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente também já tinha manifestado essa intenção, aquando da apresentação do Plano de Investimentos no âmbito do programa PRORURAL+ até 2020. Na ocasião, Neto Viveiros foi ainda mais específico, avançando mesmo com a intenção de adjudicar a obra até ao fim do ano.

Entretanto, neste Conselho de Governo o executivo de Vasco Cordeiro decidiu "autorizar a abertura de concurso público internacional com vista à construção do Matadouro da Ilha do Faial, tendo como preço base o montante de 5 milhões e 500 mil euros e com o prazo de execução 18 meses".







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-02-25 14:16:15

Jornada online


Jogo do Guadalupe foi antecipado


 


O jogo entre o Sporting de Guadalupe e o Vale Formoso foi antecipado para o proximo sábado, dia 28 de fevereiro, pelas 16 horas.

A partida a contar para a 1ª jornada do grupo da despromoção da Liga Meo Açores reveste-se de grande importância para ambas as formações, sendo que a equipa da Graciosa joga em casa e pretende manter a liderança do grupo.

Já o prélio entre o Sporting Ideal e o Marítimo, a contar para a ronda inaugural do grupo da subida, cumpre-se na Ribeira Grande, no domingo, 1 de março, às 15 horas.   

Entretanto, a Associação de Futebol da Horta também divulgou as primeiras alterações para a jornada seguinte dos dois grupos. O Marítimo vai assinalar o 58º aniversario ao receber o Lusitânia no domingo, dia 8 de março, enquanto o Guadalupe jogará na Ribeirinha, no sábado, dia 7, às 16 horas.  


 







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-02-25 13:29:51

Colecionando títulos


Guadalupe conquista Taça em juvenis


 


A equipa de juniores "B" do Sporting de Guadalupe conquistou no passado fim de semana a Taça Ilha Graciosa de futebol.

Os comandados de Lino Bettencourt somaram o segundo título da temporada, juntando a taça ao campeonato.

No jogo da ultima jornada os leões impuseram uma concludente goleada ao Graciosa FC, por dez bolas a zero, retirando a hipótese da formação de Santa Cruz poder conquistar o troféu.

Na próxima semana tem início a Taça da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo que será a última prova desta temporada no escalão de juvenis.

Já no escalão de juniores "D", os resultados do passado fim de semana deixaram o Graciosa FC cada vez mais na frente do campeonato. De resto, mesmo sem ter em conta os pontos extra atribuídos neste escalão, a equipa de Pedro Gil já poderá fazer a festa no próximo sábado na medida em que faltam cumprir 5 jornadas e existem 15 pontos a separar os primeiros classificados.


 






por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-02-24 23:55:49

Eleições no PSD


João Costa regressa à CPI da Graciosa 


 


Duarte Freitas foi hoje reeleito líder do PSD/Açores, com 92,4 por cento dos votos.

Nas eleições diretas para liderança dos social-democratas açorianos participaram 1317 militantes.

Esta terça-feira foram igualmente eleitos os órgãos concelhios e de ilha cujos mandatos terminavam até ao final do primeiro semestre de 2015.

Como presidentes das comissões políticas de ilha foram eleitos Paulo Parece (Santa Maria), Alexandre Gaudêncio (São Miguel), António Ventura (Terceira), João Bruto da Costa (Graciosa), José António Soares (Pico), Eduardo Pereira (Faial), Bruno Belo (Flores) e Rogério Rodrigues (Corvo).

Foram ainda eleitos como presidentes de comissões políticas concelhias Carlos Anselmo (Ribeira Grande), Sabrina Furtado (Vila Franca do Campo), José Cabecinha (Lagoa), Luís Lima (Nordeste), Luís Rendeiro (Angra do Heroísmo), Paulo Luís (Praia da Vitória), Jorge Jorge (Lajes do Pico), Marco Costa (Madalena), Esmeralda Lourenço (Lajes das Flores) e João Quaresma (Santa Cruz das Flores).

Os militantes do PSD/Açores elegeram ainda os delegados ao XXI congresso regional do partido, que se realiza entre 20 e 22 de março.







por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-02-24 18:57:01

Nos Caminhos da Vinha


Grater promove vinhos da Terceira e Graciosa


 


Os vinhos da Terceira e Graciosa vão ser promovidos em conjunto, no âmbito do programa "ITER VITIS - Nos Caminhos da Vnha", apresentado pela Grater.

Os vinhos são um dos produtos regionais que a associação de desenvolvimento regional destas duas ilhas quer ver mais consumidos dentro de portas.

Se nas duas ilhas (Graciosa e Terceira), a população adquirisse mais 5 euros de produtos regionais na ida às compras, o retorno seria significativo, explicou Osório Silva, da Grater.


 



 










por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)
2015-02-23 18:53:25

Mais turismo em 2014


Dormidas na Graciosa sobem 6,8%


 


Os estabelecimentos hoteleiros da ilha Graciosa registaram 11.688 dormidas no ano de 2014, representando um acréscimo homólogo de 6,8 por cento, revela o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA). 

Agosto e março foram os meses mais procurados do ano anterior, tendo a Graciosa registado 2.030 e 1451 dormidas, respectivamente.

Entretanto, nos Açores o acréscimo no número de dormidas foi de 0,9% em relação a 2013. Em termos de variações homólogas, São Jorge, Santa Maria e Corvo obtiveram melhores resultados do que a Graciosa. Ao invés, Pico e Terceira foram as ilhas que em 2014 apresentaram variações homólogas negativas.

Quanto aos proveitos totais em 2014 atingiram 511.795 euros na Graciosa, enquanto os proveitos por aposento chegaram a 375.824 euros nesta ilha, correspondendo a variações homólogas de -0,3% e 9,7%, respectivamente.

Ainda segundo os dados do SREA, a taxa de ocupação-cama no mês de dezembro de 2014, nos estabelecimentos hoteleiros da Graciosa, foi de 7,8%, valor superior em 2,0 p.p. em relação ao período homólogo do ano anterior. A estada média também subiu 52,3%, sendo de 1,95 noites em dezembro de 2013 e de 2,97 noites em dezembro de 2014.









por : Luís Costa

link deste artigo | comentar/ver comentários(0)



A Graciosa está aqui. Porque nem todas as imagens cabem no Telejornal e nem todos os graciosenses vivem na Graciosa. O Graciosa Online é um blogue com vídeos, noticias e opinião da ilha branca, reserva da biosfera. Esta é a nossa janela para o mundo.

Projeto pioneiro nos Açores, desenvolvido por Luís Costa, jornalista, repórter residente da RTP/Açores na ilha Graciosa. Criado a 17 de novembro de 2009.

Este blogue foi "caso de estudo" na tese de mestrado da jornalista Fabiana Bravo: "O jornalismo hiper-local na era digital - o contributo do Graciosa Online para a RTP", defendida a 16 de julho de 2012 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e obteve 16 valores.


 



Acessos em fevereiro: 21.413 visitas
Acessos em janeiro: 17.913 visitas
Tempo médio por visita: 06:20m


GRACIOSA ONLINE VIDEOS






Luís Miguel da Cunha Costa nasceu na ilha Graciosa em 1978-04-06. Em setembro de 1996, ainda com o estatuto de trabalhador estudante, iniciou funções de animador, repórter de informação e narrador desportivo na Rádio Graciosa. Foi também colaborador do jornal Diário Insular na área do desporto. É reporter de ilha da RDP desde fevereiro de 1999 e da RTP desde agosto de 2004, sendo o primeiro correspondente a prestar serviços nos Açores para a rádio e televisão em simultâneo, ainda antes da fusão das respetivas empresas. Foi também pioneiro na utilização das ferramentas digitais com o lançamento do "graciosa online" em 2009. Exerce ainda as funções de operador de assistência em escala, sendo efetivo da Sata Air Açores, a tempo parcial, desde 2001.


CONTACTOS
919978824 
luiscosta.rtp@gmail.com

 





SERVIÇO DE AGENDA

Telefones uteis

Ambulancia/Bombeiros: 112
Proteção Civil: 295 712 492
Unidade de Saúde: 295 730 070
Farmácia: 295 712 563
Câmara Municipal: 205 730 040
Aeroporto: 295 730 170
PSP: 295 730 200
GNR: 295 712 381
Policia Marítima: 912 344 866


TRANSPORTE AÉREO

domingos e segundas: Q400
chegadas 10h55, partidas 11h20

terças: Q200
chegadas 11h15, partidas 11h35

quartas: Q200 (Q400 à tarde)
chegadas 08h30/16h10, partidas 09h10/16h30

quintas: Q400
chegadas 16h30, partidas 16h55

sextas: Q400
chegadas 14h50, partidas 15h15

sábados: Q400
chegadas 12h00, partidas 12h25


 






SANTA CRUZ EM DIRETO
 



Animação de Satélite

Animação Satélite




OPINIÃO


 
             




 

CRÓNICAS

Clique nas fotos para abrir


  André                   Bruno                   Cristina
  Cunha                  Silveira                 Cabeceiras 
 NOME     NOME     NOME

  Fábio                    Gabriel                 Joana
  Mendes                 Melo                    Ferreira
 NOME     NOME     NOME

  Jorge                    Júlio                     Luís
  Cunha                  Mendonça          Lobão
 NOME     NOME     NOME 

  Lurdes                 Madalena              M. Jorge
  Cunha                  Picanço                 Lobão
 NOME     NOME     NOME 

 Marco                    Merçes                 Miguel 
 Martins                  Coelho                 Estorninho
 NOME     NOME     NOME 

Paulo                       Rita                        Rita

Aranha                    Ávila                      Silva
      NOME     NOME

Rogério                  Rui                     Sérgio
Mendonça             Carneiro            Mendonça 
 NOME     NOME     NOME

Sofia                      Teresa                Vânia
Rocha                    Reis                     Bettencourt 
 NOME     NOME     NOME

Victor                   William
Rui Dores             Brenuvida
 NOME     NOME



  Luís               Tiago                            José
  Pereira          Avelar                           Ávila
  NOME             NOME 


  Pólo Local de Prevenção  
  e Combate à Violência Doméstica da Graciosa
 NOME  





VIDEOS RECENTES



Desfile de Fantasias de Grupo
 


Carnaval no Santa Cruz SC
 


Fantasia do Santa Cruz SC
 


Carnaval no Graciosa e Marítimo
 


Carnaval na Praia e Luz
 


Actuação do bailinho no Guadalupe
 


Desfile das escolas
 


Carnaval na Ribeirinha
 


Bailinho da Ribeirinha - reportagem
 


Resposta da Academia Musical
 


Guadalupe 2 - 2 Vale Formoso
 


Projeto das águas
 


Bailes de carnaval
 


Mergulho com tubarões
 


 


 

EM CARTAZ



 


 


 




MUSEU DA GRACIOSA: Agenda Cultural 


FEVEREIRO
Peça do mês: Fantasia de Carnaval  
 
Exposição "12 meses, 12 peças"
Exposição "Memórias do carnaval"

 


CINEMA: Centro Cultural Ilha Graciosa
 





Sessão: 21h30; Bilheteira: 20h30.





GRACIOSA LHE CHAMARAM...

 

A Ilha Graciosa desenha-se ao longe
como dois bocados de pão mal partidos

Vitorino Nemésio, in 
Corsário das Ilhas
 



Ei-la surgindo mimosa
das águas do fundo do mar,
Rainha leda e garbosa
No Atlântico a reinar!
Esmeralda dos Açores,
Lindo açafate de flores,
Feitiço de mil primores,
Berço gentil de amores!
Oh, pátria, te vou cantar.

António Gil, 1868 




A Graciosa dum verde
muito tenro acabando
dum lado e do outro
em penhascos decorativos...

Raul Brandão, in 
As Ilhas Desconhecidas




"À primeira vista" parece por vezes, ser uma paisagem agreste; mas logo surge uma encosta florida, uma Feteira de arvoredo frondoso, um vale das Courelas com suas culturas e os afamados vinhedos da Terra do Conde, e outros motivos que nos alegram a vista.

José Simões Borgesin
Manhãs de Sábado 
 




Amo as rochas empinhadas
que ao oeste e norte dão
- pontas da serra escalvadas
- Do Pico Negro a negridão;
Amo as costas do nascente
Onde as ondas mansamente
Vão quebrar sua corrente
No areal tão luzente
Do sol ao mago clarão.

António Gil, 1868 



Quem te pôs nome tão 
lindo,
Que é tão próprio, 
tão teu,
Nos legou eterna prova
Do bom gosto e génio seu...

António Borges do Canto Moniz, in 
Ilha Graciosa
 



Falar desta ilha é,
antes demais, 
falar do paraíso perdido
na minha infância, 
isto é, da alegria 
dos meus verdes anos.

Victor Rui Dores, in 
A Graciosa Ilha
 




Que risonho panorama,
Que subline inspiração! 
Se o meu estro se par'cesse
Ao que o sente o coração,
Em torrentes de poesia
Te inundara, ilha formosa.
E um poema escreveria,
Que eu chamara - GRACIOSA.

João Hermeto d'Amarante, in
Páginas de Prosa e Verso 



Santa Cruz, a capital
É a mais linda p'ra mim
das vilas de Portugal
Santa Cruz é um jardim.
Guadalupe, linda aldeia
Onde crescem os trigais
No céu, linda lua cheia 
Ilumina seus casais.
A Praia olhando o mar
Sorri contente ao ilhéu 
E o sul vive a sonhar
Com a Luz olhando o céu.

Juventino Silva Correia, in
Juventino Ramos, poeta cantador 



E aquela gente!!! De sorriso sempre aberto, mesmo que o coração se lhes doa, mesmo que a velhice as consuma, mesmo que a pobreza se lhes aperte...

Rosa Meireles, in
Graciosa ilha serena 
 



Aqui
entre o azul
e o mar que me circunda
é quase perfeita a coincidência.
Atrevida e fugazmente desfeita
por um verde envergonhado
que acaba sempre azul
ou categoricamente esfacelada
por um inequívoco e invernal
cinzento.

E no âmago do liquido,
lá onde a luz se perde
e onde a luz se faz,
a abissal fosforescência
de peixes misteriosos,
a ondulante e sensual
insinuação das algas
e a secreta e vital marca
do mais remoto início.

E lá ficamos
plasmados num horizonte
vertical e marítimo
onde bate sereno e azul
o nosso olhar.
Ouve-se então
claro e inconfundível
o grito
da criação. 

Manuel Jorge Lobão, in
Passam Seres Luminosos Vestidos de Vermelh
 




Aqui deixamos a 
Ilha Graciosa,
ao por do sol, 
que fica à espera 
daqueles que sabem 
apreciar a natureza 
em toda a sua força, 
por vezes quase 
selvagem!

Norberto da Cunha Pacheco, in
Graciosa, Imagens e Palavras
 



Branca,
desmaia-te o gesto
na brisa que poisa,
borboleia-te
a cor do íris
que poiso breve,
melodia-te
o negro azulado,
húmido,
do grito em serenata,
rendeia-te
o frio de chuva,
bailarino
voado em vento,
baralha-te
o pingo de água,
lágrima de telha,
beiral
de nada abrigo...

José Berto  










 
        
DomSegTerQuaQuiSexSab
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031